Bruno Mori Porreca Profile picture
Jul 5, 2020 5 tweets 1 min read Read on X
Confissões da Madrugada: aos 14 anos fui diagnosticado com TOC, Fobia Social e Depressão Moderada. Foram 5 anos de psicoterapia e 4 anos de uso medicamentoso (Risperidona e Cebrilin). Estou a mais de 10 anos sem sintomas de TOC, mas ainda tenho oscilações sutis de humor.
Em parte, esse é um dos motivos pelos quais decidi cursar psicologia. E boa parte do meu interesse em filosofia vem da limitação que eu percebo que boa parte das teorias psicológicas possui tanto para descrever como para tratar as diversas formas de sofrimento humano
É dessa experiência também que vem muito do meu desconforto com o posicionamento cético de muitos cristãos diante dos transtornos mentais (como se não existissem ou fossem fruto de pecado), assim como sua recusa em reconhecer a validade do saber científico nesse assunto.
Foi essa experiência também que possibilitou minha conversão. A convivência amorosa numa comunidade de fé, o cuidado dos pastores e a mensagem salvadora do Evangelho serviram como um catalisador no meu tratamento. E detalhe: sempre fui incentivado a seguir com o tratamento.
Essa experiência me tornou mais humano e empático. Me fez ter uma apropriação mais humilde da doutrina cristã e das teorias psicológicas. No final fica a metáforas de Henri Nouwen sobre o 'Curador Ferido": são nossas feridas que nos possibilitam cuidar das feridas dos outros.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bruno Mori Porreca

Bruno Mori Porreca Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PorrecaMori

Apr 16
"[Jonathan] Haidt aponta que há uma epidemia de problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes. Os números são cruéis. Depressão e ansiedade cresceram 50% entre 2010 e 2019 nos EUA. Suicídios entre jovens de 10 a 19 anos subiram 48% nesse período. O padrão se repete (+) Image
na Austrália, Canadá, Inglaterra, Suécia e outros. Aparece também no Brasil. O suicídio de adolescentes de 10 a 19 cresceu 47% entre 2016 e 2021 nos dados da Sociedade Brasileira de Pediatria. Não é fácil ser jovem hoje. Solidão é um problema para 46% das garotas (+)
e 30% dos garotos nos EUA. O que deu errado? Haidt diz que a questão é a infância e a adolescência passada na frente do celular. Foi a partir de 2010 que os smartphones se popularizaram entre jovens e que os números pioraram. Antes disso as taxas eram estáveis. (+)
Read 6 tweets
Mar 31
Eu fico realmente na dúvida se Bella Baxter, a protagonista desse filme, é uma versão feminina do Diógenes, o filósofo cínico grego, uma metáfora nietzschiana ou uma forma de Buda. Basicamente o mundo de "Pobres Criaturas" é um mundo de crueldade, onde pessoas se aproveitam (+) Image
e usam umas as outras. E a história de Bella é uma história de emancipação. Anteriormente uma mulher grávida que se suicidou, ela foi ressuscitada por um cirurgião deformado de uma forma inusitada: inseriram o cérebro do bebê morto no crânio dela. Mesmo sendo "criada", (+)
Bella é mãe e filha de si mesma, uma personagem que se autocria. O cirurgião, inclusive, tem um nome curioso: God ou Deus. Bella se emancipa transgredindo as ordens de Deus. Só que ao invés de uma fruta nós temos... Sexo. Basicamente o corpo de Bella é o símbolo do (+)
Read 7 tweets
Mar 23
Não é de hoje que vejo o pessoal do Movimento Antimanicomial tratar os familiares de pessoas com transtornos mentais severos de forma desrespeitosa. Na verdade isso vem desde as origens teóricas do movimento. Nos autores clássicos da Antipsiquiatria, como Ronald Laing e (+)

Image
Image
Image
David Cooper, o transtorno mental, que não perspectiva deles era a esquizofrenia e/ou psicose, era uma "reação saudável a um ambiente hostil". Em outras palavras, a culpa era da família. E isso incluía toda uma visão romântica que via a loucura como uma espécie de (+)
"experiência xamânica" ou "conhecimento superior" inacessível pela razão. A família, e por extensão, as instituições médicas, seriam formas do sistema social doente reprimir isso. Você vê esse imaginário muito claramente em livros clássicos da psicologia brasileira como (+)
Read 9 tweets
Feb 10
Desde a polêmica sobre Jonathan Edwards e a escravidão, passando pelo fuzuê de queimar estátuas, até o livro da Kristin Du Mez sobre masculinidade e a biografia da Elizabeth Elliott, minha impressão sempre foi que as pessoas têm dificuldade de lidar com o passado. (+)
Olhar com carinho e desejo pela verdade para o passado, seja a minha história pessoal, a da minha família, do meu país ou da minha tradição de pensamento, envolve reconhecer virtudes e méritos, mas também envolve admitir erros, fracassos e desvios. Envolver reconhecer (+)
heróis que erraram feio e vilões que agiram de maneira digna. Envolve admitir que uma pessoa poderia ser digna em um aspecto, e demoníaca em outro. O mundo não é preto e branco, é uma grande paleta de diversos tons de cinza. E lidar com o mundo humano, na realidade pós-Queda (+)
Read 6 tweets
Jan 19
Essa entrevista do Douglas Wilson sobre o recentemente cancelamento da vinda dele ao Brasil é uma vergonha do início ao fim. Mas alguns pontos que eu destacaria 👇🏻

1) É discurso para a bolha. É pra dizer "Nós não somos covardes" e "foi um recuo estratégico".
2) O tom é bélico do início ao fim. As metáforas são todas de conflito. "Estamos numa nova era". A ideia é se armar e se preparar. Ele só não menciona que o conflito foi causado por ele mesmo. EM NENHUM MOMENTO reconhece qualquer validade das acusações.
3) Eles tentam trazer o mesmo debate de "Não ser o cara legal" que a Direita Evangélica tem nos EUA. É o pessoal que ataca Tim Keller por ser "legal". E tenta distorcer falas de Jesus pra justificar isso. É a base deles pra ser grosseiros, mal-educados e agressivos no seu trato.
Read 5 tweets
Jan 8
O que eu queria mesmo era que a discussão sobre Homeschooling evoluísse pra discussão sobre como o Mercado afeta nossa vida. Se você prestar atenção, vai ver que a rotina das escolas, tanto públicas quanto privadas, é organizada pra atender a demanda do TRABALHO dos pais. (+)
Em outras palavras: o que manda é a exigência da criança estar na escola para o pai e a mãe trabalharem. Por isso, você tem bebês de 6 meses indo pra creche. Você vê uma criança de 3 anos entrando às 07h00 da manhã na escola e saindo às 18h00. Além do fato de que crianças de (+)
classe média pra cima terem sua rotina abarrotada de atividades (balé, inglês, judô, natação, etc). E as mais pobres são muitas vezes dependentes do cuidado de terceiros, como avós, madrinhas e vizinhas. Quando não ficam horas presas na condução ou no transporte público. (+)
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(