Bruno Mori Porreca Profile picture
Jul 5, 2020 5 tweets 1 min read Read on X
Confissões da Madrugada: aos 14 anos fui diagnosticado com TOC, Fobia Social e Depressão Moderada. Foram 5 anos de psicoterapia e 4 anos de uso medicamentoso (Risperidona e Cebrilin). Estou a mais de 10 anos sem sintomas de TOC, mas ainda tenho oscilações sutis de humor.
Em parte, esse é um dos motivos pelos quais decidi cursar psicologia. E boa parte do meu interesse em filosofia vem da limitação que eu percebo que boa parte das teorias psicológicas possui tanto para descrever como para tratar as diversas formas de sofrimento humano
É dessa experiência também que vem muito do meu desconforto com o posicionamento cético de muitos cristãos diante dos transtornos mentais (como se não existissem ou fossem fruto de pecado), assim como sua recusa em reconhecer a validade do saber científico nesse assunto.
Foi essa experiência também que possibilitou minha conversão. A convivência amorosa numa comunidade de fé, o cuidado dos pastores e a mensagem salvadora do Evangelho serviram como um catalisador no meu tratamento. E detalhe: sempre fui incentivado a seguir com o tratamento.
Essa experiência me tornou mais humano e empático. Me fez ter uma apropriação mais humilde da doutrina cristã e das teorias psicológicas. No final fica a metáforas de Henri Nouwen sobre o 'Curador Ferido": são nossas feridas que nos possibilitam cuidar das feridas dos outros.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh

Keep Current with Bruno Mori Porreca

Bruno Mori Porreca Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PorrecaMori

Feb 15, 2025
Pessoalmente, acho que cada Tradição cristã deveria ter mais consciência de seus próprios vieses. Reformados deveriam ser mais conscientes de seu próprio racionalismo e elitismo. Carismáticos/Pentecostais deveriam estar mais conscientes dos próprios exageros e distorções. (+)
Você vê essas diferenças até no contexto de Abuso Espiritual. Reformados tendem a lançar denúncias de abuso e pensadores dissidentes em espirais de silêncio e assassinatos de reputação, esmagados pela burocracia institucional. A mesma mentalidade que favorece a (+)
profundidade teológica reformada favorece o surgimento de "justificativas teológicas" para condutas pecaminosas e até mesmo abusos. Já contextos carismáticos tendem a favorecer lideranças personalistas sem prestação de contas. A igreja vira "propriedade" do pastor ou (+)
Read 6 tweets
Jan 2, 2025
Um artigo maravilhoso do Paul Kingsnorth 👇🏻

"O que as pessoas querem dizer quando falam de defender ou reconstruir a "Civilização Cristã" não é o Cristianismo e seus ensinamentos, mas a modernidade em seus momentos finais. É o ídolo do progresso material (...) Nosso trabalho (+) Image
não é "defender o Ocidente". Isso é adorar um ídolo. Nosso trabalho é nos arrependermos, o que significa transformação. Nós devemos estar preparados pra morrer - e então renascer. E eu falo como alguém que está, a maior parte do tempo, morrendo de medo de sequer pensar (+)
na ideia do que isso pode exigir de mim. Mas eu creio que existe uma sabedoria a ser encontrada por nós, nessa era de desintegração, não em cavaleiros cruzados ou nacionalistas cristãos, não em imperadores ou soldados, mas nos místicos, nos ascetas, nos hermitões das cavernas,(+)
Read 6 tweets
Oct 28, 2024
Já se perguntou porque a nova leva de conversões famosas ou flertes com o Cristianismo aconteceu na Direita? Jordan Peterson, Joe Rogan, Ayaan Hirsi Ali, Tom Holland e até Richard Dawkins se identificam com o que poderia ser chamado de "cristianismo cultural". Mas por que? (+) Image
É o que Jake Meador tenta descobrir nesse texto. No argumento dele, grandes figuras públicas cristãs como Tim Keller e Stanley Hauerwas sempre tiveram um apelo evangelístico maior em grupos de Centro e de Esquerda. E isso se dava pelo fato do Cristianismo conseguir abarcar (+)
em sua narrativa as grandes questões que movimentavam esses grupos: pobreza, injustiça, crise familiar, crise ambiental. O Cristianismo consegue "re-narrar" essas questões, formulando-as como problemáticas cristãs. Keller fazia isso muito bem. Mas, segundo Meador, (+)
Read 9 tweets
Aug 9, 2024
John Piper foi bastante criticado na época que promoveu o Hedonismo Cristão. A ideia de que o prazer da adoração e da busca à Deus seria a plenitude da vida humana incomodou muita gente. Pra muitos evangélicos, PRAZER é inevitavelmente associado ao pecado. É quase como se (+)
algo fosse inerentemente pecaminoso POR SER PRAZEROSO. Infelizmente ainda tinha um elemento escapista na teologia do Piper, que tornava o fruir de prazeres "terrenos" inferiores aos prazeres "celestiais". É como se você sentisse prazer ao comer um churrasco estivesse pecando (+)
se não sentisse MAIS PRAZER ao ler a Bíblia. Quem tentou resolver esse imbróglio foi Joe Rigney no livro "As Coisas da Terra". Rigney argumenta que ao desfrutar das coisas terrenas (um beijo da pessoa amada, o abraço de uma mãe, um churrasco, uma brincadeira entre amigos) (+)
Read 10 tweets
Aug 5, 2024
A minha impressão é que o aumento da presença do discurso evangélico na boca de artistas, atletas e influencers reflete uma mudança cultural no Brasil. Não se trata de "plano de implantação de uma teocracia". Tradicionalmente, brasileiros incorporaram o elemento católico (+)
e as influências africanas e indígenas na sua identidade. O elemento evangélico é bem mais recente, mas nem por isso deixa de ser expressivo. Evangélicos já somam dezenas de milhões de brasileiros, predominantemente pobres, periféricos e pretos. Eles não estão na elite, (+)
eles estão na base, no "Brasil Profundo". Como uma semente de mostarda que, embora muito pequena, cresce pra se tornar um grande arbusto. Um crescimento orgânico e natural. E é óbvio que esse crescimento vai gerar evangélicos que irão pra universidades, competirão em esportes(+)
Read 5 tweets
Jul 29, 2024
O Cristianismo não é Estoicismo. O grande modelo cristão é o próprio Jesus Cristo. Jesus chorou pela morte de um amigo, se cansou das viagens, teve raiva a ponto de virar mesas e teve medo a ponto de suar sangue. Isso é muito diferente do ideal estóico de impassibilidade, (+)
onde um indivíduo não é afetado por nada que aconteça. Onde nem a morte do próprio filho te leva a derramar uma lágrima. A própria ideia de Perdão perde sentido se você não leva em conta o fato de ter sido ofendido. Porque eu perdoaria o que não me afeta? O que não me fere? (+)
Cristianismo também não é Budismo. Ele não promove a aceitação passiva do sofrimento e da injustiça. O mal e a injustiça são decorrência da Queda e devem ser confrontados e combatidos. A ideia de aceitar passivamente todo e qualquer ataque com um sorriso no rosto é apenas (+)
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!

This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(