Como os programas de #recompra influenciam os preços das ações? As pesquisas em finanças evidenciam alguns motivos que levam as empresas a recomprarem ações próprias: ajuste na estrutura de capital, níveis de caixa/ conflitos de agência, substituto ao dividendo e
Sinalização para o mercado de que as ações estão subavaliadas. Recompras pelas empresas brasileiras: em março desse ano (caos pelo medo do COVID-19) foi o mês em que ocorreu mais programas de recompra desde o final de 2018.
Se observarmos a associação entre o IBOVESPA (proxy para mercado) e a quantidade de anúncios de recompra, vemos uma relação inversa entre esses dois. Ou seja, as empresas tendem a recomprar quando o mercado está em baixa.
Desempenho das ações pós recompra: Pesquisas nacionais e internacionais evidenciam que (na média) as empresas tendem a apresentar retornos anormais no período pós recompra de ações, o que se alinha com a hipótese de sinalização de subavaliação.
No Brasil, o estudo de Castro e Yoshinaga (Revista de Contabilidade e Finanças) observou que a criação de uma carteira baseada em empresas que fazem recompras, geraria retornos anormais na faixa de 5,4% a 7,9%.
🚰 💰🧵 🏴☠️1/20 Quanto vale a Sabesp #SBSP3 privatizada? Com sinais mais do que claros por parte do governo de SP para privatizar a cia, investidores e analistas se perguntam qual o patamar de preço seria justo para a empresa, considerando a conclusão de sua privatização:
Primeiro, é preciso entender os moldes que a privatização será feita, dado que, o setor de saneamento é regulado, sendo que seu principal driver de valor (tarifas) são reguladas aqui em SP pela ARSESP, a qual estipula as tarifas “justas” a partir da revisão e reajustes tarifários
Assim, o incremento de valor em processos de privatizações em setores regulados não vem necessariamente da elevação das receitas líquidas, mas do incremento das margens operacionais da cia e consequentemente do retorno sobre o capital investido, oriundo do aumento de eficiência
No mercado de ações, o investidor individual pode bater os profissionais no jogo deles
O investidor individual tem de longe, a melhor posicao no mercado:
Nao precisa prestar contas sobre VaR, Drawndown e vol do portfolio
Nao precisa explicar todo tempo as teses de investimentos
Consegue comprar e vender justamente nos melhores momentos, onde muitas vezes o fluxo de mercado obriga o institucional a comprar no topo e vender no fundo
Mas a sardinha prefere:
Ficar comprado em empresas ruins, a precos ruins, assumindo riscos desproporcionais.
Operar derivativos sem nem saber como sao precificados, assumindo riscos desproporcionais.
Operar com a manada, sem teses próprias
Acompanhar narradores de mercado, em detrimento de quem cria suas proprias teses
1/n – De uma forma simples: porque a Petrobras segue a paridade de preços internacionais e o motivo pelo qual uma mudança nessa metodologia não passa de demagogia barata. (pfv, não transforme os comentários em palanque para políticos de estimação...
2...todos eles só almejam dinheiro e poder, independentemente a que custo, e especialmente quando é o povo quem paga por esse custo). Brevíssimo resumo da atual política de precificação:
3 Por que o preço internacional do petróleo está tão alto? Como qualquer coisa na vida, o preço de tudo depende da oferta e da procura. Com um mundo procurando cada vez mais energias renováveis em detrimento das fósseis...
1/n – Domingo de frio, seguem algumas dicas para quem está estudando ou planejando tirar o CNPI (foco no fundamentalista). Quem já tiver experiência nesse processo e quiser contribuir, por favor. segue o fio:
Estruture o projeto e o objetivo a ser alcançado – O conteúdo das provas é bastante amplo. Olhe com carinho a grade de conteúdos fornecida pela APIMEC e estude ela por completo. Eu fiz primeiro a prova do conteúdo brasileiro.
Nada do conteúdo foi novidade para mim, mas é preciso revisar tudo com calma. Esquecer, também é parte do processo.
1/n - Modelos de valuation, qual utilizar? Segue o fio
No “emaranhado” de modelos de avaliação disponíveis para mensurar o valor intrínseco de uma ação, é natural que surja uma certa confusão em seu uso.
2 - Podemos facilmente “matar” uma empresa avaliando-a com o modelo que não seja adequado para seu modelo de negócios, ciclo de vida, alavancagem, descontinuidade da cia etc.
3 - De forma geral, todo modelo busca a representação da realidade. Assim, a escolha do modelo de valuation mais adequado se dá pelo conhecimento da realidade do ativo avaliado, ou seja, a história por trás daquela avaliação.
1/19 A jornada do Fundamentalista – O que é investir com base nos fundamentos de uma empresa?
2 - Visão de dono como Filosofia de investimento
O fundamentalista é, antes de tudo um sócio da empresa a qual ele investe, ou seja, maior preocupação não é com os movimentos de mercado no curto prazo, nem mesmo com o que o mercado enxerga como a “ação quente” daquele momento.
3 - Como sócio, sua preocupação está em acompanhar o desenvolvimento dos negócios de suas empresas, a evolução da sua lucratividade, rentabilidade e da capacidade de geração de caixa futura.