Leandro Cardoso Profile picture
Endless curious about almost everything and lover of Science, Philosophy, History and some little silly things.
Krishna Padilha Profile picture 1 subscribed
Oct 18, 2023 8 tweets 2 min read
Sabe por que a Mídia tradicional está "em crise"?

Porque amadores automotivados fazem, DE GRAÇA, um trabalho MELHOR. E frequentemente mais impessoal, imparcial e objetivo.

E mais. Os serviços de inteligência de vários países deixa a desejar frente a alguns anônimos da internet. Grandes portais de notícia, telejornais, etc, histéricos condenando Israel pelo incidente no hospital. Um ou outro veículo, timidamente, culpando de cara os terroristas. Em AMBOS os casos, péssimo trabalho.

À época, sabíamos quase nada. Tem de se ater aos fatos, não às ilações.
Oct 28, 2022 5 tweets 1 min read
It's staggering how few the Sassanians knew about Cyrus (simply called "the great"). For ages we also didn't know a thing about the Hittites, despite their mention on the Bible, and to this day we call them "Hittites", although they called themselves Nessites. Given the astonishing deeds during the Neolithic and the immense amount of time spent in relative complex societies, we probably have no direct names from that age — maybe some hints of them in very ancient tales and myths.
Oct 15, 2022 11 tweets 2 min read
A população em geral não se importa DE VERDADE com democracia, republicanismo, correção ética mínima ou corrupção. Caso se importasse, seriam simplesmente mal-sucedidas as candidaturas de Lula e Bolsonaro. A ambos falta compromisso com a República e com a Democracia, a ambos falta uma correção ética mínima e ambos promovem um culto personalista a si próprios e o pior tipo de populismo. Entretanto, pra mais de 100M de eleitores, NADA DISSO IMPORTA.
Oct 14, 2022 4 tweets 1 min read
Aprecio muito o Laicismo: cada qual que seja, ou não, fervoroso em suas fantasias míticas, mas sem importunar os outros.

Há tempos sugiro ampliar isso para a política: Laicismo Político, sobretudo em termos Institucionais. Da mesma forma como indivíduos podem optar por jejuar, se abster de porco, se submeter à circuncisão, etc, nenhuma Instituição (pública ou privada!) deveria poder EXIGIR a imposição destas coisas.
Sep 20, 2022 6 tweets 1 min read
Tolerar NÃO É preferir, gostar, apoiar. É algo como "deixar ser/estar". O tolerante pode até DESGOSTAR do que tolera, e expressar este desgosto, desde que deixe ser/estar. Não gosto de pizza com ketchup: não coloco ketchup na pizza, desaconselho a fazer isso e ainda tiro sarro de quem faz. Mas quer botar ketchup na pizza? Bote, oras!

Não gosto, mas TOLERO que façam isso — ainda que por vezes expresse minha contrariedade e desgosto a respeito.
Jul 6, 2022 10 tweets 2 min read
É sempre bom lembrar que foram os doutos de seu tempo, os Acadêmicos, os letrados de Paris e afins, que perseguiram Galileu — e acionaram os Príncipes locais, os Cardeais e o Papa para fazê-lo se calar.

Na maior parte da História, a Academia é e objetiva ser isso! Uma série de acidentes históricos fizeram de bolsões da Academia da Europa Ocidental e América do Norte terem o objetivo de promover "conjecturas e refutações" em um ambiente mais "Liberal". Noutros tempos isso ocorreu brevemente noutros cantos:
Apr 5, 2022 7 tweets 4 min read
Governo ANTI-VAXX — e variações!

Ele até pode não ser coveiro, pois bem disse isso (e quem disse que ele pegaria no pesado? claro que não!), mas no mínimo flerta com maluquices anti-vaxx — muito embora haja, até no caso específico do Corona, empenho Federal na vacinação. Image Mas vamos caricaturizar e taxá-lo de ANTI-VAXX e/ou de "negacionista" da pandemia ou qualquer coisa assim. É mais complexo do que isso, mas vamos simplificar e reduzir à caricatura, ok?

Ok.

Isso é péssimo, não é? É.

Por quê (é péssimo)? Image
Apr 4, 2022 16 tweets 8 min read
<< Meus crápulas, sim; teus crápulas, não! >>

(a violência política e o culto a crápulas no BR)

O uso político da violência no BR é longa, e a "esquerda" abriu um ENORME PRECEDENTE em relação a isso. Nesta esteira, vieram os bocós violentos "de direita". Image Se a pessoa tem um par funcional de neurônios, sabe que Bolsonaro é um imbecil que se vende de machão, falando em metralhar presidente (FHC) e matar "pelo menos 30k".

