My Authors
Read all threads
Thread sobre a disputa de narrativa na Wikipéda!
George Floyd: assassinato ou morte?
No dia 09 de Junho, foi publicada no portal Slate uma matéria, relatando a união de parte da comunidade da Wikipédia em inglês em torno de temas relacionados ao assassinato de George Floyd.
Intitulada "Como a Wikipédia se tornou um campo de batalha pela Justiça Racial", a matéria tem como tema principal o Princípio da Imparcialidade, um dos cinco pilares da Wikipédia. slate.com/technology/202…
De acordo com a própria Wikipédia, os artigos "devem ser escritos em uma forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele". pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%….
O que é uma abordagem imparcial em relação ao assassinato de um homem negro pelas mãos da polícia?
No dia 26 de março, um dia após o assassinato de Floyd, já havia um verbete correspondente na Wikipédia em inglês. Uma questão, no entanto chamava atenção: o título do verbete. "Death of George Floyd". Em português, "Morte de George Floyd". en.wikipedia.org/wiki/Killing_o…
A escolha da palavra "morte" em vez da palavra "assassinato" significa neutralidade?
Partindo de questionamentos como estes, a comunidade votou, no dia 2 de junho, a troca do nome do verbete. "Death" se tornou "Killing", defendendo que Floyd na verdade foi morto.
A votação pela mudança de nome dos verbetes é aberta e feita nas páginas de discussão. Neste caso, houve consenso em relação à mudança do nome. Entende-se, assim, que a comunidade da Wikipédia concordou que "assassinato" é o termo certo a ser utilizado.
Levando em conta que a Wikipédia é um dos sites mais visitados do mundo e um das principais fontes de conhecimento livre da internet, onde qualquer um pode editar e acessar os verbetes, esta mudança tem um grande significado em torno da luta antirracista.
A utilização da palavra "assassinato" é uma escolha narrativa. Por mais que verbetes sobre assuntos históricos busquem a "imparcialidade", lembramos que esta também significa uma tomada de posição. Tratar o ocorrido enquanto "morte" pode levar à ideia de passividade,
como se Floyd tivesse morrido por acaso. A palavra "assassinato" pode ajudar no entendimento de que não foi acaso, mas sim um crime, cometido por policiais, agentes do Estado em uma sociedade onde o racismo é estrutural.
pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_e…
Na Wikipédia em Português, o verbete "Morte de George Floyd" foi publicado no dia 28 de março e, em 8 de junho, teve seu nome modificado para "Assassinato de George Floyd". A modificação foi feita por um usuário, sem votação. Não houve oposição à mudança,
pt.wikipedia.org/wiki/Assassina…
mas alguns usuários se incomodaram com a forma como ela foi feita. A discussão pode ser acompanhada no link: pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C….
Quando entendemos que as narrativas são resultados de escolhas, podemos perceber que mesmo as notícias utilizadas como fonte para os artigos da Wikipédia foram escritas a partir de diferentes pontos de vista.
Outra questão relacionada a estas escolhas são os verbetes que os
usuários escolhem editar e/ou criar na Wikipédia. A mudança de título é resultado da organização de wikipedistas em torno de pautas raciais:
- en.wikipedia.org/wiki/AfroCrowd

- en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia…
Sobre o viés do conteúdo da Wikipédia, já fizemos threads sobre lacunas de conteúdo e de participação na Wikipédia, como são os casos do viés de gênero (Gender Gap)
e da falta de conteúdo sobre África, assim como o baixo número de wikipedistas africanos.
Para os que querem entender melhor o funcionamento da Wikipédia, recomendamos nossas postagens sobre os cinco pilares:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with História na Wiki

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!