My Authors
Read all threads
Thread sobre a relação de Wassef com "seita satânica" com documentos e fontes para os amigos jornalistas.

Antes de tudo, um resumão:
1. Wassef era suspeito num caso de criança desaparecida em 92, ñ de assassinato
2. Era suspeito pq fazia parte de um grupo místico
3. O grupo era suspeito de ser uma "seita satânica secreta q sacrificava e raptava crianças". ñ eram satanistas e nunca se provou q matavam crianças
4. Como mostram os prints de matéria de época q circularam hoje, o grupo foi tratado como seita satânica e chamado assim na imprensa
5. Wassef nunca chegou sequer a ter prisão decretada.
6. Os membros do grupo q Wassef pertencia nunca foram formalmente acusados de nada.
(vou escrevendo e publicando essa thread aos poucos pra não perder os tweets. Sim, fiz isso agora há pouco. Aguenta aí)
Tudo acontece em Guaratuba, cidade no litoral do Paraná, e tem a ver com o Caso Evandro. Eu conto a história deste caso criminal no meu podcast. É longo, mas se vc quiser saber os detalhes, é o caminho.

projetohumanos.com.br/temporada/o-ca…
Em 6 de Abril de 1992, sumiu em Guaratuba o garoto Evandro Ramos Caetano, de 7 anos de idade.

Cinco dias depois, em 11 de Abril, um sábado, seu corpo foi encontrado com várias mutilações.

Um grupo de elite da Polícia Civil investigou por meses, sem grandes conclusões.
Um parente do garoto, que era ex-policial, suspeitava de q o caso poderia ser Magia Negra. Ele tb suspeitava que a família do prefeito (seu rival político na época) estava envolvida. Por isso, decidiu fazer uma denúncia ao Ministério Público.

projetohumanos.com.br/wp-content/upl…
As suspeitas desse parente caiam sobre alguns cidadãos de Guaratuba, especialmente um recém-chegado Pai-de-Santo, chamado Osvaldo Marcineiro, o "jogador de búzios". O relato dele tem uma série de inconsistências, e trechos estranhos como esse em destaque.
Mas o secretário de segurança pública decidiu então incluir um grupo da Polícia Militar pra "ver a situação". Foi feita uma "investigação" paralela, em segredo. Havia a suspeita de q havia uma seita satânica na cidade, na prefeitura, e q a polícia civil estava sendo ludibriada.
Em cerca de 10 dias, esse grupo da PM, chamado "Grupo ÁGUIA", prendeu sete pessoas em nos três primeiros dias de Julho. Entre elas, a filha e a mulher do prefeito: Beatriz e Celina Abagge.
Para a imprensa, a PM soltou uma fita cassete q continha "confissão" delas sobre o crime.
3 homens (dois pais-de-santo, entre eles Osvaldo, e um artesão) confessaram o crime em detalhes numa coletiva de imprensa.

2 homens nunca confessaram nada.

Mas havia coisas estranhas: as confissões não se encaixavam entre si. Pior: detalhes não batiam com o corpo encontrado.
Por essas discrepâncias, foram feitas acareações entre os sete acusados, especialmente o grupo de "pais de santos" (3 homens) e os outros 5 acusados.

Acareação é qdo duas (ou mais) pessoas de relatos do mesmo evento, mas versões diferentes, são colocadas frente a frente.
Numa acareação de 11 de Julho de 1992, entre Osvaldo e Cristofolini (outro acusado), o pai-de-santo passou a dizer que o grupo tb era responsável pelo desaparecimento de outra criança: Leandro Bossi, que sumiu no dia 15 de Fevereiro de 92, cerca de 2 meses antes de Evandro.
O trecho + importante da imagem acima: "lhe ofereceu dois mil dólares para a tarefa de conseguir uma criança a qual seria entregue posteriormente a uma loira gringa, gorda".

Ou seja, Osvaldo e seu grupo teriam sido pagos pra sequestrar Leandro Bossi e entregar pra essa gringa
Na época, o delegado de Guaratuba era um paulista, recém-chegado ao Paraná, chamado Luis Carlos de Oliveira. Ele era o responsável pelo caso Bossi.

Por isso, ele foi interrogar Osvaldo no dia 12 de Julho.

Osvaldo então lhe disse q estava sendo torturado.
Beatriz e Celina, no mesmo dia q foram presas, em 2 de Julho, já falaram q a fita com suas confissões eram fruto de tortura.

Osvaldo só falou no dia 12 para Oliveira.

Mas dois outros acusados continuavam afirmando tudo. Então, Oliveira foi investigar a tal da "gringa"
A suspeita recaiu a um grupo de argentinos que estava em Guaratuba na época, e que chamavam a atenção porque faziam muitas atividades ao ar livre. Era o grupo comandado por Valentina de Andrade e seu marido argentino José Teruggi.
Valentina e seu grupo estavam no Hotel Villa Real, o mesmo hotel onde a mãe de Leandro trabalhava, e onde Leandro transitava sempre – até q desapareceu em 15 de Fevereiro.

Eles estavam lá na época que Leandro desapareceu. E tb na época que Evandro desapareceu. E depois.
Wassef fazia parte desse grupo. Ele estava com Valentina na época.

A tese era de que a seita satânica que matou Evandro poderia ter mais membros. Muita gente foi investigada. Muita gente mesmo.
Aqui, é importante já adiantar: as confissões das Abagge, dos homens, todas são falsas. São obras de tortura. Eu comprovei isso com material inédito que obtive através de uma fonte anônima e publiquei no episódio 25 do podcast.

