My Authors
Read all threads
Um grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo – Parte 2
[thread por @apyus]
Joaquim Barbosa se aposentou do Supremo Tribunal Federal em 31 de julho de 2014, menos de 5 meses após a Lava Jato, que vinha em gestação há anos, finalmente ganhar as ruas. Com isso, o grupo que analisava a operação ficou desfalcado.
g1.globo.com/politica/notic…
Mas, em 11 de março de 2015, uma ideia de Gilmar Mendes foi posta em prática. Com aval de Teori Zavascki e Celso de Mello, ambos “colegas de sala”, e Ricardo Lewandowski, que presidia a casa...
...Dias Toffoli migrou da primeira para a segunda turma do STF, não sem antes se encontrar com Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo fora da agenda.
g1.globo.com/politica/opera…
De imediato, a mudança pouco alterou a taxa de sucesso da Lava Jato na última instância.
Mas, quando Cármen Lúcia, conforme esperado, assumiu a presidência do Supremo em setembro de 2016, Lewandowski desceu à vaga da ministra, completando com Toffoli e Gilmar uma maioria que, por dois anos, impôs duras derrotas à operação.
politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Aquela situação só teve fim quando Toffoli assumiu a presidência do STF, mas para tocar o “grande acordo nacional, com Supremo, com tudo” de que trata a primeira parte desta coluna.
jornalismo.art/um-grande-acor…
Todavia, ainda que a queda das execuções de pena após condenação em segunda instância fosse o grande trunfo dos autodenominados “garantistas”, eles queriam mais, praticamente tudo.
As complicações do clã Bolsonaro com a Justiça e a resistência do presidente a críticas, além da cegueira de militantes que por nada no mundo abrem mão do governismo, caíram como uma luva nas pretensões de enterrar a Lava Jato.
Desde que veio ao ar em março, essa coluna tem se esforçado para, nos mínimos detalhes, provar que o atual presidente da República é o maior erro que as urnas brasileiras já cometeram. Que o governo Bolsonaro há muito abandonou o combate à corrupção...
jornalismo.art/jair-bolsonaro…
...oculta a verdade...
jornalismo.art/governo-jair-b…
...usa a Esplanada dos Ministérios para atacar o que deveria defender...
jornalismo.art/sinisterio-jai…
...faz o Brasil passar vergonha mundialmente...
jornalismo.art/vergonha-gover…
...mantém uma relação obscura com os Estados Unidos...
jornalismo.art/qual-vontade-q…
...coloca em risco as minorias mais frágeis...
jornalismo.art/gilmar-mendes-…
...sabota o combate ao novo coronavírus...
jornalismo.art/jair-bolsonaro…
...aparelha as forças policiais...
jornalismo.art/urgencia-neote…
...transforma o país num Estado policial...
jornalismo.art/jair-bolsonaro…
...tolhe a liberdade de expressão com levantes coletivos de puro ódio...
jornalismo.art/gabinete-odio-…
...possui traços nitidamente fascistas...
jornalismo.art/e-preciso-conv…
...toca uma agenda golpista...
jornalismo.art/jair-bolsonaro…
...e que todo esse inferno é vivido em troca de uma política econômica que terminou o primeiro ano de mandato com um pibinho menor que o do governo Temer.
jornalismo.art/tudo-por-um-pi…
Mesmo assim, o impeachment do maldito sumiu do horizonte.
noticias.uol.com.br/colunas/thais-…
Afinal, só com a faixa presidencial no ombro de Bolsonaro foi possível, por exemplo, retirar o Coaf da Receita Federal, ou de uma das estruturas que servem de base a forças-tarefas como a Lava Jato.
g1.globo.com/politica/notic…
Foi possível até mesmo derrubar o secretário com a desculpa de que tentava ressuscitar a CPMF, ou o mesmo imposto que Paulo Guedes agora trabalha com aval do próprio presidente da República.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Por seu turno, após prometer vetar a gastança, Bolsonaro sancionou o aumento do fundo eleitoral para R$ 2 bilhões.
g1.globo.com/politica/notic…
Dinâmica semelhante se deu com o juiz de garantias: o presidente se comprometeu com o veto, os parlamentares o aprovaram, mas a promessa não foi cumprida.
oantagonista.com/brasil/tinhamo…
O ex-deputado federal que batia continência em público para Sergio Moro conseguiu até mesmo derrubar o comando da Polícia Federal, uma manobra que o PT exigia ainda no governo Dilma...
oglobo.globo.com/brasil/para-ba…
...e que fracassou com Temer.
g1.globo.com/jornal-naciona…
Quando Moro pediu demissão acusando interferência na corporação, André Mendonça conseguiu o Ministério da Justiça para si. E logo se deu a expurgar da pasta o que restava de Lava Jato por lá.
oantagonista.com/brasil/pf-bols…
Bolsonaro também deu de ombros à lista tríplice nomeando Augusto Aras, um procurador-geral da República tão servil que já rende saudades de Geraldo Brindeiro, o famoso “engavetador-geral da República” do governo FHC.
