DE ONDE VEM O HÁBITO DE COMER ARROZ COM FEIJÃO?

A recente alta do arroz assustou os brasileiros, que também viram o feijão subir, embora mais discretamente, ao longo de 2020.

Mas afinal, de onde vem o hábito de comer arroz com feijão? Segue o fio
A combinação arroz com feijão não possui uma certidão de nascimento, sua origem é imprecisa, mas não é muito antiga: virou hábito em algum momento entre o século XIX e o XX.
Quando os portugueses desembarcaram no Brasil, a base alimentar indígena era a mandioca e seus derivados, como a farinha de mandioca. O feijão era conhecido e comido com pouco caldo e farinha e carne seca.
Já o arroz mais comido aqui, da espécie Oryza sativa, é asiático e foi introduzido na Península Ibérica - onde estão Espanha e Portugal - durante o domínio dos mouros, povo muçulmano de etnia árabe e berbere. Depois, os portugueses trouxeram para cá.
O arroz só vai se expandir e se tornar comercial a partir do século XIX, principalmente no Maranhão, Bahia e São Paulo. Com a chegada da Corte em 1808, ele é introduzido na dieta do Exército e também passa a fazer parte da refeição dos funcionários públicos no RJ.
Em algum momento, arroz e feijão foram unidos no prato. No entanto, ninguém sabe quando. O mais curioso, contudo, é que o binômio arroz e feijão substituiu o feijão e farinha e se tornou o eixo alimentar do brasileiro.
Ao longo dos anos seguintes ao casamento dos dois grãos, surgiram no Brasil várias receitas derivadas daí, como o baião de dois, a feijoada, o feijão tropeiro e o arroz carreteiro.
Ainda assim, as farinhas de mandioca e de milho continuam presentes na base alimentar, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, e em muitas receitas vão misturadas ao arroz ou ao feijão.
No Ceará, além do tradicional baião de dois, várias receitas típicas, como os bolinhos capitão de feijão, o cuscuz de arroz e o de feijão, o mungunzá salgado, o chá de burro e a receita Maria Isabel, utilizam arroz ou feijão.
Muitos povos costumam comer arroz ou feijão diariamente, mas o brasileiro é o único que come arroz e feijão cotidianamente, ou seja, como base alimentar em suas refeições diárias. Quer entender mais? Explicamos essa história aqui: opovo.com.br/noticias/brasi…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with O POVO Online

O POVO Online Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @opovoonline

14 Jul
EXCLUÍDOS DO ENSINO NA PANDEMIA

Famílias com filhos em redes municipais de ensino sofrem com a falta de acesso ao ensino remoto durante a pandemia. O contextos de vulnerabilidades sociais e falta de acesso à internet se interpõem à educação ofertada. Siga a #thread
Kiaras, Sophias, Gustavos, Karolinys, Joãos, Brenas e tantos outros meninos e meninas em idade escolar que, diante da pandemia de Covid-19 e da necessária paralisação das atividades presenciais das escolas estão atravessando os meses com pouca ou nenhuma aprendizagem.
Com o celular da mãe nas mãos, o menino Gustavo Bezerra Roldão, 10, se coloca perto da porta do banheiro. É que ali, vez ou outra, o sinal da internet do vizinho chega e ele consegue assistir uma parte do vídeo que o professor mandou o link.
Read 12 tweets
1 Jul
POR QUE SOBRENOME PODE DETERMINAR SEU SALÁRIO?🤔

Veja as origens dos sobrenomes mais comuns do Brasil e do mundo e o que eles revelam sobre o seu salário. Confira na #thread essa e outras curiosidades.
No Brasil, cerca de 18% da população tem um sobrenome de origem germânica, italiana, japonesa ou do leste europeu. Já os sobrenomes mais comuns, além de Silva, são Santos, Oliveira, Souza e Pereira, de origem ibérica.
Cerca de 88% dos trabalhadores em questão têm o sobrenome ibérico.
Read 10 tweets
17 Jun
Covid-19: usar muito álcool gel pode fazer mal a saúde?

Você ainda tem dúvidas sobre o uso correto do álcool gel? ele pode ocasionar algum mal a saúde se usado de forma exagerada? Então segue o fio que O POVO te explica #EmCincoTweets
O álcool em gel 70% é um ótimo vermicida, capaz de eliminar bactérias, fungos e vírus com sua utilização. Ele é uma das medidas mais eficaz para a prevenção da proliferação do novo coronavírus. Mas indispensável utilizá-lo de forma responsável para evitar danos à saúde da pele.
Devido ser um solvente poderoso, o álcool em gel, quando aplicado excessivamente, começa a impedir a capacidade de produzir lipídios naturais, organismos importantes para hidratação e proteção da pele. O que ocasiona aspereza, ressecamento, rachaduras, vermelhidão e dermatites.
Read 6 tweets
7 May
💵COMO RECEBER O BENEFÍCIO EMERGENCIAL PARA QUEM TEVE O SALÁRIO REDUZIDO

💼Benefício é voltado aos profissionais que tiveram jornada de trabalho reduzidos ou contrato suspenso temporariamente diante da crise do coronavírus.

🔎Confira as regras para receber o benefício. #thread
Já começaram os pagamentos do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (Bem). Segundo o Ministério da Economia, os pagamentos serão processados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
O benefício será pago por até três meses e terá o valor calculado conforme o acordo firmado entre o empregado e o empregador: o salário pode ser reduzido em 25%, 50% ou 70% por até 90 dias, com a redução equivalente na jornada.
Read 13 tweets
27 Mar
As regras aprovadas para o auxílio emergencial de R$ 600

Você sabe quem tem direito, como solicitar esse auxilio emergencial? Tire essas e outras dúvidas. É só seguir a #thead 👇
A Câmara dos Deputados aprovou ontem, 26, um auxílio emergencial de R$ 600 por mês para trabalhadores autônomos, desempregados e microempreendedores de baixa renda.

🔎O POVO reuniu as regras sobre como ter acesso ao benefício.
Quem pode solicitar o auxílio?

Segundo o texto aprovado na Câmara, terá direito ao benefício quem for maior de 18 anos, não tiver emprego formal e não receber benefício previdenciário (aposentadoria) ou assistencial (como o BPC).
Read 14 tweets
4 Mar
🇺🇸🗳️ ELEIÇÕES AMERICANAS

Você tem curiosidade de saber como funciona o processo eleitoral dos Estados Unidos?
Se sua resposta foi sim, preparamos uma #thread explicando o passo a passo do rumo à Casa Branca. as.

Segue o fio. 👇
🇺🇸🇺🇸

Diferente do que ocorre no Brasil, nos EUA o voto não é direto nem obrigatório. As eleições ocorrem a cada quatro anos por meio de um processo que envolve "delegados" que formam um “Colégio Eleitoral”. Na prática, eles elegem o presidente.
COMO FUNCIONA O SISTEMA

Cidadãos elegem, em seus estados, representantes conhecidos como “delegados”; são eles que votam para eleger o presidente. Geralmente os delegados acompanham o voto da maioria da população, mas não são obrigados constitucionalmente a fazê-lo.
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!