Hugo Albuquerque Profile picture
Sep 14, 2020 9 tweets 2 min read Read on X
Quando eu falo que é fundamental localizar o liberalismo no século 19, onde de fato ele nasceu, não é só preciosismo e precisão, mas é o cuidado de impedir que os liberais se apropriem da tradição iluminista como eles fazem para se legitimar (1/7).
Esse erro metodológico se chama "anacronismo"; Na época de Locke sequer havia a palavra liberalismo, mas a questão é que esse erro na verdade atende a uma demanda ideológica e de classe (2/7).
De novo, pela milionésima vez, o Liberalismo não é uma invenção britânica, mas Ibérica: é uma questão da Espanha e Portugal imediatamente posterior às invasões napoleônicas e que tem a ver com (1) não retorno ao absolutismo, mas (2) recolonização das Américas (3/7).
O debate que os ILUMINISTAS da escola CONTRATUALISTA fazem é a respeito da ideia de Liberdade e tem relação com a teologia protestante. Portanto, estamos falando de coisas que deram origem, arqueologicamente, ao Liberalismo, mas não ele em si (4/7).
Não que dizer que um escravagista como Locke não era, ainda, liberal seja uma grande questão por si, mas o é, na medida em que movimento liberal precisa ser desmascarado nessa fundação demasiado longínqua e profunda que ele pretende ter para se legitimar (5/7).
Sim, o Iluminismo e o Protestantismo, apesar de trazerem muitas inovações, igualmente não estavam livres de colaborar com o racismo, a escravidão, a opressão e o colonialismo (6/7).
Portanto, o Liberalismo ibérico PRECEDE o Liberalismo da anglosfera e está mais próximo de um "liberalismo verdadeiro": o liberalismo britânico é um desdobramento do movimento Whig -- este é mais plural e inclusive proto-democrático, apesar de suas limitações (7/7).
P.S.: "ah, mas Guedes não é um liberal 'verdadeiro" -- é sim, mais do que uma Liz Warren ou no passado um Keynes, os quais têm a ver com uma remota tradição Whig, o que permitiu o Liberalismo de lá dialogar com a Social-democracia.
P.S.2.: "ah, mas e o FHC?" -- FHC é um caso de um liberal ibero-americano que fez a Social-democracia dialogar com o Liberalismo, o que consiste na verdade em uma desgraça. Como nunca houve tradição Whig aqui, o Liberalismo é puro e elitista.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hugo Albuquerque

Hugo Albuquerque Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hugoalbuquerque

Jul 3
O Brasil não foi criado como país por Portugal, mas como empreendimento de exploração colonial, sustentado pelo roubo dos indígenas, a exploração da massa europeia mandanda para cá e na escravização africana; a independência do Brasil foi sua criação enquanto país (1/7).
O Brasil tem menos a agradecer aos portugueses do que eles têm a agradecer aos romanos, os quais tomaram as terras da chefia celta que se misturava aos ibéricos originais -- ou aos bárbaros germânicos, aos alanos e, principalmente, árabes posteriores (2/7).
Os romanos, alanos e árabes, esses três em particular, ocuparam o que hoje é Portugal não como colônia, mas estabelecendo instituições políticas superiores ao que lá encontraram - coisa que Portugal não buscou fazer aqui, muito pelo contrário (3/7).
Read 7 tweets
Jun 30
A valorização do real face ao dólar tem duas explicações: o dólar, em si, está perdendo valor em relação às principais e à maioria das moedas, enquanto o real ganha valor porque a taxa de juros está bem alta, atraindo capital financeiro para o nosso mercado de títulos (1/7).
O real ganhou valor também em relação ao euro, mas é menos do que ele ganha valor em relação ao dólar. Comparem os gráficos abaixo e entendam. O euro, inclusive, ainda está mais caro do que há 1 ano, mas não o dólar (2/7). Image
Image
Como o dólar ainda tem uma posição de dominância no mercado internacional, ainda que em queda, isso produz um efeito de queda na inflação no Brasil: nossas exportações encarecem, enquanto as importações barateiam (3/7).
Read 7 tweets
May 27
Trump estava decidido a terminar com a guerra na Ucrânia, mas antes ele tinha de fechar um acordo com seu setor armamentista e petroquímico. Não era fácil, mas piorou com a queda do preço do barril de petróleo causada trapalhada do tarifaço. Agora, ele deixa a guerra rolar (1/7).
A queda do preço do barril veio junto de uma queda do valor do dólar. Trata-se de um evento anômico que ilude: se Trump se vê obrigado a saciar a fome dos minotauros do petróleo, e supõe que lhe sobra espaço de manobra no momento, ele esquece que há tensão sobre os juros (2/7).
Ou seja, em um cenário em que o preço do petróleo desabou como "uma queda do disjuntor", se ele procurar deixar o petróleo subir por meio de conflitos, ele terá a tempestade perfeita que ele não teve sobre seu mercado de títulos - já tensionado (3/7).
Read 8 tweets
May 10
Há muitas questões sobre Leão XIV, a primeira delas é que ele representa uma maioria pastoralista formada sob o papado de Francisco, mas também é uma busca de evitar um cisma - que seria liderada pelo campo conservador da Igreja dos EUA (1/5).
Essa coalizão "bergoliana" é grande e complexa, envolvendo grandes instituições da Igreja, que já tiveram suas questões inclusive entre elas: Francisco era jesuíta, Leão XIV foi prior-geral dos agostinianos - organizações que nem sempre andaram juntas, pelo contrário (2/5).
Leão XIV será um pouco menos progressista do que Francisco, mas poderá consolidar muito do que foi feito e suscitado nos últimos 12 anos. E é um meio de neutralizar setores conservadores perigosos, seja pela tomada do poder ou pelo cisma (3/5).
Read 5 tweets
Apr 23
Trump tentou usar seu ministro da Fazenda, Scott Bessent, para abrir conversas com os chineses. Não deu. Ele mesmo teve de falar, já que o telefonema de Xi não veio, mesmo depois dele ter recuado várias vezes. Houve muita pressão interna também (1/5).
O assim chamado sistema do dólar não consiste apenas nos EUA. Ele envolve os países que ficam na outra ponta, possuem títulos da dívida americana e exportam para Washington [muitas vezes sediando fábricas americanas] (2/5).
É como o teatro: se o melhor ator do mundo não tiver público, a peça que ele encena simplesmente não existe. Trump blefou, mas a China mostrou capacidade de leitura de conjuntura e unidade para resposta. Trump não tem isso, nem na política, nem na economia (3/5).
Read 5 tweets
Apr 13
Testemunhamos um choque no comércio global. A China se voltará para o mercado interno e para os outros países, isolando os EUA, coisa que ela já tem feito lenta e gradualmente nos últimos tempos. O médio e longo prazo favorecem Pequim (1/7).
A Europa não vai junto dos EUA, o que é um problema enorme para Washington. Musk sabia bem disso, por isso propôs uma não tarifação europeia - inclusive pelo bem dos próprios negócios dele, mas também do seu setor (2/7).
O problema interno dos EUA não são a China, nem o comércio global, mas como a acumulação de capital da sua elite está entrando em choque com a estabilidade e o crescimento (3/7).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(