My Authors
Read all threads
EXCLUÍDOS DO ENSINO NA PANDEMIA

Famílias com filhos em redes municipais de ensino sofrem com a falta de acesso ao ensino remoto durante a pandemia. O contextos de vulnerabilidades sociais e falta de acesso à internet se interpõem à educação ofertada. Siga a #thread
Kiaras, Sophias, Gustavos, Karolinys, Joãos, Brenas e tantos outros meninos e meninas em idade escolar que, diante da pandemia de Covid-19 e da necessária paralisação das atividades presenciais das escolas estão atravessando os meses com pouca ou nenhuma aprendizagem.
Com o celular da mãe nas mãos, o menino Gustavo Bezerra Roldão, 10, se coloca perto da porta do banheiro. É que ali, vez ou outra, o sinal da internet do vizinho chega e ele consegue assistir uma parte do vídeo que o professor mandou o link.
Também é daquele canto da casa, no Conjunto Ceará, que a mãe, a artesã Carla Cristina Bezerra Roldão, 38, baixa os PDFs mandados às terças-feiras no grupo na Escola Municipal Irmã Maria Evanete no WhatsApp, e envia para a lan house do bairro aberta à meia porta, mesmo sem poder.
É na lan house que Carla consegue um preço camarada para imprimir as atividades escolares dos filhos Gustavo e Sophia Bezerra Polinário, 7.
“Tem que ficar balançando direto o celular pra internet pegar. Dá pra ver os vídeos, mas fica pausando, isso atrapalha, eu me desconcentro, tenho que voltar, porque quando para e volta eu nem sei o que ele tava falando antes”, conta Gustavo.
Ele é aluno da quarta série do Ensino Fundamental e, tanto ele quanto Sophia, tinha uma rotina de quatro horas de estudo pela manhã que foi substituída pela resolução de tarefas por uma hora no turno da tarde, sob a supervisão da mãe.
Como Gustavo sabe ler, a atenção de Carla fica mais voltada para Sophia - a pequena, que cursa a segunda série, é facilmente dispersa do estudo em casa.
“Na escola tinha tarefinha, brinquedo, meus amiguinhos, a professora. E eu aprendia mais na escola. Quero voltar a ir. Vou chegar lá e dar abraço na professora, na tia da cantina, nos amiguinhos. Abraço não que não pode né? Vou dar uma palma de cotovelo”, declara Sophia.
Além dos vídeos e do conteúdo dos PDFs, os dois recebem cadernos de atividades mensalmente, junto com a cesta básicas e ainda há a resolução de exercícios nos livros didáticos.
A série de reportagens do O POVO+ mostra como a pandemia acentuou a desigualdade no acesso à educação, a partir do cenário de famílias carentes que não têm internet.
Para ver a reportagem com outras histórias veja aqui no link.
mais.opovo.com.br/reportagens-es…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with O POVO Online

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!