De uma longa lista de iniciativas descabidas, Aras aproveitou há pouco o plantão das férias para, com ajuda de Toffoli, fazer uma devassa em arquivos sigilosos da Lava Jato, coisa que Fachin, relator da operação, revogou assim que voltou do recesso.
oglobo.globo.com/brasil/fachin-…
O PGR nem esconde que atua para acabar com o que chama de “lavajatismo”.
g1.globo.com/politica/notic…
Em clima de “virou passeio”, governo e STF tentam até mesmo excluir o Ministério Público Federal da celebração de acordos de leniência...
g1.globo.com/politica/notic…
...o Conselho Monetário Nacional multiplicou por dez o valor mínimo a ser declarado de transações financeiras realizadas no exterior...
g1.globo.com/economia/notic…
...e o Banco Central aproveitou o auxílio emergencial para lançar a nota de 200 reais, o que reduz à metade a necessidade de malas da parte de gente como Geddel Vieira Lima.
correiobraziliense.com.br/app/noticia/po…
É verdade que a Lava Jato cometeu excessos, e a série de reportagens sobre o conteúdo hackeado do celular de Deltan Dallagnol desenha o problema melhor do que ninguém.
theintercept.com/series/mensage…
Mas essa geração desconhece ameaça maior ao Estado democrático de direito do que o governo Bolsonaro em si. No entanto, as forças políticas que se dizem garantistas seguem protegendo o presidente mesmo após Bolsonaro protagonizar seguidas e graves ameaças à democracia.
Entre Moro e um presidente que sabota o combate à covid-19, o chamado “centrão” não pensou duas vezes antes de blindar Bolsonaro de um processo de impeachment.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
E a coisa está tão azeitada que Ciro Nogueira, que chamava Bolsonaro de fascista até pelo menos 2017, recebeu o presidente no Nordeste com a claque clamando pelo “fim dO Lava Jato”.
brpolitico.com.br/noticias/fim-d…
Por isso, não é de se estranhar quando Lula se deu a repetir que “não dá para torcer para esse governo dar errado”.
O próprio Waldir de Oliveira, que liderava a bancada do PSL, reconheceu que “Bolsonaro ajudou a colocar o Lula em liberdade“.
oantagonista.com/brasil/delegad…
Se, em 2019, o petista vetou qualquer tipo de “fora, Bolsonaro”...
painel.blogfolha.uol.com.br/2019/05/23/cri…
...em 2020, boicotou a formação de uma frente ampla pelo impeachment do presidente.
jc.ne10.uol.com.br/politica/2020/…
Não à toa, uma ala majoritária do PT tem deixado vazar à imprensa a insatisfação com a conduta do ex-presidente como líder de oposição.
blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p…
Livre da prisão por graça de Toffoli, Lula deve saber que o autor do voto de minerva tem feito elogios rasgados a Aras...
...ou o mesmo PGR que, em dado momento, chegou a receber de Bolsonaro a promessa de indicação a uma terceira vaga que porventura abra no Supremo. Afinal, estaria passando nos “testes”.
g1.globo.com/politica/blog/…
A vaga que mais interessa, no entanto, é a primeira. Pois, apesar de votar contra as prisões após condenação em segunda instância, Celso de Mello costuma formar maioria com Fachin e Cármen a favor da Lava Jato na segunda turma.
Quando Luiz Fux, em quem Moro “trust“, assumir a presidência do STF, Toffoli voltará à primeira turma. E não seria possível conter a operação caso a primeira indicação de Bolsonaro leve ao Supremo alguém que vote em sintonia com o relator.
veja.abril.com.br/politica/in-fu…
Como Hamilton Mourão não possui uma família igualmente complicada na Justiça, não há margem para chantagens semelhantes, restando ao brasileiro engolir Bolsonaro até que os garantistas de direita, de centro e de esquerda, de governo e de oposição, garantam o enterro da Lava Jato.
Porque o grande acordo nacional, com Supremo, com tudo, protege Lula, protege o clã Bolsonaro, protege todo mundo. Só não protege você.
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/um-grande-acor…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível neste link fazer doações de qualquer valor via Catarse, Apoia-se, PagSeguro, PayPal, PicPay e Patreon. Desde já, muito obrigado a todo mundo que tem doado.
jornalismo.art/como-ajudar/
Se quiser receber atualizações do projeto por e-mail, cadastre-se em nossa newsletter.
mailchi.mp/987c3cebb1b9/j…
Também estamos testando a distribuição desse conteúdo no WhatsApp. Se alguém quiser ser "cobaia" desse experimento, pode se inscrever por este link. São "apenas" 255 vagas.
chat.whatsapp.com/JapJWtRMoQyJl7…
No Facebook, essa thread pode ser compartilhada por este link:
facebook.com/notes/jornalis…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Jornalismo Arte

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!