Ariana Carnielli Profile picture
Programadora, feminista, autista e vários outros istas... Quem quiser me achar é a mesma arroba sempre!
Aug 26, 2023 18 tweets 3 min read
Pensamentos soltos sobre as discussões que eu vi aqui sobre diagnóstico de autismo e coisas q me incomodaram:

Muita gente parece ter uma aversão grande aos diagnósticos porque eles seriam usados como "muleta", "rótulo" ou "desculpa". Aí eu fico pensando, como eu poderia evitar que meu diagnóstico virasse um rótulo? Eu sempre fui rotulada: estranha, anormal, bizarra, problemática. E nunca foi minha escolha nenhum desses rótulos.
Aug 13, 2021 12 tweets 3 min read
"Porque é que tem PcD reclamando do Mion, ele é incrível, olha que lindo ele com o filho!"

Então, eu sou autista e vou tentar explicar o porquê de ter PcDs (principalmente autistas) que não gostam do cara, segue o fio 🧵 -> O Mion tem uma visão bem medicalizada do que é o autismo.

Ele tem falas ruim e usa termos capacitistas como "anjo azul"pra se referir não só ao filho mas aos autistas de modo geral. Nunca usem esse termo pra se referir a autistas em geral! ->
Apr 3, 2021 10 tweets 2 min read
O dia pela conscientização do autismo foi ontem mas eu só consegui me organizar para escrever algo hoje (ainda faço um fio sobre disfunção executiva gente, prometo 😅)

Sem mais delongas: O que é o autismo? um fio feito por uma pessoa autista 🧵 1/? Autismo é uma deficiência que afeta a forma como vivenciamos o mundo ao nosso redor. Além disso, é também parte integrante do que nós somos. Se tirassem o autismo de uma pessoa, ela não seria mais a mesma pessoa! O corpo seria o mesmo, mas a mente não. 2/?
Aug 29, 2020 5 tweets 1 min read
Dicona:

Se vc vai falar que alguma coisa é desrespeito com um grupo de pessoas, confirme com esse grupo antes que eles concordam com a tua visão.

Tô de saco cheio de ver gente dizendo que algo é desrespeito com autistas sendo que eu e grande parte da comu tá de boas. A primeira coisa que eu lembro é o autodiagnóstico. Eu já vi mais de um NT dizer que é desrespeitoso com os autistas "de verdade".

Só que a comu autista em grande parte aceita que autodiagnóstico é algo válido. Claro, tem milhares de entendimentos diferentes mas - >
Aug 24, 2020 5 tweets 1 min read
Eu já tinha visto estes dados num gráfico de barras mas vendo nesta outra representação fica ainda mais óbvio que ABA não fez diferença na "melhora" das crianças.

(blá-blá-blá, ABA no Brasil é diferente, etc. Não precisam vir defender que eu já conheço a ladainha) Continua sendo um péssimo resultado pra algo que é vendido como "a única intervenção cientificamente comprovada".

Eu acho interessante notar que essas "provas" são geralmente estudos feitos por gente que pratica o ABA.
Aug 21, 2020 4 tweets 1 min read
Interessante os números desse estudo feito na Escócia. Ao contrário do que já ouvi sendo dito várias vezes por aí, a grande maioria dos autistas não teria deficiência intelectual severa. O que me leva a pensar em como autismo não é diagnosticado no Brasil, porque não consigo imaginar outra explicação do porquê a fala no Brasil se mantém de que grande parte dos autistas tem DI severo.
Aug 14, 2020 22 tweets 5 min read
Meus apontamentos sobre o "artigo jornalistico (entre aspas sim) sobre Mion e autismo que o @UOL publicou:

(sem link porque não vou dar clique pra eles não, achei bem ruim na real)

1/n
"Ele se tornou personalidade fundamental na luta pelos direitos das pessoas com autismo."

Pra começar, o termo preferido pelos próprios autistas é "pessoa autista" ou "autista" mesmo. Eu falo sobre isso nesse fio aqui:



2/n
Aug 9, 2020 10 tweets 2 min read
Isso aqui é de uma desonestidade que dói!

A curva escolhida pra emular os dados é um polinômio de grau 3, sem justificativa nenhuma além do fato de que indica uma suposta queda que NÃO EXISTE. Coisa que nenhum professor meu aceitaria, clara tentativa de manipulação. A média móvel em 7 dias cria uma curva que condiz muito melhor com a situação por exemplo.

Escolheram a curva a dedo pra indicar uma queda. É usar a matemática pra esconder a situação. Gráfico em barras das morte...
Aug 9, 2020 5 tweets 1 min read
Muitos adultos autistas são hostis com pais e parentes de crianças autistas agora porque sofreram muito crescendo com pais capacitistas.

Eu acho que essa discussão é muito importante de se fazer em português mas tenho a impressão de que "não estamos prontos" pra isso... Quando você passa a infância inteira sofrendo na mão dos seus pais, sempre escutando que isso é o certo porque "pais sabem o que é melhor pros filhos", é difícil não ter vários sentimentos ruins voltados a quem está na mesma posição de poder agora.
Aug 3, 2020 13 tweets 4 min read
Oi gente como tem muita gente nova me seguindo e eu não quero perder coisas legais que eu escrevi vou colocar aqui no fixado os fios mais interessantes que já fiz envolvendo autismo (eu acho né 😅). Muita coisa é em resposta a outros tweets mas acredito que continuam entendíveis. Sobre linguagem neutra e autismo:

Jul 30, 2020 25 tweets 7 min read
Qual o problema com o quebra cabeça usado como símbolo do autismo e porque vários autistas não gostam nem um pouco da fita que é tão usada por aí, a (mega) thread:

