Thiago Süssekind Profile picture
Líder estadual do Acredito-RJ (2020-2022). Direito na UERJ. Líder da Realidade Climática no Climate Reality Project. Torcedor do Fluminense Football Club.
Sir Elrond Profile picture 1 added to My Authors
Nov 16 6 tweets 2 min read
O PL, partido do Bolsonaro, divulgou hoje um relatório e pretende pedir a anulação das eleições. O presidente e seus aliados insuflam a chama golpista, e nas ruas, golpistas se fazem presentes há cerca de vinte dias. Já nomes grandes do Exército mostram simpatia pelos protestos. Esse é o cenário, que se resume a isso: a candidatura derrotada na eleição de 2022, a mais apertada da História do Brasil, se recusa a reconhecer totalmente o resultado das urnas. E contaria com o apoio de parte da sociedade, ainda que minoritária, se desse um golpe de Estado.
Nov 15 7 tweets 2 min read
O General Villas Bôas, ex-comandante do Exército, foi tratado por anos como um nome moderado. Quem acompanhava o noticiário brasileiro quando ele ameaçou o STF, intimidando a Corte para manter o Lula preso, lembra bem disso. E era uma decisão fundamental para a eleição de 2018. Alguns analistas se arriscaram a dizer que o gesto do Comandante foi uma tentativa de apaziguar os ânimos da “linha-dura” do Exército. Não sabemos se isso procede, mas dado os posicionamentos recentes do general, não consigo imaginar que haja diferença pra alguém da “linha-dura”.
Oct 31 4 tweets 1 min read
Com 100% apurado, uma olhada rápida para as pesquisas:

Lula teve 48,5% dos votos totais; Bolsonaro ficou com 46,8%; e brancos e nulos totalizaram 4,58%.

Datafolha tinha dado o Lula com 49% (acertou) e Bolsonaro com 45% (diferença de 2 pontos). Branco/nulo era 4% e indecisos 2%. A Quaest tinha dado o Lula com 46% e o Bolsonaro com 43%, subestimando os dois. Brancos e nulos eram 6% (diferença de 1 ponto), mas indecisos apareciam com 5%. Paraná Pesquisas subestimou o Lula (deu 47,1%, diferença de 1,4 pontos) e meio cravou o outro (46,3%, diferença de 0,5).
Oct 26 12 tweets 0 min read
Oct 10 4 tweets 2 min read
Alerta de fake news 🚨

Estão compartilhando uma PEC da Luiza Erundina que aumentaria o número de ministros do STF.

O que você precisa saber?

A PEC fazia com que o presidente PARASSE de indicar ministros.

Ao invés de AUMENTAR o poder do presidente, TIRAVA poder do presidente. Os ministros passariam a ser indicados pelo presidente do Congresso Nacional.

Antes teriam que ser aprovados na Câmara e no Senado.

E mais: os candidatos viriam tão só e somente das listas tríplices do CNMPJ (Ministério Público), do CNJ (magistrados) e do CFOAB (advocacia). Art. 2o. Os artigos 101 e 1...
Jun 13 7 tweets 2 min read
A Terra Indígena do Vale do Japeri foi demarcada em 2001. É a região do planeta que mais concentra povos indígenas isolados. E, como tantas outras TIs, sofre com invasões de caçadores, garimpeiros, grileiros, madeireiros e do crime em geral. O presidente trabalha pelos invasores. Bruno Pereira montou uma equipe de vigilância indígena contra a ação do crime na localidade – projeto fruto de uma demanda dos povos originários, que estavam sendo ameaçados. Era licenciado da Funai, mas seguiu fazendo um trabalho em prol do bem público.
estadao.com.br/politica/bruno…
Mar 7 26 tweets 10 min read
A narrativa que coloca a expansão da OTAN como o principal motivo da invasão da Ucrânia se choca frontalmente com as pretensões expansionistas e imperialistas de Putin.

E ele nunca fez questão de esconder suas ideias.