Uma matéria sobre isso: bemparana.com.br/noticia/jornal…
Logo, não havia "gringa gorda loira" nenhuma. Nunca houve.

Ainda assim, no meio de todas essas trapalhadas, Oliveira continuou a investigação e pediu à juíza de Guaratuba, a Dra Anésia Edith Kowalski, que alguns membros do grupo de Valentina fossem presos.
Esse grupo de Valentina chama-se "Lineamento Universal Superior", chamado frequentemente de "LUS". Na imprensa, sempre são chamados de Seita. Eles não gostam dessa denominação.

Em um tweet, Valentina se diz uma médium e sua filosofia é uma mistura entre espiritismo e ufologia.
O livro mais famoso dela (que vai ser objeto de muita especulação) é um chamado "Deus, uma Farsa".

É um típico livro místico brasileiro dos anos 80 com alguma postura nietzscheana.

Eu tenho uma cópia, a capa é fascinante.
Esse é o grupo que Wassef fazia parte.

O delegado Oliveira pediu as prisões temporárias de quatro membros da LUS no dia 15 de Julho, com base no caso do desaparecimento do Leandro Bossi (cujo caso está em aberto até hoje)
Desses quatro, apenas o homem de nome Meluso foi preso. Valentina teve sua prisão decretada, mas foi revogada depois. Motivo: a juíza percebeu que a descrição dada por Osvaldo nas acareações não batia com Valentina. Ela era brasileira, não era loira, e era magra.
Wassef chegou a ser motivo de atritos entre Oliveira e o promotor da época, Antonio César Cioffi de Moura. O promotor dizia que Oliveira não havia ido colher depoimento de Wassef, entre outras coisas.

(Valentina é de Londrina, norte do PR)
Há mais detalhes sobre fundamentação sobre pedido de prisão de Valentina e Teruggi, mas o próprio Oliveira hoje afirma que foi um erro e que o casal não tinha nada a ver com o caso.

De qualquer forma, após esse atrito com o promotor, Oliveira se desligou do caso Leandro.
Wassef prestou dois depoimentos no inquérito. Este é o primeiro, no qual ele basicamente diz que não conseguiu falar com Oliveira (jornalistas, se forem usar isso, chequem as datas, eu não tô sendo exatamente cronológico aqui)
Neste depoimento posterior, Wassef dá detalhes sobre como conheceu Valentina e o que fazia na LUS. Nada de muito espetacular.
Tudo isso faz parte do inquérito de Leandro Bossi.

Valentina, Teruggi, Meluso e Wassef nunca foram acusados de nada. Apenas Meluso foi preso e solto em seguida. Wassef nunca teve sequer prisão decretada.

Nunca houve seita satânica.
Mas teve juíza pistola, dizendo que estava sendo pressionada a mandar prender Valentina e seu grupo.
Isso chegou a ser publicado na Argentina também.
E no fim, nada aconteceu, feijoada.
Resumo da ópera:
• caso Leandro Bossi aberto até hoje
• caso Evandro só existiu por causa de tortura de PMs que acreditaram que um pai-de-santo, por fazer sacrifícios com animais, seria capaz de matar uma criança num "ritual satânico"
• assassino de Evandro saiu impune
Foi histeria coletiva q impediu de se chegar nos verdadeiros culpados.

Para mais detalhes e explicações (acredita em mim, tem muita coisa), ouçam o podcast.

E tem essa entrevista que eu dei para o @Andreizilla nesta quinta.

Depois do caso Guaratuba, Valentina foi acusada de crimes similares contra crianças em Altamira, no norte do país. Eu comento isso na live, e quem quiser saber assiste lá.

Wassef não tem nada a ver com o caso de Altamira.
Não existe seita satânica. Foi delírio coletivo.
Esse delírio coletivo tem nome: "Satanic Panic". Rolou forte nos anos 80 nos EUA e o FBI teve que produzir um relatório sobre esses casos.
O relatório é assinado pelo agente Kenneth V. Lanning e é datado (olha só) de janeiro de 1992.

Link pra download: ncjrs.gov/pdffiles1/Digi…
Há inúmeros casos de Pânico Satânico. Nos EUA e Canadá tem uma galera que estudo mais a fundo.

No Brasil, infelizmente ainda não houve uma reflexão séria sobre isso. Policiais e investigadores precisam ser treinados disso para evitar de perder tempo correndo atrás de bicho-papão
Satanic Panic geralmente está relacionado a relatos de abusos sexuais em crianças por supostos cultos satânicos. Morte de crianças é uma variação.

Curiosamente, só este ano saíram 2 podcasts gringos sobre casos de Pânico Satânico. Vou linkar aqui:
"Satanic Panic", a 6ª temporada do podcast canadense Uncover, fala sobre um caso envolvendo relatos de abusos sexuais em crianças durante o período q estavam na creche. Os donos da creche seriam de um culto satânico, assim como policiais, políticos etc.

cbc.ca/radio/uncover/…
"American Panic", a 2ª temporada do podcast Conviction, trata da história de um garoto que aos 9 anos de idade denunciou seu pai como suposto líder de um culto satânico.

gimletmedia.com/shows/convicti…
Em nenhum desses casos q citei jamais foram encontradas provas da existência de cultos satânicos q matavam ou exploravam ou faziam qualquer coisa contra crianças.

Explico tudo isso melhor na live que linkei, mas há motivos para esses fenômenos serem tão comuns nos anos 80 e 90.
Querem saber quais são? Agora sim, por favor, aguardem a volta do Caso Evandro.

Chega por hoje.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Ivan Mizanzuk

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!