My Authors
Read all threads
Todo mundo que escreve sobre a batalha da comunicação digital desconsidera uma dessas duas coisas:

1. O $$ envolvido (a extrema-direita têm bilhões de dólares circulando num fluxo global pra manter as máquinas ativas)

2. O funcionamento interno dos partidos de esquerda. (cont.)
Sobre o 1, estamos falando de gente como Robert Mercer, Charles Koch e David Koch (morto em 2019), Steve Bannon, Arron Banks, Peter Thiel, Palmer Luckey, Robert Shillman, Nigel Farage e muitos outros fascistas bilionários que financiam/orientam a extrema-direita globalmente. +
Sem considerar o que essas pessoas - cujas fortunas somadas supera alguns países do G20 - fazem, qualquer análise dessa disputa equivale a comparar o exército dos EUA com o do Iraque na "guerra" de 2003.

Ou seja, não dá pra levar a sério.
Sobre o ponto 2, há muitos elementos que valeriam teses de doutorado, mas o principal motivo que dificulta a ação dos partidos de esquerda na batalha digital é a concepção meramente INSTRUMENTAL da comunicação que prevalece entre os dirigentes e boa parte da militância. +
Via de regra, a comunicação é encarada como algo à parte, como mera ferramenta para auxiliar a política.

Isso já era algo equivocado mesmo antes da Internet, mas sobrevivia por vários fatores, que foram varridos com a emergência das plataformas que permitem... (cont.)
produção e difusão de conteúdo em massa e ao mesmo tempo de forma direcionada, segmentada e descentralizada, com muitos indivíduos atuando como o que era chamado antigamente de "ponto focal" e agora de "nós de rede" que podem ser vários tipos de atores políticos. Por fim... +
A assimetria de recursos financeiros continuará fazendo a diferença na batalha das redes, mas é possível avançar bastante na efetividade da esquerda, A PARTIR e DESDE que a concepção predominante mude e os dirigentes entendam que, em boa medida, a comunicação é A ação política.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Rogério Tomaz Jr.

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!