My Authors
Read all threads
A ânsia de reescrever a história pode levar a armadilhas inesperadas.

No ano 387 A.C. 12 mil guerreiros celtas, comandados por Brennus, saquearam Roma, até que o senado ofereceu 500 quilos de ouro para que fossem embora.
Na hora do pagamento, os senadores questionaram a honestidade da balança celta. Brennus retirou sua espada da cinta e a jogou em cima do contrapeso, aumentando a quantidade de ouro que deveria ser paga. “Vae victis”, foi o seu comentário: “coitados dos vencidos”.
A história é, quase sempre, escrita pelos vencedores. Ao final, os vencedores foram os romanos; doenças acabaram reduzindo o número dos guerreiros celtas, que foram expulsos da cidade e massacrados.
A história de Roma já foi contada com detalhes por milhares de escritores de todas as épocas. Mas quem conta a história dos inúmeros inimigos de Roma que desapareceram sem deixar vestígios?
Quantas cidades da Gália, da Hispania ou da Germânia foram destruídas, seus prédios arrasados e sua população morta ou escravizada sem que sobrasse nenhum vestígio? É impossível saber; mas é importante perguntar.
O Huastecas foram um antigo povo que chegou na América Central por volta de 1.500 A.C e que foi conquistado pelos Astecas, povo que, por sua vez, foi conquistado pelo império espanhol. Depois da conquista espanhola muitos Astecas e Huastecas foram vendidos como escravos no Caribe
Quer “consertar” o passado da América ? Não basta acabar com a herança espanhola. É preciso também varrer a herança Asteca e restaurar a cultura Huasteca.

Mas e as culturas que foram destruídas pelos Huastecas?
Os soldados espanhóis que subjugaram a América foram os mesmos que lutaram nas guerras da Reconquista para expulsar os mouros, os árabes do califado Umayyad que invadiram a Península Ibérica, vindos da África do Norte, a partir do ano 711.
A invasão árabe destruiu o antigo reino dos Visigodos e quase ocupou também o território que corresponde à França atual. A expansão árabe naquela direção foi primeiro enfrentada pelos cristãos na Batalha de Aquitaine em 721.
Os árabes foram definitivamente derrotados por Carlos Martel, avô de Carlos Magno, na batalha de Poitiers em 732.

Quer "consertar" a península ibérica? Não basta acabar com a cultura espanhola. É preciso varrer qualquer vestígio da cultura árabe, e restaurar a cultura visigótica
Mas e as nações que estavam ali antes da chegada dos Visigodos ?

Uma delas foi o Império Romano.

--------

Trecho retirado do meu livro Jogando Para Ganhar: Teoria e Prática da Guerra Política: amzn.to/3i3bbF9
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Roberto Motta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!