My Authors
Read all threads
Sobre a história da Naja que picou um estudante de Medicina Veterinária em Brasília, informações que eu consegui há 9 anos podem explicar o submundo que trouxe essa cobra até aqui.
Para quem não sabe como uma Naja chegou aqui, adianto que provavelmente ela nasceu no Brasil. Em 2012, consegui informações sobre uma rede nacional de tráfico de répteis. As Najas eram trazidas e reproduzidas aqui por um único criador, que fazia as transações pela internet.
O negócio envolvia desde troca com outros criadores por espécies brasileiras, até venda para serviços de feitiçaria. Uma Naja albina para feiticeiros chegava a custar R$ 50 mil. Pasmem, amulta máxima que um traficante pega por bicho é de 5 mil.
Na época, o Ibama foi informado, mas desconheço o desenrolar da história. E cabe dizer que esse submundo de criadores ilegais de exóticos não é novidade. É muito fácil achar grupos no Facebook, por exemplo.
Nesse meio, onde os criadores reproduzem ilegalmente as espécies, rolam muitas permutas. Pode ter sido o caso desse estudante. Desses anos pra cá, as Najas caíram na mão de muita gente e é bem provável que não seja mais um ponto central de distribuição.
Essa história é um combo de absurdos. Além do tráfico e do manejo manual de uma espécie estrangeira altamente letal sem soro disponível no Brasil, o animal ainda foi abandonado em área pública. Mesmo dentro da caixa, o risco é enorme.
Essa irresponsabilidade esgotou a única dose de soro disponível no país, reservada ao Instituto Butantan, que mantém um exemplar. Isso coloca tratadores em risco até que a importação de uma nova dose chegue. E, infelizmente, o rapaz não reagiu bem ao soro.
Digo infelizmente, porque espero do fundo do coração que ele sobreviva. Família nenhuma merece essa torcida pela morte, por um erro que deve ser corrigido pelas vias legais. Que ele saia dessa, pague pelos erros e ajude a desmontar o esquema. Essa Naja é só a ponta do iceberg.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Hugo Fernandes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!