Confirmado: coronavírus infecta neurônios

Estudo da Univ. de Yale ganha destaque mundial ao trazer evidências sólidas de que o vírus pode infectar células cerebrais, se replicar a partir delas e ainda comprometer o suprimento de oxigênio das células em volta.

Siga aqui🧠 🧫🧬👇
A pesquisa fez 3 conjuntos de análises:
1. autópsia em tecido cerebral de pacientes mortos por covid ✝️🧠
2. em modelos animais (camundongo) 🐁
3. em organoides ("mini cérebros" de laboratório - células cultivadas formando um pequeno tecido, que imita o ambiente do cérebro)🧫(+)
No cérebro do paciente morto com covid, foi atingido o córtex cerebral em dois locais: área de Broadman 6 (gif) e núcleo caudado.

O córtex é a parte mais externa/superficial do cérebro, onde se estão neurônios que coordenam algumas das funções mais sofisticadas do cérebro. (+)
O vírus explora a maquinaria das células cerebrais que infecta para se multiplicar, mas não as destrói. Em vez disso, impede o suprimento de oxigênio para as células vizinhas, fazendo com que elas morram. (+)
Os pesquisadores não encontraram nenhum sinal de que o nosso sistema imunológico dê alguma resposta para remediar o problema. “É uma espécie de infecção silenciosa”, disse Akiko Iwasaki, uma das pesquisadoras, ao @nytimes. “Este vírus tem muitos mecanismos de evasão.” (+)
Nos camundongos, o SARS-CoV-2 se replicou de forma eficiente no cérebro causando letalidade no sistema nervoso central. Nos organoides, foram observadas evidências de infecção com mudanças metabólicas tanto nas células afetadas quanto nas vizinhas. Houve morte celular (+)
"Nosso estudo fornece uma demonstração clara de que os neurônios podem se tornar um alvo da infecção por SARS-CoV-2, com consequências devastadoras de isquemia [falta irrigação sanguínea] localizada no cérebro e morte celular", afirmam os cientistas. (+)
Já se conhecem diversos vírus que infectam neurônios, como o Zika e o Herpes. Agora, vemos que o SARS-CoV-2 também faz isso. “Mas não sabemos com que frequência, então temos que estudar mais autópsias e as consequências disso nos pacientes”, disse Iwasaki, ao Telangana Today (+)
Esse estudo é um preprint - ainda passará por uma revisão por outros pesquisadores antes de ser publicado. Mas além do prestígio da universidade e dos pesquisadores que o assinam, o artigo já tem sido elogiado por outros cientistas que tiveram acesso a ele. (+)
AVC pode ocorrer por coágulos nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Já estava bem documentado que na covid-19 podem se formar coágulos em vasos de vários órgãos, inclusive do cérebro (continua...)
Este estudo é importante porque mostra infecção nas CÉLULAS do cérebro. O vírus poderia circular na corrente sanguínea e não entrar nestas células, mas esta pesquisa deu evidências convincentes de que sim, as infecta.

Além daqui, não me arrisco falar, pois não sou especialista.
Para saber mais sobre o que o coronavírus causa nos órgãos e sequelas que deixa, veja esta entrevista que fiz com dois dos maiores especialistas da USP:

E me segue no Instagram!😄

instagram.com/luizacaires3/
Hoje saiu em preprint a primeira evidência no mundo da presença do Sars-Cov-2 no cérebro de uma criança de 1 ano. Estudo de @stevensrehen e equipe (Idor e @ufrj). Tristeza pela fatalidade porém orgulho do trabalho brasileiro de grande importância para entendermos essa doença. (+)
"Além de pneumonite, meningite e danos a múltiplos órgãos relacionados à trombose, uma encefalopatia prévia pode ter contribuído para danos cerebrais adicionais. O SARS-CoV-2 infectou o plexo coróide, os ventrículos e o córtex cerebral." (+)
preprints.org/manuscript/202…
❗Importante. O caso da criança parece ser bem raro. Não sei falar detalhes porque não estudei ou entrevistei os pesquisadores. Mas crianças NÃO estão em grande perigo. Covid em criança pequena ainda é MUITO raro. Fiquem calmos sobre isso, ok?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

22 Sep
❗Pesquisa: Imunidade "de rebanho" desacelerarou coronavírus em Manaus

Significa que tinha tanta gente contaminada que sobrou pouca gente p/o vírus infectar. Por isso, a disseminação caiu.

