My Authors
Read all threads
Atenção!

existe uma subjetividade neoliberal progressista. Esse subjetividade não consegue pensar em termos de práxis e ação coletiva de transformação e imaginar se proteger ou remediar os males do mundo a partir de micro relações e controle de condutas individuais.
uma série de termos, como "espaços seguros", "em desconstrução", "reveja seus privilégios", "gatilho", "silenciamento" e afins, sem negar a pertinência de muitos elementos trazidos nesses termos, reverbera essa subjetividade neoliberal de forma progressista.
é uma lógica individualista, policialesca, auto-centrada no individuo e nas micro-relações e que perdeu de vista uma noção central: existem centros estratégicos de poder que são os pontos centrais de produção e reprodução de relações sociais e de formas de subjetivação.
sim, existe uma rede de "micro poder", mas o micro poder só é da forma que é, e só se reproduz como é, porque existem as instâncias estratégicas de poder que moldam a sociedade como é. Essas instâncias, em termos básicos, podem ser apontados em quatro interligadas.
a - forma como os seres humanos produzem a vida, ou o vulgo "relações econômicas". Quem controle a produção e distribuição da riqueza e o como.

b - poder político centro no Estado e nos seus diversos aparelhos.

c - meios de massa de produção cultural e de ideias.
d - sistema jurídico, moral e de costumes.

Não se muda as micro relações, o cotidiano, a subjetividade e os sujeitos que são produtos históricos sem tomar o poder e mudar radicalmente essas instâncias de produção e organização da vida.
claro que o ser humano tem agência, não é um mero suporte das estruturas, e pode, já no hoje, mudar relações, comportamentos, aspectos da subjetividade. Mas essa mudança NÃO PODE SER TOTAL no capitalismo e ela será o mais real de acordo com a dimensão de organização coletiva.
a práxis coletiva, a organizativa coletiva, buscando fazendo a mediação entre o hoje e o futuro, o cotidiano e as estruturas, potencializa transformações, mudanças, a produção de um novo ser humano. Mas isso só é completo com a... Revolução!
e a Revolução em si não completa esse processo, ela o inicia, abre a possibilidade histórica de completá-lo, mas pode ser derrotada pelo caminho. Na dúvida olhem para a Rússia que... não é mais União Soviética.

O mundo é duro, feio, adoecedor e uma merda. Mudá-lo não é fácil.
e essa transformação do mundo fica ainda mais distante enquanto o nosso horizonte de ação pré-política (problematização individualista na internet não é política!) e de ação for essa subjetividade neoliberal progressista.

Leiam Fanon, Lenin, Losurdo e bebam água!
Ps: desculpem os erros de português. escrevi nas pressas e fui postando
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Jones Manoel

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!