My Authors
Read all threads
Vou dar uma colher de chá pro deusvultinho, distinto aluno do curso de filosofia online do Aiatolavo. Mas antes de discutir teoria da guerra, que tal aprender a língua portuguesa. "Semi-iletrado"? Ao que parece você fez tb o curso online de português do semiletrado Weintraub.
Robespirralho tortura Clausewitz até que ele confesse ser Carl Schmitt.

O que diz a 'formule' clausewitziana? Vamos direto à fonte:

“A guerra não é um mero ato de política, mas um verdadeiro instrumento político, uma continuação da política por outros meios".

Fonte? Segue...
Essa é a tradução de "Da Guerra" feita por Howard e Paret, talvez a mais importante em língua inglesa.

Ele utiliza o termo "intercourse" para a palavra Verkher, que pode ser traduzido da mesma forma como intercurso, tráfego ou circulação.
Há aqui uma diferença intergaláctica entre a guerra ser um ato político e a política ser guerra. A coerção, o emprego da força, o recurso à violência é apenas UM dos instrumentos possíveis da política. Ou uma de suas gramáticas.
Por exemplo, a diplomacia é considerada por Clausewitz como um dos meios da política. Por isso o general prussiano afirmou que "que a guerra é uma política que trava batalha ao invés de enviar notas." Nada, no texto de Clausewitz, autoriza a inversão da fórmula.
Já Carl Schmitt, o gênio anti-liberal e nazista, define política justamente como o deusvultinho gostaria que Clausewitz definisse. Isto é, a partir da relação amigo-inimigo.

E como Schmitt define o inimigo?
"É precisamente o outro, o estrangeiro, e basta à sua essência que ele seja, em um sentido particularmente intenso, existencialmente algo de outro e estrangeiro, de forma que no caso extremo sejam possíveis conflitos com ele" (O Conceito do Político, p. 28)”
Ou seja, só há política onde existe a possibilidade REAL da guerra. É uma definição de caráter existencialista que passa anos-luz da fórmula clausewitziana.

Essa é a ideia que fundamenta toda filosofia política anti-liberal de Schmitt.
A consequência lógica dessa inversão é o ataque ao pluralismo democrático. Que novidade, né? A pessoa que transforma Clausewitz em Schmitt, leia-se Robespirralho, é a mesma que tem fetiches c/templários, exalta cruzadistas e que sonha resolver problemas políticos no fio da espada
Assim como o pornofilósofo Virgínia, Deusvultinho tenta esconder sua pobreza intelectual atrás de uma capa de citações em latim e notas de rodapés. Não sabe o básico. Tropeça no beabá do Clausewitz. Seria reprovado na minha disciplina, sem direito a prova substitutiva.
Opa! Deusvultinho não disse semi-iletrado. Foi um dos seus seguidores na minha página que O fez.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with David Magalhães

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!