Nexo Jornal Profile picture
Aug 13, 2020 13 tweets 4 min read Read on X
É comum encontrar publicações de usuários dizendo que estão se sentindo “idiotas” por seguirem a #quarentena rigorosamente, enquanto o seu entorno está saindo normalmente. Mas o que fazer com esse sentimento? Segue o fio 👇
nexojornal.com.br/entrevista/202…
Com o cansaço e planos de reabertura, muitas pessoas passaram a afrouxar as próprias quarentenas, retomando a vida como ela era. Quem ainda pode ficar em casa, por outro lado, passou a se sentir trapaceado por respeitar a #quarentena enquanto outras pessoas socializam
Para entender melhor esse fenômeno, conversamos com Martha Hübner, psicóloga especializada em comportamento, professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (@usponline):
“Na psicologia comportamental, dizemos que quando as contingências não são muito claras, você precisa de um conjunto de regras muito bem definido." - Martha Hübner
“Os critérios ficaram confusos, e o resultado disso só poderia ser ações incompatíveis entre si. É como pais que não sabem ser coerentes e que dizem sim para um filho e não para o outro. E é claro, esses filhos vão começar a brigar, porque é uma situação injusta” - Martha Hübner
“É um sentimento compreensível, provocado por essa situação caótica que estamos vivendo. A pandemia no Brasil está se estendendo muito, por vários fatores. As pessoas comuns, leigas, não aguentam isso” - Martha Hübner
Mas como lidar com essa sensação de estar sendo trapaceado na #quarentena?
“O sentimento que é preciso ter agora é de sobrevivência. Em vez de se incomodar com o outro, é melhor você zelar pela sua segurança e proteger aquilo que está ao seu alcance.” - Martha Hübner
“Acolha o sentimento e saiba que ele existe por uma razão válida. Volte-se para si dizendo “estou vivo e me protegendo”, e continue com essa máxima” - Martha Hübner
“Quando tiver que intervir, intervenha racionalmente, separando o afeto das medidas sanitárias. Tenha um pouco de compaixão com esses que não estão conseguindo se proteger – pessoas que serão as mais prejudicadas e que vão prejudicar outros” - Martha Hübner
“Brigar não vai fazer ninguém se sentir melhor. As pessoas vão se sentir melhor ao se protegerem, ao analisarem os dados e ao entenderem que tudo isso é fruto de uma grande bagunça. Fazer isso é mediar o conflito da forma mais racional possível.” - Martha Hübner
Para ler a entrevista com a psicóloga Martha Hübner na íntegra e entender como lidar com a ideia de estar sendo trapaceado na #quarentena acesse
nexojornal.com.br/entrevista/202…
Ainda não assina o #NexoJornal? Conheça nossos planos e #JunteseAoNexo 👇
nexojornal.com.br/assine/?flow=s…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nexo Jornal

Nexo Jornal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @NexoJornal

Oct 15, 2021
No #DiaDoProfessor, relembre conteúdos do #NexoArquivo sobre o tema com #acessolivre. Segue a thread 👇
#NexoArquivo | Relatório da OCDE aponta que salário de docentes dos anos finais do ensino fundamental está abaixo da média do grupo. Profissionais de outros níveis de ensino também têm menos rendimentos. nexojornal.com.br/extra/2021/09/…
#NexoArquivo | [acadêmico] Esta pesquisa de mestrado, realizada por Fernanda Castro Marques na FGV, busca entender a contribuição da formação continuada de professores para o sucesso do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Ceará. nexojornal.com.br/academico/2019…
Read 9 tweets
Aug 6, 2021
Decisão de tribunal superior demorou para ser cumprida. Primeira instância, então, transformou prisão temporária em prisão preventiva, mantendo motoboy que incendiou estátua atrás das grades. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
Na quinta-feira (5), o ministro do STJ Ribeiro Dantas revogou a ordem de prisão temporária do motoboy Paulo Galo, mas a polícia fez um novo pedido de prisão preventiva e fez com que a decisão do tribunal superior perdesse a validade.
Na página do entregador no Twitter, a defesa classificou a “morosidade” no cumprimento da decisão como “uma afronta ao ordenamento jurídico”.
Read 7 tweets
Aug 6, 2021
Em 1991, cientista britânico lançava as bases que dariam as feições atuais à rede mundial de computadores nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
No dia 6 de agosto de 1991, o britânico Tim Berners-Lee deu o pontapé inicial na tecnologia que está na raiz do formato atual da internet. Hoje em dia, ela é conhecida pela sigla www
Assim, foi possível ter o primeiro website do mundo, que descrevia a forma de funcionamento dessa nova forma de conexão e que está até hoje no ar com o seu formato original.
Read 7 tweets
Aug 6, 2021
Depois de seis meses de paralisia, processo contra filho do presidente volta a andar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
No dia 23 de fevereiro de 2021, o processo foi paralisado após o Superior Tribunal de Justiça anular a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador.
Por haver evidências que não estão ligadas à quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou a argumentação de que é possível dar prosseguimento ao processo.
Read 7 tweets
Aug 5, 2021
Craque argentino ficou 16 anos no time espanhol, onde marcou mais de 600 gols e participou da conquista de 34 títulos. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
A saída de Messi do Barcelona se deve aos entraves nas negociações salariais, segundo o clube. O campeonato espanhol impõe um limite salarial aos clubes.
Apesar de não ter nenhuma informação oficial sobre o futuro do jogador, acredita-se que o dono de seis títulos de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa possa ir para o Paris Saint-Germain ou para o Manchester City.
Read 7 tweets
Aug 5, 2021
País anuncia a terceira reconversão monetária em 15 anos, para tentar reverter cenário caótico da economia local. nexojornal.com.br/extra/2021/08/…
A ideia de cortar zeros da moeda serve para tentar interromper o processo de alta na inflação, que ocorre quando há aumento generalizado dos preços.
Em 2020, a inflação acumulada da Venezuela foi de 2.959%, enquanto, no Brasil, foi de 4,52%.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(