, 24 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
DEMOCRACIA, O DEUS QUE FALOU - REVIEW

Então, como havia vos falado, eu recomecei a ler o Democracy, planejei fazer resumos de cada capítulos e postar aqui em formato de thread. Espero que gostem e complementem, critiquem como quiser.
-------INTRODUÇÃO-------

Após muitos prefácios, Hans Hermman Hoppe inicia Democracia, O Deus que Falhou, com uma breve revisão histórica. Seu foco nessa revisão é a Primeira Guerra Mundial.
Iniciada em 1914, essa guerra foi definitiva para as democracias. Quase todas elas, ou pelo menos as maiores, dissolveram-se e passaram à repúblicas europeias.
O ancien régime foi deposto. Se fosse vista como uma guerra de ideologias, seria a guerra da Áustria e do jeito austríaco, contra os Estados Unidos e o jeito americano.

Propaganda americana do século XX e Viena em 1890
Esse ideal de estado de bem estar social, de jeito americano de viver era personificado em um representante, Woodrow Wilson, como se fosse o bem lutando contra o mal.
Não se comenta muito sobre isso, sobre como a Áustria era um país com economia e moedas fortes antes, com grande território e como foi praticamente abolida após o fim da guerra.
A Alsácia Lorena retornou para França, antes da Áustria. A Alemanha é desmilitarizada. O Sarre é ocupado por franceses. A Prússia ocidental e a Silésia é dada aos poloneses. E por fim, com o que restou, a Áustria é dividida em Tchecoslováquia e Iugoslávia.
Enfim, foram uma série de medidas que destruíram a cultura de um povo que era totalmente contrário ao American Life Way. A Áustria foi por um bom tempo, berço de inúmeros pintores, pensadores, musicistas e cientistas, muito dos quais foram apagados.
Após essa retomada, Hoppe elenca alguns pontos da monarquia que entende ser melhor que a democracia e a república. Não é um defensor da monarquia, mas se só pudesse escolher entre esses dois sistemas, escolheria a monarquia, devido ao seu caráter de “propriedade privada”,
já que geralmente uma família é dona do país.
Após alguns breves comentários sobre o que é a democracia, que deve ser aprofundado mais adiante, o autor explicita o meio pelo qual ele obteve esses conhecimentos, os quais está expondo no livro.
A ciência econômica é uma ciência a priori.
Como exemplo, cita a matemática e a física. Por abstração, sabemos que dois corpos não ocupam o mesmo espaço, que uma reta é o caminho mais curto entre dois pontos, que a soma de dois lados do triângulo sempre é maior que o comprimento do terceiro lado, etc.
Você não precisa testar para saber que estão corretos sempre.

E então, ele aplica isso ao campo humano e econômico.
Por exemplo: ninguém pode não agir; uma menor quantidade de um bem é mais valorizada que uma maior; a produção precede o consumo; sem a propriedade privada não se pode haver preços; a tributação diminui o nível de riqueza de um povo;
o conflito interpessoal ocorre se as coisas são escassas, etc.

Essas proposições afirmam algo, diferente do conhecimento empírico, o qual pode depender do tempo em que você faça experimentos para comprovar.
Alguns exemplos empíricos são: As crianças preferem MC em vez de BK; os alemães ebebm mais cerveja do que franceses; os japoneses poupam mais do seu salário, etc.
Essas proposições exigem coletas de dado e não são contingentes.
Conhecimentos a priori não podem ser negados por fatos históricos, apenas ilustrados.
Após essa definição e esclarecimento acerca da ciência austríaca, ele então finaliza com algumas propostas que pretende revisar no livro. Alguns aspectos históricos que são ensinados em moldes nas escolas.
Ele questionará muitos conceitos e fatos históricos e colocará outros pontos de vista, baseado nessas premissas a priori que menciona no início.
É um livro muito bem escrito, com raciocínio lógico fácil de acompanhar. Se você não leu nenhum nada libertário eu não recomendo que começe por ele. Mas se já leu artigos, livros ou algo que dê base, recomendo fortemente a leitura.
Link do livro físico: amzn.to/2AVF5uC
Link do livro virtual: lelivros.love/book/baixar-li…
O capítulo um é bem comprido, então eu devo dividí-lo em três ou quatro partes para postar aqui.

Boa leitura :))

Lembrando que esse é um resumo e não corresponde à leitura do livro na íntegra.
Falhou*
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Roberta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!