Bruno Mori Porreca Profile picture
Cristão Reformado ✝️ / Presbiteriano ⛪ / Nerd 🤓 / Psicólogo 🧠 / Saúde Mental 🧘🏻‍♂️/ Apaixonado por Livros 📚😍
Aug 9 10 tweets 2 min read
John Piper foi bastante criticado na época que promoveu o Hedonismo Cristão. A ideia de que o prazer da adoração e da busca à Deus seria a plenitude da vida humana incomodou muita gente. Pra muitos evangélicos, PRAZER é inevitavelmente associado ao pecado. É quase como se (+) algo fosse inerentemente pecaminoso POR SER PRAZEROSO. Infelizmente ainda tinha um elemento escapista na teologia do Piper, que tornava o fruir de prazeres "terrenos" inferiores aos prazeres "celestiais". É como se você sentisse prazer ao comer um churrasco estivesse pecando (+)
Aug 5 5 tweets 1 min read
A minha impressão é que o aumento da presença do discurso evangélico na boca de artistas, atletas e influencers reflete uma mudança cultural no Brasil. Não se trata de "plano de implantação de uma teocracia". Tradicionalmente, brasileiros incorporaram o elemento católico (+) e as influências africanas e indígenas na sua identidade. O elemento evangélico é bem mais recente, mas nem por isso deixa de ser expressivo. Evangélicos já somam dezenas de milhões de brasileiros, predominantemente pobres, periféricos e pretos. Eles não estão na elite, (+)
Jul 29 7 tweets 2 min read
O Cristianismo não é Estoicismo. O grande modelo cristão é o próprio Jesus Cristo. Jesus chorou pela morte de um amigo, se cansou das viagens, teve raiva a ponto de virar mesas e teve medo a ponto de suar sangue. Isso é muito diferente do ideal estóico de impassibilidade, (+) onde um indivíduo não é afetado por nada que aconteça. Onde nem a morte do próprio filho te leva a derramar uma lágrima. A própria ideia de Perdão perde sentido se você não leva em conta o fato de ter sido ofendido. Porque eu perdoaria o que não me afeta? O que não me fere? (+)
Jun 14 13 tweets 3 min read
Trabalho com autismo há 13 anos. Desde antes das primeiras judicializações e das primeiras clínicas credenciadas. Acho que posso emitir algumas opiniões aqui.
Primeiramente, eu não gosto do termo "complexo industrial", pois dá a ideia de uma coisa fabricada. Mas o autismo (+) Image NÃO É FABRICADO. É uma condição genética e neurológica. Na prevalência de 4 em cada 10 pessoas. É uma demanda gigantesca, mas muito negligenciada pelo poder público. Se a gente ainda luta pra ter via de acesso pra cadeirante, imagina adaptação visual e tutor pra TEA? (+)
Jun 3 6 tweets 1 min read
"A Psicologia é um risco para a fé por causa do secularismo"

Sabe o que é engraçado? O pessoal tem medo de "se corromper" ao entrar em contato com a Psicologia. Mas não existe o mesmo tipo de preocupação com uma pessoa que faz Marketing e Propaganda, por exemplo. (+) Mas os cursos de Marketing modernos são basicamente aulas pra ensinar como manipular, seduzir e mentir. Uma definição padrão de marketing é "transformar desejos em necessidades". Quer lógica mais hedonista e secular que essa? Mesmo assim, ninguém se preocupa em ensinar ética (+)
May 31 11 tweets 2 min read
Um fato curioso de se observar na narrativa bíblica é como certas experiências paradigmáticas são revisitadas e redimidas. Você tem um exemplo disso em Genesis 3:1-7 quando Eva, seduzida pela serpente, desobedece a Deus. Uma experiência similar ocorre em Lucas 1:26-38, (+) quando Maria, diante do anúncio do Anjo da gravidez do Messias, faz o exato oposto de Eva. Maria escolhe se submeter a Deus (Lc 1:38). Ela faz o que Eva não conseguiu. E assim contribui no cumprimento da profecia divina em Genesis de que o descendente da mulher pisaria (+)
