My Authors
Read all threads
Vamos lá, sobre o FaceApp: um infeliz retorno nas nossas redes - e autorizamos isso e todos os retornos futuros.

Fiozinho com algumas informações gerais e links de leituras que podem valer a pena - 🧶
Antes de iniciar o fio, gostaria muito que alguns amigos e profissionais da TI como a @WonderlandOuts @thau0x01 @wh0isdxk @AhirtonLopes et al pudessem contribuir com infos/discussões sobre esse tema! Vocês são fera
Dito isso, o FaceApp é um antigo conhecido nosso. Em 2019, aconteceu toda uma viralização com um de seus usos, o "envelhecimento" de fotos, e já naquela época, foi noticiado uma grande polêmica envolvendo o aplicativo: o compartilhamento de dados.

link.estadao.com.br/noticias/geral…
Nesse último sábado (13) ele ressurgiu como um dos assuntos mais comentados nas redes sociais com um boom de fotos de pessoas vendo como seriam suas imagens no sexo oposto, e por aí vai. canaltech.com.br/apps/a-volta-i…
A polêmica em torno do app chegou até ser palco de uma investigação no FBI "representa uma ameaça em potencial à segurança de seus usuários". Essa investigação preliminar foi conduzida pela agência a pedido do senador americano Chuck Schumer em Julho/2019
canaltech.com.br/seguranca/para…
A ameaça a segurança dos usuários está aliada, pelo menos em parte, a política de privacidade do próprio aplicativo. Segundo o último link, na sessão que diz: "Usamos ferramentas de estatísticas de terceiros para nos ajudar a mensurar o tráfego e as tendências de uso do Serviço.
Essas ferramentas coletam informações enviadas pelo seu dispositivo ou nosso Serviço, incluindo as páginas web que você visita, add-ons e outras informações que nos ajudem a melhorar o Serviço.
Coletamos e usamos estas informações estatísticas com informações estatísticas de outros Usuários, assim ela não pode ser usada para identificar qualquer Usuário em particular", estamos autorizando o FaceApp e empresas parceiras a coletar dados como histórico de navegação p. ex.
Essa coleta de dados fere tanto o princípio da transparência como o da finalidade, já que não deixa claro de que forma são efetivamente utilizados os dados coletados, bem como quais são esses dados, para melhorar a experiência do usuário, mais em: em.com.br/app/noticia/te…
Convido todo mundo a fazer um esforcinho e tomar uns minutos do seu tempo para ler na íntegra a Política de Privacidade do FaceApp, especialmente a sessão de "Como compartilhamos suas informações pessoais" : faceapp.com/privacy-pt.html
Um dos textos mais interessantes que li sobre tudo isso foi publicado pelo @thehackbr no ano passado, após a "primeira onda do app" lá eles compartilham um trecho que realmente é surreal thehack.com.br/voce-ja-leu-os…
“Você concede ao FaceApp uma licença sublicenciada, perpétua, irrevogável, não-exclusiva, isenta de royalties, global, totalmente paga e transferível para usar, reproduzir, modificar, adaptar, publicar, traduzir, criar trabalhos derivados, distribuir,
executar publicamente e exibir seu Conteúdo do Usuário e qualquer nome, nome de usuário ou imagem fornecidos em conexão com o seu Conteúdo do Usuário em todos os formatos e canais de mídia agora conhecidos ou desenvolvidos posteriormente, sem compensação para você.”
Quando você publica ou compartilha o Conteúdo do Usuário em ou através de nossos Serviços, você entende que o seu Conteúdo do Usuário e quaisquer informações associadas (como seu [nome de usuário], localização ou foto de perfil) estarão visíveis para o público.
Segundo o pessoal do @thehackbr "o FaceApp pode usar a foto do seu rosto para qualquer finalidade que lhe interessar e por tempo indeterminado. Atualmente (ANO PASSADO), o software já conta com mais de 150 milhões de usuário +
— ou seja, estamos falando de um banco de dados com 150 milhões de rostos, que pode ser usado para programas de reconhecimento facial ou para treinar algum algoritmo obscuro de machine learning. Nunca se sabe.
Ainda "O que mais está preocupando é a parte “irrevogável” da coisa toda, visto que isso iria até mesmo contra as regulamentações de proteção de dados (GDPR e LGPD) ao proibir o internauta de solicitar a remoção de uma informação pessoalmente identificável."
No final da publicação, eles trazem um ponto relevante,
"Ao site TechCrunch, a Wireless Lab, desenvolvedora do FaceApp, afirmou que as fotos usadas no aplicativo são enviadas para um servidor na nuvem apenas para fins de processamento e costumam ser deletadas dentro de 48 horas
. Ainda assim, vale a pena a reflexão: nós realmente queremos conceder permanentemente os direitos de nossa imagem apenas para descobrir como será nossa aparência daqui a alguns anos? "
E aqui deixo um link sobre especificamente esse ponto: estamos prontos para falar e pensar sobre segurança das nossas informações, da nossa privacidade? Quanto vale um perfil? 150 milhões de dados de pessoas? Para onde tudo isso está indo?
canaltech.com.br/apps/faceapp-e…
Convido-os finalmente para ler o texto publicado no @Estadao trazendo algumas configurações e paralelos com o que aconteceu no escândalo da Cambridge Analytica - Lembra disso?

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Pra quem não lembra do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica e o facebook: g1.globo.com/economia/tecno…
E por fim, deixo alguns infelizes acontecimentos que tem relação com o uso indevido de dados de usuários: www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/…
O @turicas sugeriu a inclusão de uma info interessante dada pelo Juliano aqui: direitodigital.io/t/faceapp-e-a-…

Como solicitar a exclusão de dados do FaceApp

1. Abra o aplicativo;
2. No canto superior esquerdo clique no ícone de 3. Configurações/Ajustes e depois em Suporte;+
3. Clique em “Solicitar remoção de dados na nuvem”;
4. Confirme a solicitação clicando em Excluir.
Informações via @JulianoMadalena !
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!