Falácia da "semelhança = representação" — thread

Em uma democracia representativa, cada eleitor escolhe o seu devido representante: mas no fim o que ele tem é um conjunto de candidatos eleitos, o que pode ou não incluir o seu preferido (aquele no qual votou).
Então a frase "eleito X representa as pessoas do tipo Y" é uma simplificação por vezes bastante deturpada. Um político eleito representa um determinado indivíduo se:
a) o tal indivíduo votou naquele candidato, agora eleito;
b) aquele político promove os interesses daquele eleitor
c) aquele cargo eletivo tem o compromisso de promover boa gestão e representar TODOS os cidadãos sob a administração, inclusive as pessoas que não votaram naquele político.
Isso quer dizer que um político ateu no Legislativo, talvez um político ateu que também seja um ativista ateu, NÃO me representa só porque EU sou ateu: se eu não votei nele, não me representa; se ele, apesar de ateu, não promove meus interesses, não me representa.
Menos ainda um político qualquer, homem branco, me representa por ser vagamente semelhante a mim em aspecto físico. Semelhança física, ter o mesmo sotaque, a mesma genitália ou o que for não é representatividade política.
Daí já há infográficos de "o quanto cada partido representa a população", comparando a FREQUÊNCIA de cada tipo tipo de pessoa numa população e a mesma frequência de candidatos (ou apenas de candidatos eleitos, tanto faz) de cada partido.
A idéia aqui é simplista e falaciosa: se os candidatos (ou candidatos eleitos) de um partido tem uma distribuição de frequência próxima à da população, então o partido representa bem aquela população.

Isso é ABSURDO !!!
E já não é de hoje que tentam vender a idéia, sobretudo nos EUA (mas também aqui), de que "semelhante vota em semelhante" — o que é, obviamente, uma idéia absurda, errada, obviamente errada.

Boa parte deste papinho identitário é tentativa de criar curral eleitoral.
Identitarismo é ridículo, falacioso, divisivo e dificulta a consecução de consensos, exatamente porque tenta promover uma fragmentação artificial de grupos e interesses com base em características individuais inalteráveis e acidentais.
E certos segmentos da mídia já tem o identitarismo como cânone sagrado de maneira tão arraigada que pensa ser óbvio, correto e indiscutível que se um político se parece com alguém, então é um representante político deste alguém com quem se parece !!!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leandro Cardoso

Leandro Cardoso Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @siegnant

27 Aug
Brazilian Racial "lived truth"

There are some people here that really don't like non-whites — and I know that because some of my oldest relatives are kinda disgusting in this regard.

Both my parents have Europeans grandparents and they also have at least one European parent.
My family is here a little less than a century, and I have a Welsh grandmother that come here only to marry, around 1950. To me all this is only a curiosity, but some people think I really am "better" because my some of my ancestrals were dumb enough to come here :p
Most families have a strong mixed "racial" pattern. I wrote "racial" because it is not a matter of culture and identity, only phenotypical heritage. My cousins are all pretty "racially" diverse: but they inherited our distintive green eyes, while I don't have this trait.
Read 22 tweets
27 Mar
A pior face de Bolsonaro

#covid19brasil

Eu sempre disse que não é preciso exagerar em paranóias, um governo ruim já é péssimo o bastante, principalmente em momentos críticos e/ou delicados. E que a ruindade do governo Bolsonaro era ser um governo ruim: o que é péssimo!
Muita gente com ansiedade e até pânico, já em 01/01/2019, temendo uma temporada de caça às minorias que jamais ocorreria. As Instituições do país são atacadas por diversos flancos e adversários, não só pelos bolsonaristas, e ainda resistem: e será assim por anos.
Muita gente imagina que um homem que sequer sabe vestir uma máscara seja capaz de planos mirabolantes para exercer influência e poder, erodir a Democracia, instaurar algum tipo de ditadura. Este é um temor irrazoável.

O pior de um governo ruim já é péssimo o suficiente.
Read 9 tweets
27 Mar
Algumas pessoas, como @EliVieiraJr , corretamente apontaram que o Partidão chinês tratou o cacofônico SARS-CoV-2 de forma similar a como a URSS lidou com Chernobyl. O Totalitarismo chinês é responsável pela epidemia, embora esta responsabilidade seja parcialmente compartilhada.
E é necessário apontar que, exceto por um punhadinho de governos e líderes, as nações todas MENOSPREZARAM o potencial pandêmico do Covid-19, reagindo tardiamente e, muitas vezes, de maneira insuficiente.

Itália, Espanha, EUA, por exemplo, reagiram MUITO MAL.
Alguns governos foram inicialmente amalucados (alô Reino Unido), mas seguiram o bom-senso no fim das contas. Ainda que tardiamente, a maior parte do mundo aponta para um consenso na contenção desta pandemia.
Read 8 tweets
17 Mar
Preparativos para o Covid-19 no BR

Thread (acaba em "FIM")

#COIVD19 #COVID2019 #CovidBR

— Primeiro: é hora de agir, mas sem ações irracionais ou desesperadas;
— Segundo: quanto menos sair de casa, melhor;
— Terceiro: nem todo mundo poderá não sair de casa !!!
Pra ter em casa (#CovidBR )

— Não perecíveis: macarrão, enlatados, cereais (lentilha, ervilha, grão de bico, etc), farinhas, leite em pó e todo tipo de alimento que pode ser estocado por muito tempo, inclusive salgadinhos e doces;

— produtos de higiene pessoal
— produtos de limpeza

Não há previsão para interrupção do fornecimento de água e energia, mas em alguns cantos do BR este fornecimento já é intermitente: se for o caso, estocar água, fósforo/isqueiro, velas e etc.
Read 10 tweets
23 Aug 19
Brazil's Amazonia Wildfires — a thread

Like some other vast forest around the world, as the Siberian forest or Alaskian forest, some portions of the Amazonian rainforest is actually on fire. The Amazonian Rainforest spreads through at least 8 countries.
2

Most of the Amazonian Rainforest lies in Brazilian territory, so Brazil has a kind of special bond to it. Although most of Brazilians never approached it and the area is sparsely inhabited, since the 19th Century there are some patriotic claims and passions about it.
3

Traditional agriculture activities in South America use fire as a tool for terrain clearance and it goes back to Indigenous practices as well to medieval European practices. Currently, small-scale/familiar agriculture often uses fire as a tool, triggering wildfires accidentaly
Read 23 tweets
3 Aug 19
Há "céticos seletivos", que são aparentemente racionais e críticos acerca de temas específicos, mas não por compreensão dos mesmos, interesse pelos temas ou sequer humildade epistêmica, mas pra sinalizar pertencimento a grupo ideológico ou até partidário.
Estes céticos seletivos são crédulos e acríticos acerca das bobeiras obscurantistas e anti-científicas defendidas pelos grupos ideológicos e/ou partidários aos quais se associam e com os quais se comprometem.
Quando tem esta credulidade exposta, chamam os que se mantiveram céticos e críticos a respeito deste obscurantismo de "criptopartidários", aka "isentões".

Pois não aceitam haver senso crítico independente de sujeição a ou compromisso com ideologias/partidos.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!