Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture
Sep 14, 2020 12 tweets 3 min read Read on X
Como uma vitória do candidato democrata Joe Biden nos EUA em novembro afetaria a relação bilateral entre os EUA e o Brasil? Bolsonaro, que apostou todas as suas fichas na aproximação com Trump, seria um dos líderes mais afetados pela vitória de Biden. 🧵👇
Vários especialistas acreditam q uma derrota de Trump ñ necessariamente causaria uma ruptura nas relações entre os EUA & Brasil. @robertosimon escreve
q “um antagonismo profundo parece improvável”, e q Biden seria “um pragmático convencido da importância da relação com o Brasil”
De fato, não há dúvida de que o democrata teria pouco interesse em isolar o Brasil e empurrá-lo para os braços da China ― afinal, espera-se que Biden mantenha a atual estratégia de Trump em relação ao país asiático.
Porém, a avaliação dos otimistas presume uma forte dose de pragmatismo do lado de Bolsonaro, e pouco na sua atuação externa até hoje sugere que tenha interesse ou capacidade para tal. O caso da derrota de Maurício Macri na Argentina no fim de 2019 serve como exemplo preocupante.
A maioria dos analistas esperava que Bolsonaro adotasse uma postura pragmática quando ficou claro que Alberto Fernández, aliado de Cristina Kirchner, grande inimiga do bolsonarismo, se tornaria presidente. Deu-se o oposto. Até hoje, Bolsonaro nunca falou com Alberto Fernández.
O exemplo da relação bilateral com a China tampouco inspira otimismo. Mtos esperavam q Bolsonaro abraçaria o pragmatismo depois de ter atacado a China durante a campanha presidencial. Uma vez eleito, porém, pouco mudou. A relação hj está marcada pela desconfiança.
Para pensar sobre a reação de Bolsonaro a uma possível vitória de Biden, é preciso lembrar q Trump dificilmente aceitaria o resultado. Durante semanas ou meses de incerteza, em q Trump se recusasse a ceder e apresentasse supostas evidências por fraudes, como reagiria Bolsonaro?
Se Bolsonaro ou seus familiares optarem por defender publicamente Trump durante o impasse, haverá pouco espaço para pragmatismo quando Biden se tornar presidente. Vale lembrar q, mesmo com Biden liderando com folga, Eduardo Bolsonaro decidiu postar, no twitter, um vídeo pró-Trump
Mesmo fora da Casa Branca, Trump estará no controle do Partido Republicano. Steve Bannon e outros estrategistas buscarão se reagrupar para atacar nas eleições parlamentares já em 2022. É evidente que Eduardo Bolsonaro manteria contato com redes de extrema-direita nos EUA.
Seria uma ótima notícia se Bolsonaro optasse pelo pragmatismo caso Biden saia vitorioso. Porém, diante do histórico da política externa bolsonarista até agora, é preciso se preparar para uma crise na relação com os EUA ―e o isolamento do Brasil no Ocidente
brasil.elpais.com/opiniao/2020-0…
Segue aqui a excelente coluna do Roberto:
www1.folha.uol.com.br/colunas/robert…
Eis a excelente coluna do Roberto sobre o mesmo tema:
www1.folha.uol.com.br/colunas/robert…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

Aug 26
Desde a Segunda Guerra Mundial, o PIB dos EUA tem apresentado uma taxa média de crescimento de 4,23% ao ano durante os governos Democratas, contra 2,36% sob os Republicanos, uma diferença notável de 1,87%. Por que a economia cresce mais durante os governos dos Democratas? 🧵👇
Nove das dez últimas recessões nos EUA começaram quando um Republicano era presidente.
belfercenter.org/publication/hi…
Em 5 das 10 transições mais recentes de governo nas quais um Democrata foi sucedido por um Republicano, a taxa de crescimento caiu de um mandato para o outro. Nas outras cinco das transições nas quais um republicano foi sucedido por um democrata, a taxa de crescimento aumentou
Read 12 tweets
Aug 12
Uma explicação comum para a crise global da democracia é que cidadãos insatisfeitos com os bens socioeconômicos q as democracias oferecem (bem-estar, segurança, acesso a serviços públicos de qualidade, etc.) se tornam mais susceptíveis a optarem por alternativas autoritárias👇🧵
Democracias que “entregam” bons serviços públicos e crescimento econômico, por outro lado, são menos vulneráveis a ameaças autoritárias.
Talvez o caso mais notório seja a Alemanha na década de 1930. A hiperinflação e o altíssimo nível de desemprego são vistos como fatores decisivos para a ascensão de Adolf Hitler e o fim da democracia alemã.
Read 13 tweets
Aug 1
Lula's disturbing comments about the entirely predictable election fraud in Venezuela (calling it "a standard, orderly process") generate heated debates in Brazil, but their impact on Venezuelan affairs is very limited. Brazil does not wield decisive influence in Caracas. 🧵👇
While Brazil traditionally seeks on play a visible role in global affairs, its capacity to shape political events in its neighborhood is much smaller than it appears. Exceptions are Bolivia and Paraguay, where Brazil's economic influence translates into measurable influence.
In 1996, for example, Lino Oviedo, a messianic and charismatic Paraguayan general, threatened to overthrow Juan Carlos Wasmosy, the first democratically elected civilian in the country's history. Wasmosy asked Brazil's president for help, who convinced Oviedo to back down.
Read 13 tweets
Jul 14
Como argumentar com quem acredita em uma teoria da conspiração? 👇🧵
Diferentemente de uma teoria científica —que busca esclarecer um assunto específico— uma teoria conspiratória é um recurso inconsciente para aliviar vários tipos de ansiedade.
Enquanto teorias do mundo científico articulam uma hipótese testável sobre a realidade, teorias da conspiração não têm o objetivo de ser cientificamente comprováveis, e é justamente por isso que são imunes a uma argumentação lógica baseada em fatos.
Read 13 tweets
Jul 1
"Tal como a União Soviética nos seus últimos anos, os EUA estão sofrendo as consequências de falhas catastróficas de liderança e de tensões socioeconômicas reprimidas que transbordaram", escreveu Harold James, historiador de Princeton, em 2020, no fim do governo Trump. 👇🧵
Na semana passada, o historiador Niall Ferguson, de Harvard, lembrou as palavras de James e observou que "nesta nova Guerra Fria, nós – e não os chineses – podemos ser os soviéticos." Ele dedica o restante da análise, com numerosos dados, a substanciar a comparação provocadora.
Ferguson chama a atenção para uma liderança gerontocrática nos EUA, que vai além dos presidenciáveis Joe Biden, de 81 anos, e Donald Trump, de 78.
thefp.com/p/were-all-sov…
Read 14 tweets
Jun 18
Há numerosos sinais de que a democracia enfrenta graves desafios mundo afora. O pessimismo generalizado, porém, não deve levar ninguém a ignorar duas grandes vitórias da democracia ao longo das últimas semanas 👇🧵
Nas eleições tanto na Índia (entre 19 de abril e 1º de junho) quanto na África do Sul (29 de maio), os partidos governistas perderam suas maiorias e agora terão que formar coalizões.
Na Índia, havia uma crescente preocupação com a concentração excessiva de poder do primeiro-ministro, Narendra Modi, que dizia ter sido escolhido por Deus para reerguer o país.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(