O furacão #Laura chegou causando destruição. É o furacão mais intenso até agora da temporada de ciclones tropicais do Atlântico em 2020, que atinge principalmente os EUA, o México e o Caribe. Mas você sabe como eles se formam? Sou @_camillacosta e conto mais nesse 🧶
Para começar é bom saber que quando falamos de, furacões, ciclones e tufões estamos falando basicamente da mesma coisa: ciclones tropicais. Eles recebem nomes diferentes porque ocorrem em regiões diferentes do planeta. Essa é sua distribuição:
Em quase 60% das vezes, os furacões que chegam até o Caribe, EUA e México começam como ondas tropicais, áreas de baixa pressão atmosférica que se formam na costa leste da África e viajam empurradas pelos ventos alísios.
Quando estão no oceano Atlântico, as ondas tropicais podem acabar encontrando outras condições que possibilitam a formação dos ciclones tropicais, ou furacões. Normalmente, isso só acontece em latitudes específicas, entre os paralelos 10ºN e 30ºN.
Esses ingredientes se combinam numa espécie de balé de calor, vento e umidade, que formam aquela tempestade que vemos nas fotos impressionantes da Nasa. O furacão formado fica assim:
Mas o fenômeno passa por outros estágios, a depender da velocidade dos ventos. É por isso que, no noticiário, você vai ouvir que a Depressão tropical "Fulana" se transformou em Tempestade tropical. E talvez, horas ou dias depois, se torne um furacão.
E depois que vira furacão, geralmente é classificado também segundo a velocidade dos seus ventos em categorias, para medir seu poder de destruição. Para os ciclones tropicais do Atlântico, usamos a escala Saffir-Simpson.
Só que desde 2010, a escala Saffir-Simpson passou a considerar somente os ventos. Não considera outros fatores que são os que causam a maior parte dos danos e da perda de vidas, como as inundações e as marés de tempestade, que são provocadas pelos furacões.
"Não necessariamente a destruição ou o perigo associados a um ciclone tropical correspondem a sua categoria. Por exemplo, um ciclone de categoria maior não tem por que ter mais chuva", disse para nós o meteorologista Jorge Hidalgo, do Serviço Meteorológico Nacional do México.
Mas por que México, Caribe e EUA recebem mais furacões? Uma das razões é que ali a temperatura do oceano fica quente por mais tempo no ano. Mas há uma combinação de fatores que inclui as grandes correntes de vento que circulam no planeta, a rotação da terra e os anticiclones
Os anticiclones são áreas de alta pressão, que funcionam como um certo obstáculo e podem influenciar a trajetória dos furacões no Atlântico. É o caso do anticiclone das Bermudas-Açores. A posição dele pode direcionar mais furacões ao Caribe, ao Golfo do México à Flórida.
E por que praticamente não temos furacões na América do Sul? Resumidamente, porque não há as mesmas condições para a formação de um ciclone tropical. São fatores que vão desde a percepção da rotação da Terra próximo à linha do Equador até a temperatura das águas no Atlântico Sul.
Isso não quer dizer que nenhum tipo de ciclone aconteça. A América do Sul volta e meia tem ciclones extratropicais, por exemplo, que são formados em latitudes médias e têm núcleos frios. Foi o caso do "Ciclone-bomba" que ocorreu no sul do Brasil esse ano: bbc.in/2YHaJ7F
Mas o único furacão mesmo registrado por aqui foi o Catarina, que atingiu o Estado de Santa Catarina em 2004. Ele também começou como um ciclone extratropical, mas adquiriu características de ciclone tropical, ou seja, furacão, com o passar dos dias.
O Catarina chegou ao que, na época, era a categoria 2 na escala Saffir-Simpson. Com a reformulação de 2012, ele hoje seria considerado categoria 3. Ao menos 11 pessoas morreram, mais de 500 ficaram feridas e mais de 30 mil ficaram desabrigadas.
Mas calma. Esse é, sim, considerado um fenômeno raro por essas bandas. Mas se você quer saber se ele poderia se tornar mais frequente por causa das mudanças climáticas... leia nossa reportagem! bbc.com/portuguese/int…
E obrigada por ter seguido nosso fio até aqui. Continue acompanhando a bbcbrasil.com!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Ciro Gomes abre o debate fazendo pergunta a Lula sobre concentração de riqueza no Brasil durante o governo do petista.
