My Authors
Read all threads
Conto hoje no Estadão que o governo pediu e a Comissão Mista de Reavaliação de Informações, última instância da #LAI, barrou o acesso a 4 mil páginas de relatórios de monitoramento de redes sociais. Planalto tenta impôr sigilo nos documentos desde 2019.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Um histórico do caso: em dezembro de 2019, revelei que a Secom usou a Lei de Direitos Autorais para dizer que não poderia divulgar os documentos - a justificativa foi rechaçada por especialistas em transparência pública e Lei de Acesso.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Em março, perante a CGU, o governo mudou de ideia: disse que os documentos eram preparatórios (ou seja, são usados para tomadas de decisões). Qual decisão? Não sei. O governo não soube informar. Mesmo assim, a CGU barrou o acesso.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Na verdade, a própria Secom disse que 'não se vislumbra interesse público' na divulgação dos relatórios. Ainda mais sério é que foi elaborado um parecer técnico pela liberação dos documentos - que foi ignorado.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Ordens de serviço que obtive por Lei de Acesso mostram que a intenção do governo é identificar 'repercussão' e 'principais influenciadores' em discussões nas redes sociais sobre temas do governo. O Planalto nega mirar contas específicas.
Perante a CMRI, o governo revelou pela primeira vez que produziu 540 relatórios entre janeiro e novembro do ano passado com cerca de 4 mil páginas ao todo. A Secom diz que os documentos tem informações pessoais e de metodologia de empresa - o que estaria protegido por sigilo.
Como seriam muitos documentos, a Secom também alegou que tarjar essas informações 'sensíveis' protegidas por sigilo demandaria trabalho adicional para os servidores da pasta. As justificativas foram aceitas pela CMRI, que travou o acesso.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Esta apuração é algo que me debruço desde o ano passado e graças a ela conversei com muita gente que entende de transparência. Algumas fontes que recomendo: @_fiquemsabendo, @FAngelico, @mgaldino, @trbrasil.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Paulo Roberto Netto

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!