“Preciso acreditar cada vez mais na minha arte. Mobilizar e me organizar com os meus. Minha ideia não é falar de desgraça. Vamos falar do que é positivo, do que é bom, para que a esperança ressurja dentro das pessoas."
“Esse é meu objetivo maior... Fazer aquele momento que parece ser simples para alguns, uma ato transformador, e que se observarmos um pouquinho do que acontece em nossa volta, é tudo arte.”
“Me junto aos meus pares na intenção de ressignificar a imagem das pessoas negras em em nossa sociedade, que possamos entender nossa importância, beleza e potencia.”
“Registros do cotidiano preto influenciado por afeto e memória, que tem como principal objetivo enaltecer os corpos negros que são constantemente marginalizados, desumanizados e invisibilizados.”
“Através da fotografia documental, registra momentos cotidianos que geralmente passam despercebido, seja um menino que brinca no rio, uma gota que cai, uma luz do fim da tarde.”
"O propósito do meu trabalho sempre foi agregar valor na vida de pessoas, proporcionar uma experiência visual memorável, somar intelectualmente, trocar conhecimento e informação."
Daniel faz parte do Projeto Wakanda que elabora ensaios artísticos fotográficos da negritude com discussão e debates sobre questões enfrentadas pela população negra.
Descobriu a fotografia, mergulhou no fotojornalismo e não parou mais de fotografar as ruas da cidade mais negra fora da África e as suas questões sociais.
"Oi gente, sou os olhos de Felipe.
Paraense que mora em Pernambuco. Regiões de muita força! Sou fotógrafo e faço algumas colagens digitais. Em meus trabalhos, busco enaltecer a beleza dos nossos corpos marginalizados."
A intenção da lista é contribuir pra visibilidade de artistas não-brancos no Brasil, portanto (se possível) sigam, compartilhem e apreciem o trabalho de uma galera talentossíssima que a gente trouxe hoje nessa curadoria e que talvez você ainda não conheça
Antes do fio aquele velho pedido pra vocês nos acompanharem na outra rede:
'Tim Maia' é a obra de maior destaque da carreira de Babu. O filme conta os 50 anos de vida que vão do Leme ao Pontal do eterno síndico do Brasil e destaca uma super atuação responsável pela vitória na categoria melhor ator no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Disponível na Google Play Filmes e Youtube Filmes.
O Lista Preta Pod é um projeto que fala sobre cultura pop e questões raciais na perspectiva de pessoas pretas. Nos episódios indicações de artistas, filmes, livros e conteúdo relevante onde o foco é sempre o protagonismo negro.
Toda semana Alê Garcia histórias sobre personalidades fundamentais da cultura negra. Entre elas Martin Luther King, Mano Brown, Elza Soares, Angela Davis e Nelson Mandela.
Nascido em 1984, é diretor, produtor executivo, roteirista. Sócio-fundador da Filmes de Plástico, produtora audiovisual de Contagem (MG). Na sua lista de filmes estão "Temporada", "Ela volta na quinta", "Pouco mais de um mês" e "Fantasmas".
Destaque para o premiado "Temporada", sucesso de crítica e selecionado para o Festival de Locarno, na Suiça. No Brasil, a obra recebeu venceu as cinco indicações do 51ª edição do Festival de Brasília, incluindo o prêmio de Melhor Atriz para Grace Passô
Estudante da UFRB, Danilo Araujo de Góis, se recusa a receber documento das mãos de uma professora da instituição por ela ser negra.
Outros estudantes, da mesma turma, confirmam um histórico de atos racistas por parte de Danilo que foi convidado a se retirar.
“Desde que entrou na Universidade, em 2018, o estudante de Ciências Sociais se recusa a pegar coisas das mãos de pessoas negras e que pessoas negras tenham manuseado ou até mesmo sentar próximo. Chegando a dizer que - não se mistura com negros pois foi bem criado.”
THREAD: Animações e filmes infantis com protagonistas negros
Kiriku e a Feiticeira
Kiriku conta a história de um recém-nascido superdotado que sabe falar e andar. Ele é o salvador de sua aldeia, ameaçada pela feiticeira Karabá. Existem alguns filmes da série que é baseada numa lenda Africana.
Disponível no youtube: youtube.com/watch?v=TgRu8W…
A Princesa e o Sapo
Tiana sonha em abrir o próprio restaurante. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo Dr. Facilier. O príncipe tem esperanças de voltar a ser humano se Tiana beijá-lo.