O Brasil tem níveis de cobertura de água e esgoto bem piores que países como Iraque, Jordânia e Peru. Enquanto isso, das 27 companhias estaduais de saneamento, 14 têm insuficiência de caixa. Atrair o investimento privado e gerar competitividade: vamos mudar essa realidade! Image
- 57 milhões de residências sem acesso à rede de esgoto

- 24 milhões de residências sem acesso à água tratada

- 65 internações a cada 100 mil habitantes por doenças ligadas à falta de saneamento básico

#100MilhõesSemEsgoto
#SaneamentoÉBásico
E o assunto também é ambiental: o Brasil lança diariamente no solo, córregos, em rios, mar e demais cursos d’água aproximadamente 5.622 piscinas olímpicas de esgoto não tratado. É uma agenda do século XIX e superá-la é urgente. No Senado, temos a chance de fazer algo a respeito!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Süssekind

Thiago Süssekind Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ThiagoSussekind

Nov 16
O PL, partido do Bolsonaro, divulgou hoje um relatório e pretende pedir a anulação das eleições. O presidente e seus aliados insuflam a chama golpista, e nas ruas, golpistas se fazem presentes há cerca de vinte dias. Já nomes grandes do Exército mostram simpatia pelos protestos.
Esse é o cenário, que se resume a isso: a candidatura derrotada na eleição de 2022, a mais apertada da História do Brasil, se recusa a reconhecer totalmente o resultado das urnas. E contaria com o apoio de parte da sociedade, ainda que minoritária, se desse um golpe de Estado.
Por que o golpe de Estado – que não temos dúvida que é desejado por Bolsonaro, ele mesmo diz isso desde 1999 – não acontece? A imprensa, o mercado – sim, o mercado –, todos os apoiadores de Lula e a comunidade internacional tornariam a ruptura insustentável, mesmo a curto prazo.
Read 6 tweets
Nov 15
O General Villas Bôas, ex-comandante do Exército, foi tratado por anos como um nome moderado. Quem acompanhava o noticiário brasileiro quando ele ameaçou o STF, intimidando a Corte para manter o Lula preso, lembra bem disso. E era uma decisão fundamental para a eleição de 2018.
Alguns analistas se arriscaram a dizer que o gesto do Comandante foi uma tentativa de apaziguar os ânimos da “linha-dura” do Exército. Não sabemos se isso procede, mas dado os posicionamentos recentes do general, não consigo imaginar que haja diferença pra alguém da “linha-dura”.
Em livro publicado pela FGV com as suas memórias, Villas Boâs conta que a ameaça contra o STF foi discutida pelo Alto Comando do Exército como um todo, que aprovou a nota. O que não deixa de mostrar um problema institucional muito grave, oriundo da falta de Justiça de Transição.
Read 7 tweets
Oct 31
Com 100% apurado, uma olhada rápida para as pesquisas:

Lula teve 48,5% dos votos totais; Bolsonaro ficou com 46,8%; e brancos e nulos totalizaram 4,58%.

Datafolha tinha dado o Lula com 49% (acertou) e Bolsonaro com 45% (diferença de 2 pontos). Branco/nulo era 4% e indecisos 2%.
A Quaest tinha dado o Lula com 46% e o Bolsonaro com 43%, subestimando os dois. Brancos e nulos eram 6% (diferença de 1 ponto), mas indecisos apareciam com 5%. Paraná Pesquisas subestimou o Lula (deu 47,1%, diferença de 1,4 pontos) e meio cravou o outro (46,3%, diferença de 0,5).
Posso estar falando besteira – e a equipe, se quiser, pode me corrigir –, mas a Atlas parece apostar muito nos votos válidos, porque o modelo de consulta, pelo que parece, subestima brancos e nulos. Ipec deu Lula com 50% – superestimando ele – e Bolsonaro com 43% – subestimando.
Read 4 tweets
Oct 10
Alerta de fake news 🚨

Estão compartilhando uma PEC da Luiza Erundina que aumentaria o número de ministros do STF.

O que você precisa saber?

A PEC fazia com que o presidente PARASSE de indicar ministros.

Ao invés de AUMENTAR o poder do presidente, TIRAVA poder do presidente.
Os ministros passariam a ser indicados pelo presidente do Congresso Nacional.

Antes teriam que ser aprovados na Câmara e no Senado.

E mais: os candidatos viriam tão só e somente das listas tríplices do CNMPJ (Ministério Público), do CNJ (magistrados) e do CFOAB (advocacia). Art. 2o. Os artigos 101 e 1...
Essa proposta vem num contexto maior: ela também diminuía a competência do STF para transformá-lo em uma Corte Constitucional.

NÃO TEM NADA A VER com o projeto autocrático bolsonarista que está sendo exposto.

Eles querem dar MAIS PODER pro presidente pra CONTROLAR o Judiciário.
Read 4 tweets
Jun 13
A Terra Indígena do Vale do Japeri foi demarcada em 2001. É a região do planeta que mais concentra povos indígenas isolados. E, como tantas outras TIs, sofre com invasões de caçadores, garimpeiros, grileiros, madeireiros e do crime em geral. O presidente trabalha pelos invasores.
Bruno Pereira montou uma equipe de vigilância indígena contra a ação do crime na localidade – projeto fruto de uma demanda dos povos originários, que estavam sendo ameaçados. Era licenciado da Funai, mas seguiu fazendo um trabalho em prol do bem público.
estadao.com.br/politica/bruno…
A Funai, responsável por fiscalizar e ainda por demarcar as terras indígenas, tarefa que o presidente travou e tentou duas vezes jogar no colo do Ministério da Agricultura, sendo impedido apenas pelo STF; a Funai, que o presidente sucateou e aparelhou, levando à licença de Bruno.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(