Atenção: Isso não é política para conter pandemia, pois o preço em vidas é alto (cont.)
Quem destaca isso é o próprio @juliocroda, da @fiocruz, um dos autores do estudo internacional, que também teve participação da professora @estercsabino, da @FMUSPoficial

A estimativa do grupo é que 66% da população foi contaminada (muitos assintomáticos) (+)
Link para o estudo, ainda não revisado (preprint) (+)
medrxiv.org/content/10.110…
Read 10 tweets
21 Sep
Mini-Robôs invadindo seus vasos sanguíneos e circulando pelo seu cérebro...

Ficção? Tem gente trabalhando nisso! 😱

Cientistas criam primeiros robôs microscópicos com componentes semicondutores, que podem caminhar e ser controlados com sinais eletrônicos padrão.

Siga o fio 👇
A ideia é que um dia, no futuro, esses micro-bots possam viajar pela corrente sanguínea e tecidos humanos para, por exemplo, suturar vasos sanguíneos, ou mesmo rastrear o cérebro e diagnosticar doenças (+)
Os robôs, desenvolvidos em estudo liderado pela Cornell University, têm mais ou menos o tamanho de um microorganismo como o paramécio - de 40 a 70 mícrons de comprimento (um mícron é um milionésimo de um metro). (+)
Read 11 tweets
21 Sep
Óculos comuns poderiam nos proteger da covid, já que os olhos são uma porta de entrada para o coronavírus? Entenda no fio 👇 Image
Ta, o twitt de cima foi uma isca, admito. Mas pelo menos foi por uma boa causa.

A resposta da pergunta é: NINGUÉM SABE (ainda)
Pode ser que sim e que não; não há um estudo confiável sobre isso até agora.

O problema é que saíram várias matérias na mídia sugerindo que sim... (+) ImageImage
A base p/ as matérias foi artigo na Jama Ophthalmology: "Association of Daily Wear of Eyeglasses With Susceptibility to Covid19 Infection"

Mas o estudo tem vários pontos fracos e não dá para concluir nada com ele, como notou o epidemiologista @GidMK (+) jamanetwork.com/journals/jamao…
Read 13 tweets
20 Sep
Pesquisas já apontam que a poluição do ar pode aumentar a suscetibilidade ao coronavírus.

Assim, a fumaça dos incêndios na Costa Oeste dos EUA pode deixar milhões de pessoas mais vulneráveis.

E aqui no Brasil, é claro, também 👇
Mas qual a relação da poluição que vemos pela janela e a covid? Poluição está muito ligada a doença cardiovascular. E um dos maiores fatores de risco para covid é doença preexistente. Só por isso já sabemos que a poluição⬆️riscos, embora a relação direta esteja sendo estudada (+)
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard descobriram que pessoas com covid-19 tinham maior probabilidade de morrer se vivessem em região com altos níveis de poluição atmosférica/material particulado.

Outros estudos mostraram conexão semelhante.
projects.iq.harvard.edu/covid-pm
Read 6 tweets
20 Sep
Ribeirão Preto sábado (19/9) de manhã, foto do @harnoldocoelho.

Os telefones daquele campus tocaram bastante com a mídia atrás de especialistas para falar do fenômeno e consequências na saúde (+)
São Paulo capital no mesmo dia, foto do @DrJorgeMelendez (+)
No caso de Ribeirão Preto, há fogo nas zonas canavieiras que entrando na conta do problema.

Mas no sudeste todo, o material particulado vindo das queimadas no Pantanal contribuem para a paisagem tanto desagradável aos olhos quanto insalubre:

otempo.com.br/cidades/fumaca…
Read 6 tweets
19 Sep
Se somos racistas, a inteligência artificial também será. E é por isso que, quando desenhados, os algoritmos precisam ter seus viéses corrigidos.

Clique nas imagens para entender. Em foto vertical, a foto do branco é sempre escolhida para sair destacada.

Via @import_robs
Já disseram e ele trocou as gravatas e deu o mesmo resultado.

Vale a pena ver o twit original e comentários. Não importa as mudanças que ele faça na posição, tamanho das fotos. A foto do Obama nunca é destacada.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!