Sobre a verdadeira razão da guerra, vem aí um longo fio 🧶 A imagem mostra Putin com semblante sério, usando um sobret Para começar, uma breve contextualização: entre os séculos IX e XIII, existiu a Rus’ de Kiev, ou o Principado de Kiev, que era uma espécie de confederação de tribos eslavas orientais – caso de bielorussos, ucranianos e russos. Os três veem no Principado seu ancestral cultural. O mapa, em estilo antigo, mostra onde se localizava o PrinciOutro mapa de Rus’ de Kiev, com o mesmo teor, mas em estil
Mar 4 5 tweets 1 min read
Toda vez que o MBL faz merda, alguém vem me perturbar por ter tentado construir atos pelo impeachment amplos o suficiente para englobá-los. Mas o MBL sempre foi um adversário; assim como o PCB na outra ponta, por exemplo. Eu estive com os dois. É o tamanho da ameaça do Bolsonaro. Tanto o MBL quanto um PCB ou uma UP da vida – para citar dois partidos de extrema-esquerda com os quais construí politicamente nos atos – me veem como um adversário também. A questão é a percepção de que o Bolsonaro é um risco à democracia tão grande que faz valer a pena a união.
Nov 8, 2021 9 tweets 3 min read
Lula teria se referido a Alckmin como “o único tucano que gosta de pobre”. Ignorem a discussão em si, mas foquem na explicação para essa frase na biografia do ex-governador...

Tem um evento famoso de 2006, contado em seu perfil da Revista Piauí, que ajuda a entender. 🧶(1/9) Logo da Revista Piauí, segu... Ao se lançar a presidente, Alckmin estava desafiando José Serra.

Como resultado, FHC, Serra, Tasso e Aécio se reuniram num jantar regado a vinhos e 600 reais.

“Geraldo”, não convidado, na mesma noite, conversava com o baixo clero do PSDB.

Num rodízio de carne de 15,90 reais. Manchete da Folha de 2006: ...Na quinta-feira, os três de...
Oct 21, 2021 4 tweets 1 min read
O aniversariante de hoje é o Bolsa Família, uma referência de sucesso. Ele tinha – sim, pois está sendo enterrado – dois defeitos: a fila de espera e a falta de regras para a atualização das linhas de pobreza e dos valores dos benefícios. Estava defasado e precisava de reajuste. O passo mais evidente seria corrigir esses dois problemas, que afetavam o programa em termos de cobertura e de valor. Como custava apenas 0,5 do PIB, um reajuste certamente caberia na ordem fiscal. O Auxílio Brasil, contudo, cria um programa novo. E com um desenho muito pior.
Aug 8, 2021 20 tweets 4 min read
Muitas vezes, sou a favor de concessões e privatizações. Jamais entrarei no dogmatismo da nossa esquerda.

Dito isso, o caso dos Correios me parece muito mais complicado. O Brasil deve se tornar o país de maiores dimensões em que o sistema postal será privado.

Venho refletindo👇🏼 Conversando com o @96Henrique, ele me diz que, em que pese o net benefit provavelmente positivo, é importante ter uma boa reguladora, evitar a captura e um subsídio pode ser necessário para áreas mais pobres.

Vou tentar falar um pouco disso enquanto continuo pensando por aqui.
Aug 7, 2021 5 tweets 1 min read
Evitei comentar aqui, mas ontem fui atacado por um grupo de extrema-esquerda aqui no Twitter.

(Por um assunto, aliás, que eu não tenho posição – não li o projeto e não sei o suficiente para opinar)

Achei que estava calejado, mas ver ameaça séria de agressão física mexeu comigo. Chega a ser estranho: eu obviamente fiquei na mira de uma galera esse ano.

Em 2020, idealizei uma carreata contra o Bolsonaro no Rio de Janeiro, organizei protestos de rua, fiz um dossiê para a CPI da Pandemia...

Mas a ameaça que mais mexeu comigo não veio de onde eu esperava.
Jul 5, 2021 4 tweets 1 min read
Já falei disso aqui no Twitter, mas quando comento sobre o efeito da lavagem cerebral do bolsonarismo, que afeta as relações sociais e familiares, falo de um lugar muito pessoal, que é ter um tio médico, querido e inteligente, sem querer se vacinar ou que a sogra vacinasse. O bolsonarismo fanático fez com que ele não estivesse falando com a gente nos piores momentos da minha avó antes dela morrer no ano passado, por exemplo. E olha que é um médico ortopedista muito bom, formado na UFRJ, então sempre ajudava com alguns pitacos no tratamento da vovó.
Jun 27, 2021 5 tweets 3 min read
@BolsonaroSP @FluminenseFC Deputado, no plano de medidas concretas, lembro que o presidente tirou a população LGBT das diretrizes de direitos humanos por meio de uma MP assim que assumiu. Felizmente, o poder do seu pai ainda é limitado por uma democracia. Mas o discurso de ódio que combatemos nunca sumiu. @BolsonaroSP @FluminenseFC Importante destacar que, a partir do momento que somos o país em que a população LGBT+ sofre mais com assassinatos em todo o mundo, a simples omissão em promover políticos públicas visando o fim da discriminação e a promoção da igualdade já correspondem também a um retrocesso.
Jun 25, 2021 6 tweets 3 min read
#CPIdaCovid #CovaxinGate - IMPORTANTE 🚨

Luís Ricardo contou aos senadores que a fiscal do contrato, Regina Célia, atravessou e liberou o pagamento pela importação da vacina Covaxin.

