Segundo relatório da ONG @OxfamBrasil, os bilionários do Brasil e da América Latina ficaram consideravelmente mais ricos durante a crise causada pela pandemia do novo #coronavírus. Como isso aconteceu? Conversamos com um especialista para explicar o que significa este resultado
Leia o #NexoExpresso “Por que os super-ricos ficaram ainda mais ricos na crise” em nosso site nexojornal.com.br/expresso/2020/… ou entenda e retuite os destaques da entrevista no fio 👇
Períodos de crise podem significar aperto para o bolso das famílias. Seja por queda em rendimentos, redução de salário ou mesmo o desemprego. Neste #DurmaComEssa falamos sobre como 1,2 milhão de postos formais foram fechados no primeiro semestre de 2020 nexojornal.com.br/podcast/2020/0…
A realidade para quem é muito rico é diferente. De acordo com a @OxfamBrasil, oito novos bilionários surgiram na América Latina e no Caribe entre março e julho de 2020. No Brasil, o conjunto da riqueza dos 42 bilionários aumentou 27,6% no período considerado pelo relatório
Os três brasileiros mais ricos em 2020 são o banqueiro Joseph Safra, o empresário Jorge Paulo Lemann (sócio de Ambev, Burger King e Kraft Heinz) e Eduardo Saverin, cofundador do Facebook. Que organiza a lista é a revista americana @Forbes (forbes.com/billionaires/)
Importante: riqueza não é só dinheiro no banco. A conta considera também imóveis, a participação em empresas de capital fechado, mas também, principalmente, as ações de empresas listadas em bolsas de valores - e que passaram por forte oscilação desde o início da pandemia.
Segundo @hnrq_cstr, da @EconomiaGV: "O levantamento faz uma análise a partir da data de 18 de março e compara com relação a julho. Se a gente for lembrar o que estava acontecendo aqui no Brasil e em vários outros países, as bolsas de valores estavam na parte mais baixa"
É necessário levar em conta a realidade da bolsa de valores para entender o que os dados querem revelam: “Essas pessoas super-ricas têm muita relação com o mercado de ações. E o mercado de ações desse período cresceu – no Brasil e em vários outros lugares do mundo” - @hnrq_cst
“Enquanto a população em geral perdeu renda durante a pandemia ou teve dificuldades em manter seu nível de trabalho e de renda, os super-ricos não dependem de salário, mas de fazer render sua riqueza” - @hnrq_cst
O relatório da ONG sobre os bilionários brasileiros e latino-americanos termina com um pedido para que os super-ricos paguem mais impostos, a chamada taxação de grandes fortunas
“Já havia grande desigualdade antes da pandemia. A pandemia aumentou o problema. A solução passa por pensar sistemas de forma a minimizar esse problema. Tributação é um caminho. Mas por enquanto as propostas não atacam essa grave injustiça”, explica @hnrq_cst
Três artigos de opinião publicados em 2020 em nosso jornal revelam diferentes visões sobre as desigualdades provocadas (e agravadas) pela pandemia
Para o senador @paulopaim, “a taxação das grandes fortunas é possível e é elemento indispensável para que o nosso país melhore o sistema de saúde, salve vidas, crie políticas de erradicação da pobreza e oportunize emprego e renda” nexojornal.com.br/colunistas/tri…
Ensaio para seção #Debate, Danielle Klintowitz, Felipe Moreira e Jéssica Tavares falam sobre como ações como a renda básica emergencial e utilização de prédios públicos vazios para isolamento são políticas públicas que vão além da pandemia nexojornal.com.br/ensaio/debate/…
A economista @lauraabcarvalho fala, em sua coluna no Nexo, sobre desigualdade: “Há uma crise global, mas o impacto do novo coronavírus está longe de ser tão democrático quanto muitos gostam de afirmar” nexojornal.com.br/colunistas/202…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#NexoArquivo | Relatório da OCDE aponta que salário de docentes dos anos finais do ensino fundamental está abaixo da média do grupo. Profissionais de outros níveis de ensino também têm menos rendimentos. nexojornal.com.br/extra/2021/09/…
#NexoArquivo | [acadêmico] Esta pesquisa de mestrado, realizada por Fernanda Castro Marques na FGV, busca entender a contribuição da formação continuada de professores para o sucesso do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Ceará. nexojornal.com.br/academico/2019…
Decisão de tribunal superior demorou para ser cumprida. Primeira instância, então, transformou prisão temporária em prisão preventiva, mantendo motoboy que incendiou estátua atrás das grades. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
Na quinta-feira (5), o ministro do STJ Ribeiro Dantas revogou a ordem de prisão temporária do motoboy Paulo Galo, mas a polícia fez um novo pedido de prisão preventiva e fez com que a decisão do tribunal superior perdesse a validade.
Na página do entregador no Twitter, a defesa classificou a “morosidade” no cumprimento da decisão como “uma afronta ao ordenamento jurídico”.
Em 1991, cientista britânico lançava as bases que dariam as feições atuais à rede mundial de computadores nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
No dia 6 de agosto de 1991, o britânico Tim Berners-Lee deu o pontapé inicial na tecnologia que está na raiz do formato atual da internet. Hoje em dia, ela é conhecida pela sigla www
Assim, foi possível ter o primeiro website do mundo, que descrevia a forma de funcionamento dessa nova forma de conexão e que está até hoje no ar com o seu formato original.
Depois de seis meses de paralisia, processo contra filho do presidente volta a andar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
No dia 23 de fevereiro de 2021, o processo foi paralisado após o Superior Tribunal de Justiça anular a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador.
Por haver evidências que não estão ligadas à quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou a argumentação de que é possível dar prosseguimento ao processo.
Craque argentino ficou 16 anos no time espanhol, onde marcou mais de 600 gols e participou da conquista de 34 títulos. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
A saída de Messi do Barcelona se deve aos entraves nas negociações salariais, segundo o clube. O campeonato espanhol impõe um limite salarial aos clubes.
Apesar de não ter nenhuma informação oficial sobre o futuro do jogador, acredita-se que o dono de seis títulos de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa possa ir para o Paris Saint-Germain ou para o Manchester City.