My Authors
Read all threads
Sabe como enfraquecer as redes de esquerda? Sabe como fazer a mensagem da esquerda ser praticamente inócua e ficar circulando em meios cuja eficácia é praticamente zero?
Com o tal "SDV"
Veja como as pessoas que fazem o SDV, mesmo sem saber prejudicam as redes de esquerda (fio)
Levei algum tempo para entender o "SDV". Quando comecei a usar o twitter não conhecia esta "estratégia", mas - para que fique bem claro - ela atrapalha e prejudica as redes de esquerda.
Existe um erro comum às pessoas que falam de redes sociais. Elas acham mesmo que o protocolo de informação é organizado em "rede". Isso admite erroneamente que cada "nó" tem o mesmo peso do outro e que todos os participantes estão entrelaçados de forma horizontal (sem hieraquia).
Manuel Castells, por exemplo, celebrou esta problemática visão como se as redes fossem um protocolo quase desabando num mundo sem hierarquias. As redes foram ditas por ele como um avanço para uma sociedade mais justa e solidária.
Mas, depois de mais de dez anos de redes sociais por que, afinal, o mundo está mais autoritário, mais injusto e a democracia e os movimentos sociais com risco real de serem riscado das possibilidades políticas do século XXI?
Mais ainda, por que, afinal, tantos e tão diferentes agentes se apossam das redes para subtrair-nos os bens públicos mais preciosos que são a diversidade de informação, a participação política e o processo de representação também político?
Como é possível, num ambiente em rede - em que as múltiplas conexões entre os indivíduos fariam com que o controle da informação fosse praticamente impossível, conforme pensaram os criadores inicias da internet lá na década de 80 do século XX?
Como podem pessoas tão tecnicamente pobres formarem milícias digitais e com recursos tão pequenos alterarem o funcionamento "democrático, horizontal e anárquico" das redes para favorecer fascistas, criminosos e etc.?
A resposta é uma só: AS REDES NUNCA FORAM ORGANIZADAS EM FORMA DE "REDE", mas em forma de pirâmide.
Para o capitalismo poder lucrar com as redes sociais o algoritmo precisa diferenciar grupos de receptores e grupos de geradores de mensagens. E isso forma um fluxo.
Fluxo tem sempre direção determinada. E é aí que as redes se tornam "pirâmides". Ao contrário do que se imagina, o algoritmo é feito para "incentivar" os que já produzem conteúdo a produzirem cada vez mais e apenas marginalmente os que não produzem produzirem.
Isto porque é virtualmente impossível - mesmo com a tecnologia de hoje - as redes monitorarem os fluxos de informação que crescem exponencialmente mês a mês. O que eles fazem é organizar grupos de geradores e incentivá-los a produzir mais para poder ganhar na agregação.
Vamos explicar: se você produz conteúdo e este né valorado positivamente pelas suas redes, o twitter ou facebook, passa a ver nisso um produto. Mas o produto não é o seu conteúdo, mas o conteúdo e as ligações que você já tem. É o conjunto todo.
Uma vez reconhecido o valor da produção do conteúdo (mediante a medição do engajamento) o algoritmo passa a vincular ela com anúncios e outras coisas para conseguir "abrir" informações de outros nós (pessoas) e aumentar a mercantilização delas.
Dito de outra forma, se você não curte nada na internet nem responde a coisa alguma você é um custo para as redes. Apenas. Mas se você curte, comenta e engaja, você oferece informações e se tem "seguidores" se torna um "nó" que gera valor de propaganda.
Isso significa que eles usam todas as táticas para "tirarem informações" suas e o transformarem em um nó com seguidores. E tudo isso com "faceapps", com "curtidas", selos de reconhimento dos perfis, comemorações públicas quando se atinge 1000 seguidores e etc.
Bom, mas onde está o problema do SDV?
Toda esta construção em rede é organizada para dar lucro. Então se alguém da esquerda resolver PAGAR para enviar uma mensagem, provavelmente vai atingir MUITA GENTE porque esse é o negócio. Se Lula ou Boulos quiserem PATROCINAR uma mensagem, as redes vão fazer. COBRANDO.
A grande questão é conseguir amplitude SEM PAGAR o preço. E aí o SDV ferra com tudo. Isto porque se todos na "esquerda" resolverem "seguir esquerdistas" qual será o ponto de amplitude da mensagem? Apenas e tão somente a Esquerda!
Ou seja, uma mensagem produzida pela bolha da esquerda e que fica reverberando nos perfis de esquerda faz o conhecido "pregar para convertidos". E o algoritmo NÃO reconhece nela valor. NÃO passando de uma corrente interna que vai ser oferecida apenas aos que já concordam com ela.
Se você olhar os robôs usados por bannon, filipe martins, carluxo e etc. eles são organizados da forma lucrativa do algoritmo, ou seja em pirâmide. São MUITOS ROBOS com poucas ligações entre eles e MUITAS LIGAÇÕES A ESMO com um número grande de pessoas SEM LIGAÇÕES EVIDENTES.
E isto é feito para burlar o algoritmo e não ser reconhecido como parte de uma bolha DIMINUINDO o valor do conteúdo replicado por este perfil. Se a esquerda continuar acreditando que "fortalecer" as suas redes é "seguir esquerdista", vamos nos tornando para o algoritmo uma seita.
E como "seita", ou o termo técnico é "cluster político-cultural estável", temos que nossas mensagens ficam presas dentro dos limites que o algoritmo impõe e só saem mediante pagamento. Pagamento que nós não temos condições de fazer.
Além deste problema de logística informacional há também o problema cognitivo-psicológico. Nos tornando um "cluster político-cultural estável" estamos propensos ao viés de confirmação. Só ouvindo, acreditando ou valorando o que o "grupo" permite circular. Nos corta a realidade.
Mensagens e informações podem (e frequentemente são) valoradas de forma errada em bolhas. Nos parecendo maiores e mais importantes do que são ou, ao contrário, menores e desimportantes quando na realidade têm outro peso. Este é o viés de confmação que nos leva à deprê ou euforia.
Usar as redes com sabedoria implica em fazer quatro coisas essencialmente:

1) diversificar as fontes pelas quais você recebe informações, tendo em mente que elas devem fugir das "bolhas", quaisquer que sejam.
2) organizar-se em forma de pirâmide com emissores e transmissores claramente colocados. Há quem produza conteúdo e há aqueles que estão na ponta e na guerra. Transmitindo (inoculando) aquela mensagem nos campos áridos (em que os receptores não a toleram), burlando o algoritmo
3) replicar conteúdos de esquerda que tenha a origem mais longa e distante de você. Portanto se você seguir diretamente o Lula, o Boulos, o Haddad ou a Fundação Rosa de Luxemburgo (por exemplo), dê prioridade às mensagens que vêm de mais longe e as impulsione sempre.
4) NÃO replicar mensagens da direita, ainda que de forma jocosa, para efeito de piada ou crítica. Seja um anteparo à continuidade dos fluxos de mensagens deles. Não cite, não replique e não comente.
Um último ponto é ser ANTI-ALGORITMO. Inocule as mensagens da esquerda NOS LUGARES em que o algoritmo não faria. Nos locais que as pessoas são refratárias a ela. É ali a briga. É ali a disputa e em nada o "SDV" contribui. Somente para adular o ego e nos tornar bolhas fechadas.
Como regra básica faça as redes replicarem uma realidade plural, ampla e diversificada quando escolher seus receptores e faça as redes serem arma de comunicação quando for replicar as mensagens. Você é o filtro e o amplificador e isso tem que ter um uso social e não apenas egóico
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Fernando Horta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!