Quem é Regina Célia? Como isso se relaciona com o líder do Governo na Câmara? Segue o fio 🧶 A sra. Regina, fiscal do contrato, foi nomeada pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), quando ele era ministro da Saúde. Isso é muito importante, porque o deputado participou ativamente da negociação pelo imunizante indiano.
Jun 25, 2021 9 tweets 4 min read
Para lembrar vocês do absurdo que foi a compra da Covaxin no esquenta para a #CPIdaPandemia.

O Pazuello, no depoimento aos senadores, reclamou do preço da Pfizer, que seria “três vezes mais cara”.

Ela foi vendida por US$ 10 a dose. A Covaxin foi US$ 15.
ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-… O preço da Pfizer era 50% do gasto pelos europeus e americanos. A vacina tem 95% de eficácia e os resultados da fase 3 – última etapa dos testes – foram divulgados ainda em novembro de 2020.

poder360.com.br/coronavirus/go…
May 30, 2021 10 tweets 6 min read
Nesta terça-feira, a CPI da Pandemia vai ouvir a médica Nise Yamaguchi. A sua participação no gabinete paralelo precisa ser esclarecida. Mas, para além de episódios como a mudança de bula da cloroquina, é importante falar sobre IMUNIDADE DE REBANHO. Vejam só a opinião dela👇🏼 Essa combinação entre tratamento precoce – visto como uma “cura” – e imunidade de rebanho é o ponto que mais chama a atenção na entrevista ao programa “Impressões”, TV Brasil, que a recebeu em 02/07/2020.
May 20, 2021 5 tweets 1 min read
Lembrando a todos:

- Ah, precisava de aval da Anvisa

O registro da Anvisa é uma exigência apenas para uso da vacina. O próprio diretor-presidente da Anvisa confirmou isso à CPI. Covaxin, Janssen e outras foram adquiridas sem aprovação.

- Precisava de lei!

Era só fazer uma MP. - A vacina da Pfizer era muito cara

O Governo Federal comprou a Covaxin por 15 dólares a dose, enquanto a dose da Pfizer custaria 10 dólares. A Pfizer é mais eficaz, já foi aprovada pela Anvisa e foi testada no Brasil, ao contrário da indiana.
May 19, 2021 4 tweets 1 min read
Bolsonaro dizia que a imprensa fazia uma histeria sobre o coronavírus mostrando o colapso da Itália, com um clima diferente e muito mais idosos. Bom, mesmo assim, HOJE O BRASIL PASSOU A ITÁLIA e se tornou o 12º país em mortes por milhão de habitantes, mesmo com população jovem. Somos o país com mais de 12 milhões de habitantes em que mais se morreu proporcionalmente para a Covid. O mais populoso na nossa frente é a Bélgica, com só 0,5% da nossa quantidade de pessoas. Nenhuma nação com mais óbitos por milhão tem menos de 14% de população idosa; temos 9%.
May 18, 2021 16 tweets 6 min read
Vou aproveitar que amanhã é o dia do depoimento do Pazuello à CPI para relembrar sobre um episódio muito grave que aconteceu logo após a demissão de Nelson Teich: o APAGÃO DE DADOS. E a gente tem mensagens de WhatsApp sobre o assunto! Vem comigo, @randolfeap e @renancalheiros: A imagem mostra Pazuello, aparecendo do peito para cima, sen Tudo começou em 04 de junho de 2020, quando o site do Ministério da Saúde foi retirado do ar. Junto a isso, os números de casos e óbitos foram alterados para priorizarem apenas as informações das últimas 24 horas, sem dados consolidados. noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
May 5, 2021 22 tweets 8 min read
BOLSONARO ASSUMIU PROPOSITALMENTE O RISCO DE MATAR BRASILEIROS

Pautado por uma ideia absurda de que “70%” do país pegaria o vírus e seria melhor acelerar o contágio, o presidente estimulou a infecção e, no mínimo, assumiu o risco de provocar, como resultado, a morte.

Segue o 🧶 Na pandemia, o termo “imunidade de rebanho” ganhou popularidade: a ideia é que, com uma certa porcentagem de pessoas infectadas, a transmissão da doença seja interrompida. É para deixar tudo aberto então? Especialistas desaconselhavam: milhões morreriam. bbc.com/portuguese/int…