May 1 11 tweets 4 min read
E já que o assunto é família, vale a pena lembrar um detalhe muito importante: o modelo da "Família Tradicional" NÃO É o modelo da "Família Natural". Mas o que isso quer dizer? Resumindo: aquilo que tomamos geralmente por "Família Tradicional", com um casal, cerca de 2 filhos (+)
Image
Image
morando no subúrbio, com a esposa cuidando da casa e o marido provendo o sustento, bem naquele estilo de comercial de margarina ou ideal dos anos 50, é uma INVENÇÃO MODERNA. O modelo de família nuclear não é o estado natural da espécie humana. Mas é justamente ele que (+)
Apr 16 6 tweets 2 min read
"[Jonathan] Haidt aponta que há uma epidemia de problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes. Os números são cruéis. Depressão e ansiedade cresceram 50% entre 2010 e 2019 nos EUA. Suicídios entre jovens de 10 a 19 anos subiram 48% nesse período. O padrão se repete (+) Image na Austrália, Canadá, Inglaterra, Suécia e outros. Aparece também no Brasil. O suicídio de adolescentes de 10 a 19 cresceu 47% entre 2016 e 2021 nos dados da Sociedade Brasileira de Pediatria. Não é fácil ser jovem hoje. Solidão é um problema para 46% das garotas (+)
Mar 31 7 tweets 2 min read
Eu fico realmente na dúvida se Bella Baxter, a protagonista desse filme, é uma versão feminina do Diógenes, o filósofo cínico grego, uma metáfora nietzschiana ou uma forma de Buda. Basicamente o mundo de "Pobres Criaturas" é um mundo de crueldade, onde pessoas se aproveitam (+) Image e usam umas as outras. E a história de Bella é uma história de emancipação. Anteriormente uma mulher grávida que se suicidou, ela foi ressuscitada por um cirurgião deformado de uma forma inusitada: inseriram o cérebro do bebê morto no crânio dela. Mesmo sendo "criada", (+)
Mar 23 9 tweets 3 min read
Não é de hoje que vejo o pessoal do Movimento Antimanicomial tratar os familiares de pessoas com transtornos mentais severos de forma desrespeitosa. Na verdade isso vem desde as origens teóricas do movimento. Nos autores clássicos da Antipsiquiatria, como Ronald Laing e (+)

Image
Image
Image
David Cooper, o transtorno mental, que não perspectiva deles era a esquizofrenia e/ou psicose, era uma "reação saudável a um ambiente hostil". Em outras palavras, a culpa era da família. E isso incluía toda uma visão romântica que via a loucura como uma espécie de (+)
Feb 10 6 tweets 2 min read
Desde a polêmica sobre Jonathan Edwards e a escravidão, passando pelo fuzuê de queimar estátuas, até o livro da Kristin Du Mez sobre masculinidade e a biografia da Elizabeth Elliott, minha impressão sempre foi que as pessoas têm dificuldade de lidar com o passado. (+) Olhar com carinho e desejo pela verdade para o passado, seja a minha história pessoal, a da minha família, do meu país ou da minha tradição de pensamento, envolve reconhecer virtudes e méritos, mas também envolve admitir erros, fracassos e desvios. Envolver reconhecer (+)
Jan 19 5 tweets 2 min read
Essa entrevista do Douglas Wilson sobre o recentemente cancelamento da vinda dele ao Brasil é uma vergonha do início ao fim. Mas alguns pontos que eu destacaria 👇🏻

1) É discurso para a bolha. É pra dizer "Nós não somos covardes" e "foi um recuo estratégico". 2) O tom é bélico do início ao fim. As metáforas são todas de conflito. "Estamos numa nova era". A ideia é se armar e se preparar. Ele só não menciona que o conflito foi causado por ele mesmo. EM NENHUM MOMENTO reconhece qualquer validade das acusações.
