, 12 tweets, 5 min read
O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 1898 na região portuária do Rio de Janeiro por jovens brasileiros e portugueses, pequenos comerciantes e trabalhadores assalariados.
Desde seus primeiros tempos, o Vasco ficou marcado pela diversidade e pelo pioneirismo, pelo enfrentamento à xenofobia do anti-lusitanismo e à segregação social e racial de um país recém saído da escravidão.
Em 1904, apenas 16 anos após a abolição, o Vasco é o primeiro clube esportivo do Brasil a eleger um presidente negro: Cândido José de Araújo (no centro da foto, à primeira fileira).
É sob a gestão de Cândido, reeleito no ano seguinte, que o clube chega à sua primeira vitória esportiva: o campeonato carioca de remo de 1905.

Com Cândido José de Araújo, o Vasco já afirmava o seu destino: ser um clube marcado pelas vitórias e pelo enfrentamento ao racismo.
Em 1915, com a fusão com o Lusitânia, o Vasco começa no futebol, a nova febre popular. Desde sempre, o clube não impôs barreira social ou racial para seus jogadores, algo que era comum nos clubes aristocráticos - e racistas!.. - da época. No Vasco, não. Um time mestiço.
Em 1919, o Vasco trouxe reforços de times amadores e clubes da Liga Suburbana. Do Engenho de Dentro vieram uns quantos. Entre eles, um goleiro ágil. Na foto, atrás de todos, quase escondido, está Nelson da Conceição, que viria a ser um dos primeiros ídolos e símbolos do Vasco.
Pele negra retinta e semblante orgulhoso, assim vemos Nelson nos registros da época. Seria em breve reconhecido como o melhor de sua posição, o 1o. negro convocado para a seleção carioca e para a seleção brasileira. Mas parte da cidade nunca lhe deu o respeito que merecia.
Talvez Nelson fosse pobre demais, e negro demais. Os jornais o menosprezavam por sua origem e sua maneira simples de falar. O alcunharam de "Chauffeur", em referência pejorativa à sua profissão de motorista. Mas ainda pior faziam os torcedores.
Conta Mario Filho:

"(...) o torcedor se justificava dizendo que pagara entrada. Pagara e tinha o direito de fazer o que bem entendesse, principalmente com Nelson Conceição, um mulato com cara de macaco, metido a keeper argentino, com um boné na cabeça. Boné era para branco."
"Ia defender uma bola, seu isso, seu aquilo. Com a torcida do Fluminense atrás, azucrinando-lhe. Os sócios mais dispostos largavam as cadeiras, preferiam ficar debaixo do sol, na arquibancada, atrás de Nelson Conceição. Assim tinham mais liberdade de descompor o preto."
"Acabado o half-time, mudavam de gol. Quando Nelson Conceição voltava, achando que estava livre deles, eles o desiludiam logo. O estádio era do Fluminense, o sócio do Fluminense podia mudar de lugar, assistir ao jogo de um lado no primeiro half-time e do outro no segundo."
Fato é que, antes de encarar a elite carioca, Nelson foi pilar fundamental de uma potência que nascia. Ele não estava só.

Início da década de 1920. Estava formado o time mestiço e suburbano do Vasco da Gama, que marcaria para sempre o futebol brasileiro. Eram os Camisas Negras.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Vasco Popular

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!