My Authors
Read all threads
O @cenevivaricardo me fez ficar pensando na bibliografia do curso sobre História da Desigualdade (séculos XIV-XXI), então vamos procrastinar um pouco em vez de escrever.
Eu começaria com grandes interpretações: uma introdução com @WalterScheidel (introdução e cap. 10), @PikettyLeMonde (introdução), talvez @BrankoMilan (cap. 3) e @DrDaronAcemoglu & Robinson (caps. 3-4).
Depois, Europa Moderna com o grande Braudel, pareado com o Piketty (cap. 2). Eu gostaria de passar o @guido_alfani, mas acho que ele não tem nada em português ou espanhol. Ele e o Jaime Reis ficariam como leituras complementares.
Em seguida, uma perspectiva global para pensar as desigualdades entre lugares na época moderna. Joseph Inikori (infelizmente os trabalhos mais recentes não estão traduzidos), Robin Blackburn, Kenneth Pomeranz e talvez @Sven_Beckert.
Aí chegamos no Brasil colonial. John Monteiro sobre São Paulo seiscentista, Carla Almeida (cap. 4) sobre Minas, e Stuart Schwartz e @JooFragoso9 e Manolo Florentino (cap. 5) como visões mais gerais.
Em seguida, mais especificamente sobre escravidão, alforria e gênero com Rafael Marquese, Sheila de Castro Faria e Júnia Furtado.
Depois, Piketty para sintetizar a discussão sobre Revolução Francesa e Século XIX, e o famoso capítulo 24 d"O Capital". O Robert Allen ficaria como leitura complementar.
Para o Brasil oitocentista, Zephyr Frank, meu colega Ricardo Salles (cap. 4), Marcos Ferreira de Andrade e @JooFragoso9 (difícil escolher um capítulo nesse livro)
Para a desagregação da escravidão, um artigo recente do meu co-autor Rodrigo Goyena Soares, a síntese do Adalberto Cardoso, @hebemattos (também não sei qual capítulo) e, para comparar, o do @JRodriguezWeber sobre Chile.
Para a Primeira República não sei muito bem, mas os primeiros que vem a mente são George Reid Andrews, Karl Monsma (cap. 6), Adalberto Cardoso (caps. 2 e 3) e Walter Fraga.
Para uma visão geral do século XX, seria o capítulo 6 do @phgfsouza , @PikettyLeMonde sobre Índia e primeira metade do século XX e @BrankoMilan (cap. 1).
Para terminar, teríamos @marcelo_meds e @phgfsouza , George Reid Andrews comparando com os EUA, Marta Arretche (considerações finais) e @BrankoMilan (cap. 3, sobre capitalismo político).
Enfim, ficaram faltando algumas coisas (especialmente América Latina - Jorge Gelman sobre Argentina oitocentista deveria ter entrado), e o fato de que eu não utilizaria textos em inglês como obrigatórios limita bastante (vide a ausência de Jeffrey Williamson e Peter Lindert).
Algum dia boa parte disso aí vai virar um texto sobre desigualdade no Brasil até 1920, em co-autoria com o @phgfsouza (só não sei quando!).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thiago Krause

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!