PR @jairbolsonaro, o Sr. afirmou q o BR é um dos países q 'menos sofreu' c a pandemia e q "o governo fez tudo para que os efeitos negativos da pandemia fossem minimizados". O Sr. sabe q isso não é verdade e p não ficar dúvidas, vou desenhar. Segue o🧵. www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020…
Começando c o nosso número de casos. O BR é o 3º no mundo. Somente India e EUA têm mais casos q o BR. E isso inclui até mesmo a União Européia - uma área c mais q o dobro da população brasileira, 446 milhões de habitantes, e severamente afetada pela pandemia.
Com mais de 130.000 mortes, somos o 2º no mundo em número total de óbitos. Normalizamos o número inaceitável de mortes no país. Lembrando q a maioria dessas mortes é entre os idosos, negros, pobres e vulneráveis. Será por isso q o Sr. não se importa como deveria, @jairbolsonaro?
Quando comparamos nossa curva epidêmica dos vários países, o Brasil e os EUA são os únicos países no mundo a com uma platô tão longo e tão alto de casos e mortes – um platô sem precedentes em nenhum outro país. Esses casos e mortes são em excesso e poderiam ter sido evitados.
E como estamos qto à políticas de testagem? Quais as recomendações à nível nacional? Testamos sintomáticos, somente grupos de risco, asintomáticos? Não temos uma política nacional de testagem. Tbem não temos dados sobre testagem para o Brasil.
Além de não termos dados nem políticas de testagem, ocupamos o 84º lugar no mundo em número de testes/milhão – atrás de vários países com mto menos recursos. Parece q a estratégia brasileira sempre foi e continua sendo a de "se não testarmos, teremos poucos casos.”
Também não temos política de rastreamento de contatos, uma medida essencial para o controle da pandemia. Aliás, o @minsaude nunca apresentou uma estratégia coordenada e abrangente de combate ao vírus e controle da transmissão – o vírus circula livremente pelo país.
Em termos de isolamento, tbem não nos saímos mto bem. Esse gráfico, usando visitas à supermercados/farmácias como indicadores, mostra q o nosso melhor foi uma ↓ de apenas 30%. Não surpreende, já q o Sr. PR sempre sabotou as medidas de quarentena adotadas a nível estadual.
O PR queria q brasileiros continuassem trabalhando para evitar q a economia entrasse em colapso. Nem nisso fomos bem sucedidos, c uma contração prevista da economia de 6% p esse ano e fuga de capitais em níveis nunca vistos desde os anos 1990 (ref. nytimes.com/article/brazil…)
Como o PR pode afirmar q "o governo fez tudo para que os efeitos negativos da pandemia fossem minimizados"? Esse fio responde a essa pergunta – não pode. Mas fica ainda outra pergunta q esse fio não consegue responder: Porque o Queiroz depositou 89 mil na conta da Michele?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc

Denise Garrett, MD, MSc Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

18 Sep
Vários países reabriram escolas com sucesso. Mas primeiro fizeram o dever de casa. No Brasil queremos (e devemos) reabrir escolas - mas se queremos fazê-lo em segurança, também precisamos fazer o nosso dever de casa. Como reabrir com sucesso? Esse é o fio.
A condição + importante é baixa taxa de transmissão na comunidade. Ideais:
✓ <5 novos casos/100.000 pessoas
✓ <3% de testes RT-PCR positivos
Quanto maiores essas taxas, maior o risco de aumentar ainda mais a transmissão com reabertura de escolas. cdc.gov/coronavirus/20…
Além de baixa transmissão, outras condições:
✓ Uso correto e consistente de máscaras
✓ O máximo possível de distanciamento social
✓ Higiene das mãos e etiqueta respiratória
✓ Limpeza e desinfecção de superfícies
✓ Capacidade de rastreamento de contato (c secretaria de saúde)
Read 7 tweets
4 Sep
Os resultados de Fases 1/2 da vacina Russa. Essa vacina é de vetor viral ( como a da AstraZeneca, Cansino, Novartis e Merck) com 2 vetores de adenovírus humanos: rAd26-S e rAd5-S. Basicamente, são duas vacinas em uma. thelancet.com/journals/lance…
A vacina testada em 2 formulações: congelada e liofilizada. A liofilizada facilita transporte e distribuição. 📌38 voluntários testados p cada formulação
📌Fase 1: 18 voluntários (9 receberam rAd26-S e 9 c rAd5-S).
