My Authors
Read all threads
EUA ameaça impor sanções em empresas que participam da construção do gasoduto russo para a Europa - Nord Stream 2. Vamos entender as razões e contexto. Thread 👇🏼:
A política externa russa na Europa tem uma grande força motriz: gás natural. O gás russo impede milhões de europeus de congelar no inverno e mantém várias indústrias rodando.
25% do gás natural consumido na Europa vem da Rússia. Metade do gás alemão é russo, 60% do gás da Grécia e Áustria, 80% da na República Tcheca, 100% na Finlândia e Bálticos entre outros.
Isso explica um pouco a reação apática de vários países europeus quando a Rússia anexou a Crimeia e a Europa ficou de boa, reclamando de longe.
O gasoduto Nord Stream liga a Alemanha. O Blue Stream no sul leva gás a Turquia. O gasoduto Yamal atende a Polônia e a Rússia. Todos se ampliam para atender outros países europeus.
O Nord Stream 2 vai aumentar o abastecimento para a Alemanha, Áustria, Hungria e outros países europeus. Esse aumento na dependência do gás russo é o que incomoda os EUA. Pq?
Os EUA vivenciaram uma explosão na produção de gás de xisto e se tornaram auto-suficientes. Resta exportar essa energia e capitalizar não só financeiramente mas politicamente. Para transportar, esse gás precisa ser liquefeito = LNG (Liquefied Natural Gás).
No entanto, quem recebe esse LNG precisa de uma infra específica. Sem terminais portuários específicos, esse gás não pode ser convertido para uso. Assim, os EUA buscam matar dois coelhos com uma “caixa d’água só”, como dizia Dadá Maravilha:
O desenvolvimento de infra para receber o LNG americano faria o investimento na ampliação do Nord Stream 2 perder valor. Além disso, ofereceria um canal alternativo de energia que poderia finalmente enfraquecer o peso russo na política europeia.
A Alemanha não gostou muito dessa ideia, e segue firme no objetivo do Nord Stream 2. Assim, os EUA cogitam sanções contra empresas que estão no projeto: Gazprom, Engie, Uniper, Wintershall e OMV.
O que está em jogo é a capacidade histórica que a Rússia tem de dar as cartas na política energética da Europa. Os EUA podem finalmente interromper isso, mas as controvérsias de Trump com aliados da Otan não ajuda nesse momento (isso inclusive gera antipatia em Berlim).
A RUS não irá deixar barato as ofensivas americanas no campo energético. A ALE tem um papel crucial: estimular o avanço do Nord Stream 2, frear e partir com tudo para terminais LNG ou ficar quieta e deixar rolar? O mais provável é que a Europa seguirá se aquecendo com gás russo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thiago de Aragão

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!