My Authors
Read all threads
Estudo publicado hoje na Nature Medicine mostra que 60% dos pacientes verdadeiramente assintomáticos mas infectados pelo SARS-CoV-2 possuem lesões pulmonares identificáveis na tomografia. (N=37)
Além disso, os pacientes assintomáticos eliminam resíduos virais por mais tempo que os sintomáticos [leves]. Mas isso *não* quer dizer que sejam infecciosos por mais tempo (provavelmente não), embora mais estudos sejam necessários.
Pacientes assintomáticos tem títulos (quantidade) de anticorpos detectáveis em geral menores do que os sintomáticos.
Passadas 8-12 semanas da infecção inicial, os níveis de anticorpos nos assintomáticos continua menor do que os sintomáticos. Muitos abaixo do limite de detecção, portanto seriam “falso negativos” em um exame sorológico.
Aqui os resultados seriados para cada um dos 37 pacientes assintomáticos e seus controles sintomáticos (semelhantes idades, comorbidades e sexo). Em geral os títulos caem, mas nos assintomáticos uma fração maior cai abaixo do nível mínimo de detecção para um resultado positivo.
Embora seja um estudo pequeno, esses resultados são muito importantes e levantam muitas dúvidas sobre o que inferimos quando realizamos testes de anticorpos. Estou batendo nessa tecla há tempo… Não sabemos como interpretar adequadamente os resultados dos testes de anticorpos.
Enquanto nos sintomáticos a taxa positividade para anticorpos subiu após 8-12 semanas, nos assintomáticos ela caiu: dos que tinham anticorpos detectáveis, 40% se tornou negativo após 8-12 semanas.
E caso você, como eu, esteja se perguntando o que aconteceu com os 6-7 pacientes já negativos para anticorpos inicialmente… 0/7 assintomáticos desenvolveu anticorpos. Mas 5/6 sintomáticos gerou anticorpos tardiamente.
Muitas dúvidas agora sobre o resultado de pesquisas epidemiológicas que usam testes de anticorpos. Eu tinha notado o curioso caso de Breves - PA, que na 2a fase da pesquisa EPICOVID perdeu metade de sua prevalência de anticorpos. Seria … isso?
Além disso, resultados recentes indicam que testes rápidos com sangue de ponta de dedo são menos sensíveis.. Estaríamos subdimensionando grosseiramente a fração da população já infectada? Estariam nossas estimativas de fatalidade (IFR) superdimensionadas?
Os testes de anticorpos, quando desenvolvidos, são validados em amostras de pacientes sabidamente COVID19. Em geral usam amostras de pacientes internados que possuem múltiplas amostras de sangue seriadas. Se esses títulos de anticorpos são muito diferentes da maioria…
… dos pacientes (90% das infeccoes sao leves), podemos imaginar que toda nossa calibração de sensibilidade dos testes será questionada. São muitas perguntas e poucas respostas até agora. Que venham os próximos capítulos!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!