My Authors
Read all threads
Não faço análise macro mas, quando estão todos no mesmo lado do barco, esse tende a virar. Assim, é importante olhar para o outro lado e ponderar. Essa (longa) thread é somente para alertar sobre um lado que ninguém está olhando: deflação. Mais detalhes na carta mensal do Fundo
Tendo a acreditar que a baixa taxa de juros seja deflacionária em casos de países endividados. Vimos esse exemplo no Japão, na Europa e agora deveremos ver nos EUA. Achar que haverá inflação só porque estão imprimindo dinheiro não condiz com o que já vimos num passado recente
Para se ter realmente inflação,esse dinheiro tem que se multiplicar por meio dos bancos comerciais e a velocidade da moeda deve aumentar.Não estamos vendo nenhuma dessas duas coisas acontecerem.Muito pelo contrário, os bancos estão segurando crédito para empresas e indústrias...
..o que pode ser o maior risco para os mercados no momento. Note pelo gráfico abaixo que em momentos que os bancos seguram o crédito, costuma haver um crash na bolsa de valores e recessão na economia. Foi assim em 2000 e 2008. É o que acontece em uma economia a base de crédito.
Esse fenômeno não se restringe, contudo, apenas aos EUA. Conforme pode ser visto no gráfico abaixo, que compara o índice EURO STOXX50 com a pesquisa do Banco Central Europeu (ECB) sobre mudanças no padrão de empréstimo, a atividade de crédito bancária funciona como um indicador..
..antecedente (leading indicator) para os mercados e no velho continente, onde os juros nominais negativos já são uma realidade há tempos, os bancos não estão concedendo empréstimos com muito vigor e, por conseguinte, a base monetária não está se multiplicando tanto.
Muitas empresas e indivíduos ganharam mais tempo para pagar suas dívidas e hipotecas por causa do Covid-19 e do auxílio do governo. Isso faz com que os bancos fiquem ainda mais criteriosos na concessão de empréstimo de dinheiro, já que se tornou ainda mais incerto..
.. como seus portfólios de crédito serão afetados. É importante lembrar que vários bancos americanos não passaram no último stress test do Fed há alguns meses e não vão poder pagar dividendos ou fazer recompras.
Além disso, com o número de falências só aumentando, como retratado no gráfico abaixo pelo Índice Bloomberg de Falências Corporativas nos EUA, várias empresas deixarão de pagar empregados, fornecedores e os bancos. Isso, por si só, é de natureza deflacionária, mas, no caso do..
..não pagamento aos bancos, o efeito na economia é ainda mais relevante, já que o efeito multiplicador das reservas fracionárias funciona ao contrário quando um empréstimo é cancelado, seja porque ele é pago de volta ao banco, ou a empresa dá o calote.
Para quem realmente sabe como funciona um banco central, é interessante ver como está sendo feita essa compra de títulos pelo Fed. Na verdade, esse dinheiro não vai diretamente para os bancos, ele fica no próprio Fed, em nome do banco vendedor.
Assim, os bancos comerciais não dispõem desses recursos diretamente para continuar o milagre das reservas fracionárias, com o efeito multiplicador, já que os bancos agora têm menos reservas disponíveis para emprestar.
Imprimir dinheiro só por imprimir não significa muito, o que num primeiro momento pode parecer contraintuitivo. Devemos prestar atenção no que está sendo feito com ele. Se a velocidade da moeda, que é a frequência média com a qual uma unidade de moeda é gasta em um período..
específico de tempo, estiver caindo, significa que há menos demanda por ela, ou seja, menos produtos e serviços sendo consumidos e, consequentemente, menos inflação de preços. No gráfico abaixo, vemos que a velocidade da moeda caiu praticamente em linha reta esse ano.
As baixas taxas de juros significam para os detentores de poupança um menor retorno real de seus investimentos. Isso traz duas consequências imediatas. A primeira é a busca por ativos com maior expectativa de retorno e, claro, mais risco, o que ajuda a explicar o desempenho...
.. dos mercados acionários. A segunda é uma menor propensão ao consumo. Sem confiança de que os ativos proverão o rendimento incialmente idealizado ou de que a economia continuará pujante, os agentes, buscam uma forma de acumular mais capital e, para tanto, renunciam ao consumo..
.. imediato, o que constitui outra pressão deflacionária. Isso é particularmente visível no Japão, dono da maior poupança do mundo e líder em endividamento público (Dívida/PIB), que convive com deflação há décadas. Para adicionar uma camada de complexidade a isso tudo, há ainda..
..o sistema eurodollar, que é pouco explorado por analistas, apesar do enorme impacto. Como existem depósitos em dólar fora do controle do sistema do Federal Reserve, na Europa, por exemplo, a multiplicação e contração de volume de dinheiro na economia mundial ganha contornos..
..mais imprevisíveis e menos diretamente relacionadas à simples injeção de liquidez. Ainda não estou completamente convencido de que o mundo entrará em uma fase de alta inflação, embora esse seja o pensamento vigente e dominante entre os agentes.
Vamos provavelmente ver um aumento na inflação no curto-prazo, mas esse movimento talvez seja efêmero e isso é algo para monitorar. Thanks to Steven Van Metre @MetreSteven
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcelo Lopez, CFA

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!