"É isso que o senhor deseja repetir?"
Lula responde dizendo que seu governo tirou brasileiros da pobreza.
Ciro diz que se afastou do governo do PT por causa das "contradições" e que Lula "falseia" informações do seu governo. :"Gerou a tragédia do Bolsnoaro", disse o pedetista. "Por que ele foi foi eleito depois do PT?
Em 2018, grande parte dos executivos da Faria Lima votou em Bolsonaro.
Depois de 4 anos de governo, será que algo mudou nas posições do mercado financeiro?
"80% da Faria Lima votaria no Bolsonaro", diz o economista Renato Breia
Para ele, o voto no atual presidente é motivado, em parte, por uma avaliação negativa do mercado quanto à gestão econômica nos governos do PT bbc.com/portuguese/bra…
Para Breia, o governo Bolsonaro também cometeu erros na gestão da economia e se mostrou “irresponsável fiscalmente” em algumas ocasiões
Ele diz, porém, que um governo Lula seria ainda mais nocivo, lembrando que o ex-presidente prometeu acabar com o “teto de gastos”
João, um homem negro de 23 anos, foi condenado a 9 anos de prisão por um assalto ocorrido em 2018, em SP.
Ele foi abordado pela PM porque corria (da chuva) na madrugada e foi reconhecido por uma foto enviada no WhatsApp.
João só foi inocentado após escrever carta ao STF. 🧵👇
Na carta, João escreveu:
"Aos excelentíssimos senhores ministros [...]
Peço que meu processo seja revisado porque estou sendo punido por algo que não cometi. Para uma possível condenação tudo deve ser claro como a luz. Condenação exige certeza, e não 'alta probabilidade"
Os policiais procuravam pelos responsáveis por um assalto na periferia de SP.
Segundo João, ele voltava de uma balada, correndo na chuva para chegar rápido em casa, quando foi parado pela PM.
Há 70 anos, morria a mítica primeira-dama argentina Eva Perón
Mas você sabia que o corpo dela teve um destino extraordinário e macabro, antes de ser sepultado na Recoleta, em Buenos Aires? 👇🧶
Evita morreu aos 33 anos em razão de um câncer do colo do útero
Mas Perón, seu marido, queria que ela fosse embalsamada e que seus restos mortais descansassem num mausoléu faraônico que seria construído. Um anatomista espanhol iniciou o trabalho de conservação horas após a morte
Como o mausoléu não ficou pronto, o corpo permaneceu por anos na maior central sindical da Argentina.
Os planos tomaram um rumo inesperado em 1955, quando Perón foi derrubado por um golpe militar e teve que sair do país, deixando o corpo pra trás
Recife, 1962 - evangélicos se reúnem num dos mais significativos movimentos de engajamento social de lideranças progressistas cristãs na América Latina.
Um evento de 8 dias que, depois, a ditadura militar no Brasil tentou apagar - hoje, poucos sabem da existência dele. 🧵👇
O tema era "Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro", com o intuito de discutir a responsabilidade das igrejas diante das mudanças políticas e sociais enfrentadas na época.
Alguns pontos discutidos:
• Movimentos sociais e estudantis
• Reformas de base
• Reforma agrária
Comunistas? Segundo pesquisador Marcus de Matos, as pautas estavam próximas à esquerda, mas os integrantes não se diziam comunistas.
Muitos se identificavam com uma corrente que defendia "ouvir a crítica ao capitalismo, mas encontrar a resposta do cristianismo a essas questões"
Denúncias envolvendo garimpeiros, estupro de uma menina indígena e desaparecimento dos moradores de aldeia colocaram a campanha #CADEOSYANOMAMI nos Trending Topics do Twitter nesta semana.
Veja o que se sabe até agora 🧶
Em 25 de abril, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekukari, divulgou um vídeo dizendo ter recebido a informação de que uma menina de 11 ou 12 anos teria morrido na comunidade de Aracaçá após ser estuprada por garimpeiros
Então, nos dias 27 e 28 de abril, uma comitiva de órgãos federais visitou a aldeia para apurar a denúncia. Após a expedição, foi divulgado um vídeo que mostrava parte da aldeia queimada e sem a presença dos moradores