1/? O quebra cabeça foi usado pela primeira vez em ligação com o autismo nos anos 60 por uma associação do Reino Unido chamada "National Autistic Society". A ideia era de mostrar que o autismo é uma condição "enigmática".
web.archive.org/web/2007071409…

2/?
Jul 30, 2020 7 tweets 5 min read
@oeduardovictor @vanttokyo Gente, pra quem não entendeu o que o Eduardo quis dizer com a fala "O Mion é o suprassumo do exemplo por ter um filho autista e falar sobre isso, de uma forma bem problemática às vezes", sou autista e vou tentar explicar:

Mion tem uma visão bem medicalizada do que é o autismo.-> @oeduardovictor @vanttokyo Ele tem falas problemáticas e já usou termos capacitistas como "anjo azul" pra se referir não só ao filho mas aos autistas de modo geral. Esse termo é problemático ao se referir a todos os autistas porque infantiliza a gente e dá a entender que somos todos "puros" e "inocentes.->
Jul 13, 2020 10 tweets 2 min read
"autista ou pessoa com autismo?"

Muita gente pergunta isso. Qual é a resposta correta parece depender da pessoa: profissionais e parentes preferem "pessoa com autismo" e nós geralmente preferimos "autistas". (claro que num caso desses a nossa preferência deveria ser o mais importante mas enfim, muita gente acha que pode falar pelos autistas então a discussão continua)
Jul 8, 2020 4 tweets 2 min read
Pra deixar bem explicado:

Alguns autistas tem dificuldade com linguagem neutra? sim. Só que isso não é razão pra não usar porque, pasmem, a gente pode aprender e isso só vai acontecer com o uso.

Sem contar que tem muito autista não binário, muito mesmo. E tem muito autista, disléxico, cego e idoso no Twitter, e linguagem neutra não é algo apenas daqui.

É muito paternalismo (e capacitismo, etarismo...) tratar toda essa gente como se fossem incapazes de aprender. Pode deixar que se tiver algo dificultando a gente vai dizer.
Jul 5, 2020 4 tweets 2 min read
Nunca, jamais, jamé, never, nunquinha, nem em um milhão de anos comparem autismo com câncer.

Uma pessoa que se livra de um câncer é a mesma pessoa de antes, mas sem câncer. Se você "tira" (hipoteticamente) o autismo de alguém, ela deixa de ser quem é. -->

#VerificaPcD Isso porque não dá pra separar o que é autismo e o que é a nossa personalidade. Eu não consigo dizer que parte dos meus pensamentos vêm do autismo e que parte não.

Eu gosto de videogames por causa do autismo? Quem sabe? Impossível dizer. -->

#VerificaPcD
Jul 4, 2020 5 tweets 1 min read
Eu ainda tô muito bolada com o texto daquela mãe que saiu na revista Crescer...não consigo me conformar que a pessoa consegue chegar tão perto de entender qual é o problema principal e depois parece que escolhe dar de ombros e dizer que "odeia o autismo". Digo "escolhe" porque não consigo conceber que ela seja capaz de entender que odeia a falta de acessibilidade e a falta de apoio aos cuidadores mas que não seja capaz de entender que essas faltas não são "O" autismo.
Jul 2, 2020 5 tweets 4 min read
Muitas pessoas já fizeram threads com vários PcDs que deveriam ser verificados, eu sei que vou esquecer de gente mas vou falar de alguns! puxando a sardinha pra minha amiga, pessoa maravilhosa, mãezona da porra, autista e ativista:

#VerificaPcD #Verified @Adriana_Torres Quem tem perfil na ORS já deve ter lido os textos incríveis da @LouzeiroRita, outra autista ativista!
Jun 25, 2020 5 tweets 2 min read
Desde que eu me descobri autista e comecei com ativismo pelos nossos direitos, isso é algo que me incomoda. As pessoas só querem ouvir a gente se estamos dispostos a nos colocarmos nessa posição de "token" em que somos apenas uma história inspiradora. Já vi acontecer com vários autistas: enquanto falam das dificuldades e "contam sobre a própria vida", ganham followers e admiradores.

Mas é só falarem algo que foge dessa narrativa - reclamar de uma política do governo ou mesmo da própria sexualidade de maneira não inspiradora
Jun 19, 2020 4 tweets 1 min read
Ah que delícia, escutar um dos "maiores especialistas do mundo" sobre autismo comparar autismo com câncer numa live como se fosse a coisa mais normal do universo...estou me sentindo tão respeitada, tão amparada, genial!

Todo dia é uma luta diferente viu...

#AutistarÉResistir Eu não quero dar ibope pro "dotô" mas é realmente de lascar ter que explicar pra alguém imerso nisso que não, não é legal fazer essa comparação, é capacitista, é violento, machuca e faz a gente sofre ainda mais preconceito não só do público em geral como das famílias.
Jun 18, 2020 8 tweets 3 min read
Ser quem eu sou não é ruim e o autismo é parte disso! Não dá pra separar e é por isso que eu tenho orgulho de ser autista ❤️

#OrgulhoAutista
#DiaDoOrgulhoAutista
#AutisticPrideDay
#AutistarÉResistir "Ain, mas você tem orgulho de ser doente?"

Autismo não é doença.

Eu tenho orgulho de ser quem sou! Gosto muito de mim. O autismo faz parte da minha identidade já que permeia todas as minhas interações então é uma das coisas dentro disso. Não é fácil sempre, mas a vida nunca é.
Jun 10, 2020 8 tweets 2 min read
A TERF mais famosa do mundo (sim, estou falando da J. K) casualmente mencionou o fato que meninas autistas são uma porcentagem grande das crianças com disforia de gênero na porcaria do texto que publicou no próprio site. Essa menção não foi por um acaso e mostra que além de transfóbica ela também é capacitista para um c*r*lh*.