My Authors
Read all threads
AGENDA DOS PRÍNCIPES

Na quarta-feira, 29, celebrou-se Santa Missa em sufrágio da Serva de Deus Princesa Dona Isabel, a Redentora, na Paróquia São José da Lagoa, por iniciativa do Círculo Monárquico Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, do Rio de Janeiro.
O Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi condignamente representado por seu irmão e cunhada, o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança.
Compareceram também outros bisnetos da Redentora e irmãos do Chefe da Casa Imperial; a saber, o Príncipe Dom Fernando de Orleans e Bragança, acompanhado por sua esposa, a Princesa Dona Maria da Graça de Orleans e Bragança, e o Príncipe Dom Francisco de Orleans e Bragança.
Outro irmão, o Príncipe Dom Alberto de Orleans e Bragança, impossibilitado de se fazer presente, fez-se representar por sua esposa, a Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança.
Oferecido por ocasião do 174º aniversário do nascimento da Princesa Dona Isabel, o Sacrifício da Missa, seguido de Responso, foi celebrado por Padre Omar Raposo, Pároco daquela Freguesia e Reitor do Santuário do Cristo Redentor.
Em sua homília, Padre Omar exaltou as virtudes e a catolicidade da Redentora do elemento servil. Foram co-celebrantes os Padres Rafael Marucci, Vigário da Paróquia, e Marcelo José de Sousa, Tenente-Coronel do Comando Militar do Leste, do Exército Brasileiro.
Além da Bandeira do Império e de um belo óleo sobre tela retratando a Princesa Dona Isabel – gentilmente cedido pelo Príncipe Dom Antonio, seu proprietário –, o altar estava decorado com camélias brancas.
Flor-símbolo do movimento abolicionista, junto ao qual a bondosa Redentora se empenhou de forma decisiva, sacrificando seu Trono para que o 13 de maio se tornasse possível.
Assim, o Brasil pôde assinalar com flores e festejos aquilo que outras nações tiveram o infortúnio de marcar com derramamentos de sangue e lutas fratricidas.
Ao fim da celebração, o Príncipe Dom Antonio proferiu breve discurso, no qual agradeceu, em nome de toda a Família Imperial Brasileira, as homenagens prestadas à sua veneranda ancestral, que nas três vezes em que exerceu a Chefia do Estado, na condição de Regente do Império.
Representou, portanto, na História do Brasil o modelo ideal de Soberana católica, que, por ser temente a Deus, está sempre atenta às legítimas aspirações e às necessidades de seu povo.
Neste sentido, em memória da Princesa Dona Isabel, ainda naquele dia, foram entregues alimentos não-perecíveis e produtos de primeira necessidade aos moradores do Morro da Serrinha, comunidade carente em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Sem dúvida, nada agradaria mais à Redentora, que pautou toda a sua insigne existência pelo princípio segundo o qual os Príncipes e Princesas cristãos devem estar sempre a serviço dos pobres, doentes e desvalidos.
De bom grado, registramos a presença da Diretoria e demais membros do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro, de modo particular seu Chanceler, Doutor Bruno Hellmuth, Vice-Chanceler, Embaixador Luiz Fernando Gouvêa de Athayde, e Diretora Social, Senhora Penhair Carloti.
Também estiveram presentes representantes da benemérita Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos e de algumas dezenas de veteranos e jovens monarquistas daquela capital e cidades adjacentes.
É preciso reconhecer que, face à pandemia do novo coronavírus, em respeito às medidas de distanciamento social em vigor em todo o Estado do Rio de Janeiro, o comparecimento esteve muito abaixo da capacidade da Paróquia.
E muito aquém do desejado em uma homenagem a uma figura da importância da Princesa Dona Isabel. Mas temos fé de que, com a graça de Deus e a intercessão da Santíssima Virgem, este flagelo logo será superado, e dias melhores virão para o nosso amado Brasil, a Terra de Santa Cruz.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Pró Monarquia

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!