My Authors
Read all threads
Historicamente, o acesso à vida urbana pelos homens e pelas mulheres nunca ocorreu da mesma maneira.

Segue o fio! 🧶
Segundo a filósofa existencialista Simone Beauvoir, a ideologia patriarcal tornou hegemônica uma dicotomia entre os espaços masculino e feminino através do estabelecimento de papéis específicos para cada gênero. O homem deteve o papel de produtor ativo do espaço na medida em que+
+ a mulher foi relegada a uma postura passiva de ocupante. A relação binária entre essas esferas contribuiu para a segregação entre o público e o privado, a cidade e a casa.
Apesar de muitos avanços, o desenvolvimento das cidades permanece sendo permeado por esta ideologia patriarcal. A insegurança e vulnerabilidade marcam a forma com que a maioria das mulheres vivencia as cidades atualmente.
Você sabia que o percentual de mulheres nos espaços públicos é utilizado como indicador de segurança? Não porque a presença de mulheres torna o espaço mais seguro, mas porque um lugar seguro é capaz de atrair mais mulheres.
Diversas pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de estudar o acesso e circulação das mulheres na cidade. Uma delas, feita pela arquiteta Carolina Amaral analisa quatro ruas comerciais na área central de Belo Horizonte.
Levantamentos de campo foram realizados para mapear os atributos físicos da área de estudo, como as calçadas, fachadas de edifícios, mobiliários urbanos e arborização. Observações foram realizadas para identificar o padrão de comportamento das mulheres no espaço ao longo do dia.
No total, 12.428 pessoas foram registradas durante as sessões de mapeamento e de contagem e 70 pessoas foram entrevistadas, 35 mulheres e 35 homens.
Entre outros dados, o estudo mostrou que apesar de as mulheres representarem 51,4% das pessoas em movimento na área de estudo, constituíram apenas 36,9% das pessoas desenvolvendo atividades estacionárias.
Alguns exemplos de atividades estacionárias são: conversar, observar vitrines, comer ou beber, comprar e vender.

E porque isso é importante?

Porque a cidade não deve ser apenas um caminho, mas o usufruto dos espaços urbanos através da apropriação e permanência.
E a arquitetura do espaço urbano tem tudo a ver com isso.

Essa imagem mostra um um dos quarteirões que chamou atenção por não tido nenhuma mulher registrada desenvolvendo atividades estacionárias, apesar de apresentar um fluxo considerável de pessoas ao longo do dia.
Em contraposição, o quarteirão mostrado abaixo foi o que apresentou a maior quantidade de mulheres. Ele apresenta uma rica diversidade de usos.

Percebe a diferença entre os dois?
Isso tudo nos fala um pouco sobre como os espaços públicos são pensados e como a arquitetura pode contribuir para uma maior sensação de segurança das mulheres nesses espaços.
O artigo completo está disponível aqui > naomekahlo.com/espacos-public…
E se você curtiu até aqui, que tal apoiar a gente? Temos uma meta de 100 apoios e você poderia ser mais um! Apoie aqui: naomekahlo.com/apoie/
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Não Me Kahlo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!