O Ceará é o quinto estado mais pobre do Brasil (PIB per Capita), mas está entre os primeiros no IDEB 2017 no Ensino Fundamental, índice que mede a EVOLUÇÃO ESCOLAR dos alunos nos municípios.
O que explica? INCENTIVOS!
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Não houve qualquer evolução nos resultados educacionais do estado nesse período.
Onde estava o ERRO?
O direcionamento era claro: gaste mais $$$ em educação que você será recompensado! Não fazia sentido!
O governo então resolveu mudar: adotou a GESTÃO POR RESULTADO!
Como funcionava?
Ao invés de olhar os recursos alocados em educação (MEIO), o critério passaria a ser o de aprendizado dos alunos (FIM).
E qual foi o resultado?
Em 2017, 82 das 100 melhores escolas do Brasil estavam no Ceará. Em 2005, apenas 1 escola estava na seleta lista.
E os resultados consolidados no estado?
Em 2007, 9,2% dos alunos do E. Fund. II (6 a 9o ano) tinham aprendizado adequado de matemática. Em 2017, passou para 22,7%.
Nordeste evoluiu de 8,5% para 14,7%. Brasil passou de 14,3% para 21,5% no mesmo período.
E as notas no IDEB?
Nordeste saiu de 2,9 e chegou a 5,1. Brasil passou de 3,8 para 5,8 no mesmo período.
Avanços em alfabetização e redução de evasão também foram observadas.
PQ?
Os gestores dos municípios sabiam que precisavam mostrar resultado para receber mais recursos na forma de repasses do ICMS.
Não à toa, outros estados têm tentado replicar essa metodologia para a sua realidade local.
E por aqui, trago o ICMS EDUCACIONAL que, com alguns aprimoramentos à experiência do Ceará, busca reforçar a gestão por resultado!
Com incentivos alinhados e sem gastar R$ 1 a mais, é possível TRANSFORMAR a educação!
ipece.ce.gov.br/2019/09/05/cea…
RS: g1.globo.com/rs/rio-grande-…
GO: site.educacao.go.gov.br/educacao/gover…
Resultados no IDEB:
todospelaeducacao.org.br/conteudo/anuar…
Informações sobre o Projeto ICMS Educacional:
al.sp.gov.br/propositura/?i…