My Authors
Read all threads
Os efeitos imediatos da COVID-19 e o número de mortes são tão chocantes que negligenciamos o impacto a longo termo da doença. Nesse fio falarei sobre o q sabemos sobre isso. Já sabemos muito. O que mais me inquieta é o que ainda não sabemos.
edition.cnn.com/2020/07/19/hea…
Um estudo do CDC mostra que 1/3 dos pacientes com COVID-19 que não são hospitalizados têm sintomas a longo prazo. Muitos desses pctes são jovens e saudáveis. Dos pesquisados entre 18 a 34 anos, cerca de 20% tiveram sintomas duradouros.
cdc.gov/mmwr/volumes/6…
Autor de um estudo em Sydney revela que "pelo menos 20%” de uma amostra representativa de "participantes selecionados aleatoriamente que não foram hospitalizados relataram sintomas 3 meses após a eliminação do vírus”. Isso vai de encontro aos dados do CDC.
smh.com.au/politics/feder…
Em um estudo de resonância magnética cardíaca em 100 pacientes que se recuperaram da COVID-19, quase 80% apresentaram inflamação do miocárdio ou outros sintomas cardíacos – 60% não tinham condições pré-existentes
jamanetwork.com/journals/jamac….
Acompanhamento de 143 pcts “recuperados”, com 3 resultados de PCR neg: 2 meses depois 44,1% relataram piora da qualidade de vida, incluindo sintomas de fadiga persistente (53,1%), falta de ar (43,4%), dor nas articulações (27,3%) e dor no peito (21,7%). jamanetwork.com/journals/jama/…
Existe um gde número de manisfestações neurológicas associadas com COVID-19. Incluem delírio, psicose, encefalite viral, encefalopatias, acidente vascular cerebral, e distúrbios neurológicos periféricos como síndrome de Guillain-Barre. academic.oup.com/brain/article/…
Em um estudo de 58 ptes admitidos no CTI, 84% tiveram problemas neurológicos e 33% continuaram confusos e desorientados quando receberam alta – 2 de 13 pctes com ressonância magnética apresentaram acidentes vasculares cerebrais (AVC) isquêmicos
nejm.org/doi/full/10.10…
Em uma série de 214 pacientes com COVID-19, eventos cerebrovasculares agudos, comprometimento da consciência e lesão muscular foram observados em 36,4% dos pacientes. Esse número subiu em pacientes c doença mais grave (45,5%). jamanetwork.com/journals/jaman…
Vários estudos descrevem o surgimento de um novo distúrbio inflamatório infantil –Síndrome Inflamatória Multi-sistêmica na Infância – em crianças com Covid-19. Já são mais de 1.000 casos e acredita-se q isso é apenas a ponta do iceberg. nejm.org/doi/full/10.10…
Sintomas crônicos (distúrbios do sono/fadiga/depressão/dores musculares) são comuns em outras coranoviroses – 1/3 dos sobreviventes de surto de SARS em Toronto tiveram q modificar trabalho e estilo de vida. Somente 14% não tiveram sintomas a longo prazo. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
Da mesma forma, em um grupo coreano de sobreviventes de MERS, 48% ainda experimentavam fadiga crônica após 12 meses.
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
Para aprendermos mais sobre sintomas a longo termo, um estudo na Inglaterra vai rastrear 10.000 pacientes por ~12 meses. Por eqto, proteja-se. Use máscaras, mantenha distância, lave as mãos. Porque uma coisa já sabemos: COVID-19 é uma doença insidiosa.
nihr.ac.uk/news/major-stu…
Existem outras sequelas já descritas da COVID-19 q não foram discutidas nesse fio. Entre elas, fibrose pulmonar e insuficiência hepática. Existe tbem a possibilidade de latência do vírus. Vou atualizar o fio depois, mas agora vou jantar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc 🇧🇷🇺🇸

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!