My Authors
Read all threads
Entenda o tributo que pode encarecer o livro e reduzir o acesso à literatura no Brasil

A proposta de Paulo Guedes visa acabar com a alíquota zero de PIS e Cofins para o livro, tributando o produto em 12%. #DefendaOLivro e segue o fio! 👇 Imagem. Capa do fio. No fundo, uma estante com muitos livros
O mercado de livros é protegido pela Constituição de pagar impostos desde 1946 — essa proposta veio de uma emenda apresentada pelo então deputado constituinte Jorge Amado, e foi mantida na Carta de 1988. Mas por que se fala em um novo tributo?
www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020…
Conforme o inciso VI do art. 28 da Lei nº 10.865 de 2004, a alíquota de contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda de livros é zero. (Confira: bit.ly/Lei10865)

Guedes agora propõe acabar com essa isenção.
Quando questionado por @MarceloFreixo sobre isso, o Ministro da Economia afirmou que é melhor doar livros a mais pobres do que isentar editoras de tributos. Para ele, a população mais pobre não está preocupada com livros. oglobo.globo.com/economia/guede…
Se aprovada a tributação de 12% para o livro, o governo receberá ainda mais do que os próprios autores da obra — em média, um escritor recebe 10% de direitos autorais.
Rafaella Machado, editora da Galera Record, explicou em um fio como essa desoneração pode desestimular a venda de livros. Ela também ressaltou como a imunidade tributária permitiu o reajuste do preço do livro abaixo da inflação.
Recentemente, foi publicado um manifesto assinado por oito entidades ligadas ao mercado editorial intitulado "Em defesa do livro". O documento explica o histórico da imunidade do livro e os benefícios decorrentes dela.

Confira na íntegra: bit.ly/3gzURLk
A última atualização nesse caso veio do próprio Guedes, que afirmou ainda não ter batido o martelo sobre a alíquota de 12%: "Se isso se relevar exagerado, a gente baixa". valor.globo.com/brasil/noticia…
O Sem Spoiler entende que essa é mais uma tentativa do governo de sucatear a cultura, atingindo agora o mercado do livro. Somos contra a reoneração do livro, porque isso pode encarecer um produto que já não é acessível à boa parte população por falta de políticas públicas.
Por isso, pedimos que compartilhem esse fio e usem a hashtag #DefendaOLivro durante todo o dia. O objetivo é fazer essa informação chegar no maior número de pessoas.

Assine também a petição em defesa do livro: bit.ly/PeticaoDefenda…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Sem Spoiler

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!