📌Fase 2: 20 voluntários c rAd26-S (dia0) e Ad5-S (dia 21)
Nenhum efeito adverso Grau 3 (grave) em ´nenhuma das 2 formulações. Lembrando q um efeito adverso grave mais raro não seria detectado em 76 pessoas. Para isso precisamos de Fase 3.
Read 7 tweets
29 Aug
Todos nós queremos uma vacina para COVID-19 o mais rapidamente possível. Mas precisamos de uma vacina q seja não somente eficaz, mas tambem SEGURA. Como garantir isso? Esse é o fio.
Vacinas são uns dos produtos médicos MAIS SEGUROS DO MUNDO – isso por causa do intenso rigor dos ensaios clínicos que testam sua segurança e eficácia. Nós podemos acelerar muito o processo, como está sendo feito p a vacina da COVID, mas não podemos pular etapas de segurança.
Temos no momento 9 vacinas na Fase 3 dos testes. Fase 3, determina se a vacina protege contra COVID e revela efeitos colaterais mais comuns. Uma vacina só pode ser considerada segura c dados completos de Fase 3. Mesmo assim, efeitos adversos raros ainda vão passar desapercebidos.
Read 16 tweets
20 Aug
Vai viajar de avião durante a pandemia? Quais as suas chances de se infectar? Como minimizar o risco? Qual assento é melhor? O q as companhias aérias estão fazendo é suficiente p te proteger? Fio 1/13
O risco de se infectar ao viajar de avião começa no aeroporto. Vc estará perto de pessoas de todo o mundo no terminal e em filas de segurança, além da exposição à superfícies tocadas com frequência. Sempre haverá algum risco neste ponto, e é difícil determinar quão alto. 2/13
Dentro do avião o distanciamento social pode ser difícil. Em vôos cheios, o contato entre as pessoas a bordo nos corredores ou durante o embarque - especialmente se alguns passageiros não estiverem usando máscaras - pode levar à exposição. 3/13
Read 13 tweets
15 Aug
Como saber se a transmissão da COVID na sua área está sob controle? Um critério é 1 caso novo por 100.000 habitantes/dia. Essa conta é uma simples regra de 3: número de casos novos por dia x 100.000/população da cidade. Se esse número é maior que 1, a transmissão está alta.1/3 Image
SP capital tem ~2.244 casos novos dia c população de ~12 milhões = ~19 casos novos/100.000/dia. Com essa informação é fácil entender q a matéria abaixo é errônea - a transmissão em SP ainda é alta. Epidemiologistas sabem disso. Agora vc tbem sabe. 2/3
noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
Faça a conta p sua cidade. Como está a transmissão na sua área? Se alta, NÃO é hora de reabrir serviços não essenciais. Pressione seu prefeito/governador. Escreva, publique, faça valer sua voz. Precisam proteger a saúde da população e ↓ a transmissão - sabemos como fazê-lo. 3/3 Image
Read 5 tweets
15 Aug
Meus pontos ontem no @jornalnacional (algums foram cortados):
📌Embora possamos ter resultados de fase 3 em poucos meses, isso não significa q a vacina estará disponível até o final do ano. Temos q contar tempo p aprovação, produção, distribuição e vacinação da população. 1/3
📌A eficácia da vacina não será necessariamente de 100%. Mas será de no MÍNIMO 50%, senão não receberá aprovação do FDA e OMS. Não sei critérios q a ANVISA vai usar.
📌 Mesmo se com 50% de proteção, ainda assim a vacina terá um impacto na diminuição da transmissão. 2/3
📌Se tudo correr bem na fase 3, e considerando os pontos acima, o impacto da vacina na transmissão da COVID provavelmte só será observado no fim de 2021.
📌 Até lá, o foco tem q ser controlar a transmissão no país, q no momento está descontrolada. 3/3 globoplay.globo.com/v/8778771/
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!