Jan 8 7 tweets 2 min read
O que eu queria mesmo era que a discussão sobre Homeschooling evoluísse pra discussão sobre como o Mercado afeta nossa vida. Se você prestar atenção, vai ver que a rotina das escolas, tanto públicas quanto privadas, é organizada pra atender a demanda do TRABALHO dos pais. (+) Em outras palavras: o que manda é a exigência da criança estar na escola para o pai e a mãe trabalharem. Por isso, você tem bebês de 6 meses indo pra creche. Você vê uma criança de 3 anos entrando às 07h00 da manhã na escola e saindo às 18h00. Além do fato de que crianças de (+)
Jan 7 6 tweets 2 min read
O problema que vejo em muitos Pais Homeschoolers é o mesmo que vejo em muitos Pais que optam pelo ensino escolar formal: expectativas irreais sobre as crianças. Principalmente expectativas muito altas sobre a aquisição de habilidades acadêmicas: Ler, Escrever, Fazer Conta. (+) E eu até entendo: são amostras palpáveis de que a criança está aprendendo. O problema é que as habilidades cognitivas e acadêmicas, ou Hard Skills, são priorizadas em detrimento das Soft Skills, as habilidades socioemocionais. Tudo bem a criança contar até 10 em inglês (+)
Dec 31, 2023 7 tweets 2 min read
Minha tese? A raiz profunda disso é uma forma de Idolatria do Casamento. Mas é uma visão distorcida de casamento. Uma visão saída de romances do Nicholas Sparks, de Doramas e da Disney. Tem toda uma cultura que favorece isso. Uma que entende que o único tipo de relação que (+) um homem pode ter com uma mulher é de cunho amoroso/sexual. É a pessoa que se relaciona com outros como se fossem "possíveis parceiros", não como pessoas genuínas. E que entende que toda a plenitude da vida de atinge quando você se casa/faz sexo. É uma visão de absolutos, (+)
Dec 28, 2023 8 tweets 2 min read
E se eu te disser que o filme do Godzilla não é sobre monstros gigantes, mas sobre trauma? Essa belíssima obra é uma homenagem aos 70 anos do filme original, de 1954. E ganha disparado das adaptações hollywoodianas. Diferente do que muita gente pensa, o Godzilla não surgiu (+) Image como uma fanfic nerd. O rei dos monstros, fruto dos efeitos da radiação nuclear numa espécie de dinossauro marinho, é na verdade uma metáfora do trauma da guerra sobre o Japão. A alusão ao elemento radioativo não é acidental. É a lembrança de Hiroshima e Nagasaki. (+)
Dec 25, 2023 7 tweets 2 min read
Eu já cheguei a reclamar que esse povo não conhecia a Bíblia ou o Cristianismo. Hoje percebo que, na verdade, eles têm uma religião diferente. O Jesus deles é outro. As Escrituras deles são outras. É um Jesus que não é o Verbo Encarnado, a segunda pessoa da Trindade, (+)
Image
Image
nascido sem pecado e que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados. O Jesus deles se encarna em toda figura oprimida: negros, gays, pobres, etc. Desafia toda figura de autoridade. Só é um Jesus que nunca confronta o pecado do nosso coração. Até porque, nessa "teologia", (+)
Dec 23, 2023 7 tweets 2 min read
Um documentário interessante na Netflix sobre o mundo sombrio da DarWeb. Basicamente um grupo de fanáticos por computadores aluga um bunker e fornece servidores pra todo tipo de conteúdo online, de tráfico de drogas a pornografia infantil. O mais assustador, porém, (+) Image é ver a ideologia libertária que existe por trás dessas pessoas. É a concepção da Internet como uma terra de liberdade absoluta, de ausência de Estado e de qualquer tipo de lei. Como disse um dos membros mais radicais do grupo: "não estamos acima das leis, (+)
Dec 14, 2023 7 tweets 2 min read
Sempre que eu posto sobre Psicanálise aparece algum psicólogo pra perguntar "Mas é ciência?" e um crente pra perguntar "Mas eu posso concordar com isso?". Mas essas me parecem as perguntas erradas. Primeiro, sobre a questão da cientificidade da Psicanálise: ela existe desde (+) os primeiros escritos de Freud. A própria psicanálise já mudou muito desde então e hoje tem diversas escolas. Winnicott não pensa como Lacan, e ambos são muito diferentes de Kohut. Isso sem falar de autores contemporâneos como André Green, Christopher Bollas e Thomas Ogden. (+)
Dec 9, 2023 6 tweets 2 min read
Tecnicamente falando, precisamos ensinar os dois. Não há dúvida que Matemática se aprende principalmente na escola. A questão é se a escola é o lugar certo pra se ensinar empatia. As habilidades socioemocionais (antigamente chamadas de "Soft Skills") tem sua base lançada (+) Image na Primeira Infância: do nascimento aos 5 anos. É aqui que os Esquemas Emocionais mais profundos se formam. São os grandes mapas afetivos, a "peneira" que usamos pra filtrar a realidade. E é uma faixa etária que o vínculo maior está com os cuidadores principais: os pais. (+)
Dec 4, 2023 9 tweets 2 min read
A GERAÇÃO Z VIROU PAI/MÃE

Foi em 2015, quando era supervisor de estágio extracurricular numa Clínica especializada em TEA, que me deparei pela primeira vez com a Geração Z, agora cursando Psicologia. Lembro de comentar com outros psicólogos como essa geração era "diferente" (+) O que sobrava de carisma, faltava em comprometimento. Tinham dificuldade em compreender conceitos básicos (como "Permanência de Objeto"), eram péssimos em se comunicar (os relatórios eram de fazer chorar) e tinham uma dificuldade tremenda com horários, limites e regras. (+)