My Authors
Read all threads
Uma colisão de buracos negros emitiu luz?

Cientistas detectaram a partir do ZTF um fenômeno que corresponde à fusão de dois buracos negros. Mas há um detalhe surpreendente: foi observada a emissão de luz.

Crédito: SXS

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
O Zwicky Transient Facility (ZTF) é um sistema que está acoplado a um telescópio no observatório Palomar, na Califórnia. Com ele é possível analisar uma grande parte do céu em uma única imagem, possibilitando a captura de eventos transientes.
Transientes são objetos ou fenômenos astronômicos de curta duração, quando comparado ao tempo de evolução das galáxias, por exemplo. Alguns exemplos são as supernovas, eventos envolvendo buracos negros e passagens de asteróides.
Buracos negros são extremamente massivos, com força gravitacional tão grande que nem a luz consegue escapar. Os objetos do estudo estão localizados a 7,5 bilhões de anos-luz da Terra, em uma região com grande acúmulo de gás e poeira, que envolvem também um terceiro buraco negro.
Gás e poeira são capturados devido à forte atração gravitacional dos buracos negros, onde permanecem orbitando. A estrutura formada nesse processo é conhecida como disco de acreção.
Quando ocorreu a aproximação entre os dois buracos negros, eles saíram de sua órbita e começaram a girar ao redor do outro, criando um movimento espiralado, até a colisão.
Segundo pesquisadores, a luz pode ter sido originada pela movimentação e consequente aquecimento do material do disco de acreção, causada por essa rotação dos buracos negros. Assim, a poeira e gás próximos ao evento brilhariam mais.
Essa hipótese sobre a origem da luz ainda não foi confirmada, pois antes é necessário que o LIGO-Virgo comprove que realmente foi observada a colisão e essa emissão. Eles têm um acordo para intercâmbio de dados, logo trabalham juntos em diversas detecções.
O Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO) é um interferômetro que tem como objetivo detectar ondas gravitacionais, que se tornam evidentes após grandes eventos astronômicos (como a fusão de buracos negros), que provocam grandes perturbações no espaço-tempo.
O Virgo também é um interferômetro, que está localizado na Itália. Caso ocorra a confirmação desse evento, será o primeiro registro de uma emissão de luz decorrente da fusão de buracos negros.
GNIPPER, Patrícia. "Buracos negros se fundem e astrônomos creem terem visto luz emitida pela colisão". Canaltech
HERSHBERGER, Scott. "Estudo que sugere que fusão de buracos negros gera emissão de radiação desperta controvérsia". Scientific American Brasil
GRAHAM, M. J. et al. Candidate Electromagnetic Counterpart to the Binary Black Hole Merger Gravitational-Wave Event S190521g. Physical Review Letters, v. 124, n. 25, p. 251102, 2020.
CLAVIN, Whitney. "Zwicky Transient Facility nabs several supernovae a night". Physorg
LIGO. Disponível em: <ligo.caltech.edu/page/about>

VIRGO. Disponível em: <virgo-gw.eu/#about>
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Grupo de Astronomia da UFMG

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!