Ah que delícia, escutar um dos "maiores especialistas do mundo" sobre autismo comparar autismo com câncer numa live como se fosse a coisa mais normal do universo...estou me sentindo tão respeitada, tão amparada, genial!
Eu não quero dar ibope pro "dotô" mas é realmente de lascar ter que explicar pra alguém imerso nisso que não, não é legal fazer essa comparação, é capacitista, é violento, machuca e faz a gente sofre ainda mais preconceito não só do público em geral como das famílias.
"oh gente, estamos falando de terapia gênica mas isso não é eugenia tá ok? prometo que não é! é "corrigir" as células dos autistas e a gente vai juntar isso com aconselhamento genético pra quem já teve filhos autistas, mas isso não é eugenia!"
Faz me rir.
Agora o "dotô cura" disse que os autistas que falam de neurodiversidade "se julgam" autistas. SE JULGAM.
Vocês tão entendendo o quanto isso é violento? ELE TÁ NEGANDO QUE SOMOS AUTISTAS! PORQUE NÃO CONCORDAMOS COM ELE!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Pensamentos soltos sobre as discussões que eu vi aqui sobre diagnóstico de autismo e coisas q me incomodaram:
Muita gente parece ter uma aversão grande aos diagnósticos porque eles seriam usados como "muleta", "rótulo" ou "desculpa".
Aí eu fico pensando, como eu poderia evitar que meu diagnóstico virasse um rótulo? Eu sempre fui rotulada: estranha, anormal, bizarra, problemática. E nunca foi minha escolha nenhum desses rótulos.
Alguns eu até tentei me apropriar enquanto crescia, talvez como mecanismo de defesa. Só que no final sempre houve um grau de imposição vindo dos outros.
"Porque é que tem PcD reclamando do Mion, ele é incrível, olha que lindo ele com o filho!"
Então, eu sou autista e vou tentar explicar o porquê de ter PcDs (principalmente autistas) que não gostam do cara, segue o fio 🧵 ->
O Mion tem uma visão bem medicalizada do que é o autismo.
Ele tem falas ruim e usa termos capacitistas como "anjo azul"pra se referir não só ao filho mas aos autistas de modo geral. Nunca usem esse termo pra se referir a autistas em geral! ->
Esse termo é problemático ao se referir a todos os autistas porque infantiliza a gente e dá a entender que somos todos "puros" e "inocentes. Quase como se não fossemos humanos. Desumaniza a gente. ->
O dia pela conscientização do autismo foi ontem mas eu só consegui me organizar para escrever algo hoje (ainda faço um fio sobre disfunção executiva gente, prometo 😅)
Sem mais delongas: O que é o autismo? um fio feito por uma pessoa autista 🧵 1/?
Autismo é uma deficiência que afeta a forma como vivenciamos o mundo ao nosso redor. Além disso, é também parte integrante do que nós somos. Se tirassem o autismo de uma pessoa, ela não seria mais a mesma pessoa! O corpo seria o mesmo, mas a mente não. 2/?
Cada pessoa autista é singular e tem uma experiência única do que é ser autista. Alguns entre nós precisam de mais suporte no dia-a-dia enquanto outros são mais independentes. Alguns tem um talento extraordinário numa área específica, outros não. 3/?
Se vc vai falar que alguma coisa é desrespeito com um grupo de pessoas, confirme com esse grupo antes que eles concordam com a tua visão.
Tô de saco cheio de ver gente dizendo que algo é desrespeito com autistas sendo que eu e grande parte da comu tá de boas.
A primeira coisa que eu lembro é o autodiagnóstico. Eu já vi mais de um NT dizer que é desrespeitoso com os autistas "de verdade".
Só que a comu autista em grande parte aceita que autodiagnóstico é algo válido. Claro, tem milhares de entendimentos diferentes mas - >
Isso é algo interno a comunidade e que certamente não dá pra reduzir a "autodiagnóstico é desrespeitoso com a gente".
Tem quem aceite totalmente. Tem quem entenda que não é bom mas com o SUS como está, é o que tem pro momento. Tem quem ache que diagnóstico é desnecessário. - >
Eu já tinha visto estes dados num gráfico de barras mas vendo nesta outra representação fica ainda mais óbvio que ABA não fez diferença na "melhora" das crianças.
(blá-blá-blá, ABA no Brasil é diferente, etc. Não precisam vir defender que eu já conheço a ladainha)
Continua sendo um péssimo resultado pra algo que é vendido como "a única intervenção cientificamente comprovada".
Eu acho interessante notar que essas "provas" são geralmente estudos feitos por gente que pratica o ABA.
Existe um conflito de interesses impossível de ser retirado quando os estudos são feitos por quem mais quer que eles provem que algo funciona 🤔 não dizendo que são cientistas ruins que fazem os estudos mas o conflito está lá.
Interessante os números desse estudo feito na Escócia. Ao contrário do que já ouvi sendo dito várias vezes por aí, a grande maioria dos autistas não teria deficiência intelectual severa.
O que me leva a pensar em como autismo não é diagnosticado no Brasil, porque não consigo imaginar outra explicação do porquê a fala no Brasil se mantém de que grande parte dos autistas tem DI severo.
Deixando claro que outros fatores podem influenciar na necessidade de apoio de um autista, claro. Só que já ouvi tantas vezes essa história de que a maioria dos autistas tem DI severo e que eu sou uma minoria que estes números escoceses me chamaram a atenção.