Bolsonaro, seus filhotes corruptos e muitos de seus fãs nunca esconderam admiração pelo Ustra !!! Image
Feb 9, 2022 11 tweets 7 min read
Sobre " #nazismo "

Tem um pessoal que vê "nazistas" até debaixo da cama, só não vê quando olha pro espelho. E isso não é de hoje: há décadas, o rótulo de "nazista" é apenas uma hipérbole forçosamente atribuída a quem diz ou faz algo do qual se discorda e/ou despreza. ImageImage Frequentemente, gente que se auto-intitula como "de esquerda" ou "AntiFa" padece seriamente do mal de imaginar nazis escondidos em qualquer sombra, e segundo a alegada visão de mundo de gente assim, nazi é o que não falta no mundo! ImageImage
Jan 31, 2022 11 tweets 4 min read
O Brasil é um país pobre. Isso significa que se os seus problemas são do tipo pagar a escola dos pirralhos, a prestação do carro, aluguel e plano de saúde, seus problemas são no mínimo de classe média, frequentemente de gente rica. Não de multimilionário, de rico. O Brasil é um país no qual a maioria dos trabalhadores é informal e ganha menos de um SM. Dos trabalhadores formais, que já são um tanto quanto sortudos, a maioria ganha pouco mais de um SM.
Oct 15, 2021 16 tweets 3 min read
Nos tempos da HIPERINFLAÇÃO

Sou velho o suficiente pra, bem na infância, ter pego o pior da inflação galopante (eu diria que este pior foi de 88 a 92, mais ou menos). Lembro porque aconteciam coisas muito chocantes no cotidiano e que não fazia muito sentido. Supermercado. Criança vai com a mãe fazer a "compra do mês", beeeeem no início do mês. Os produtos tem várias etiquetas de preço, umas sobre as outras. Um funcionário do mercado, com uma "pistola", passa pelas prateleiras sobrescrevendo os preços...
Oct 14, 2021 5 tweets 1 min read
Uma moça bastante magra, às vezes "mais magra do que deveria", quando batemos os olhos, nem sempre é anoréxica ou tem bulimia. Mesmo que a vejamos, às vezes, comendo bastante.

Ver uma desconhecida magérrima com prato de pedreiro não é ferramenta diagnóstica. Se alguém quiser mesmo saber por que ela não engorda terá de fazer uma investigação mais trabalhosa e detalhada. No mínimo investigar a rotina da moça e avaliar sua dieta, mas frequentemente requerer testes clínicos.

Simplesmente ver a guria não é diagnóstico.
Oct 14, 2021 4 tweets 1 min read
Apesar de tudo, o BR tem um vantagens atípicas no período atual:

— anti-vaxx aqui é nicho muito minoritário, seja o místico abraça-árvore, seja o MAGA-wanna-be;

— podemos até fingir no papel que existem obrigações sanitárias, mas em país que leis de trânsito "não pegam"... Se a pessoa REALMENTE está apreensiva com a ALEGADA ascensão de anti-vaxxers por aqui ou com o ALEGADO autoritarismo sanitário, não está realmente descrevendo o que de fato ocorre no país.

Aqui as pessoas se vacinam porque querem, e nem fingir que são obrigadas conseguimos...
Oct 13, 2021 8 tweets 2 min read
Minha voz até pode enganar, os cabelos também... mas sou escroto demais pra ser mulher, hahahaha Image Mas até que sou "de boas": Image
Sep 29, 2021 10 tweets 2 min read
Ao fim de seu segundo mandato, Lula propagandeou a (FALSA) autonomia brasileira relativa ao petróleo. Lula também criou expectativas irreais de imensos ganhos futuros advindos dos dividendos do Pré-Sal.

Vendeu uma ideia de que o Brasil era praticamente um membro da OPEP. Estas MENTIRAS foram reforçadas nos 1,5 mandatos da Dilma. Alguns governos estaduais, especialmente o do RJ, contaram com o ovo no cu da galinha acerca dos royalties do PS.
Sep 27, 2021 5 tweets 1 min read
Uma coisa que muito raramente se fez em casa, dando pra contar nos dedos as ocasiões em que ocorreu, é comprar jornal. Não se compra jornal nesta casa. Tanto que eu tinha dificuldades no primário quando tinha colagem em Educação Artística, porque não havia jornais pra recortar, em casa. Tinha de pedir aos vizinhos.
Aug 21, 2021 20 tweets 6 min read
Os WHGs e seu fenótipo.

Ontem o @EliVieiraJr chamou atenção para o fato de que uma antiga população européia tinha um fenótipo deveras incomum: olhos azuis e pele escura. Ele foi ligeiramente infeliz na escolha da imagem ilustrativa, no entanto. Logo após o máximo glacial, a Europa foi re-colonizada por uma população que chamamos de WHG (caçadores-coletores do ocidente). Esta população ocupou da Irlanda aos Bálcãs e o sul da Ucrânia, além da porção sudoeste do Báltico. Por vários e vários milênios.
Apr 7, 2021 18 tweets 14 min read
Thread dos Links infinitos (e não é Zelda)

PSEUDAGEM NA MEDICINA (light, não vou cobrir muita coisa)

Anteriormente não comparei qual das bobeiras é pior, mas que quem reclama de uma bobeira e é apegado a outras não tem apego à CIÊNCIA: em cores, pra quem tirou 0 no ENEM. Pseudagens, doravante chamadas CAM (embora nem toda pseudagem seja Complementary and Alternative Medicine, mas facilita minha vida, são só 3 letrinhas) são passíveis de causar ao menos 3 tipos de danos em potencial (e frequentemente realizados).
Mar 8, 2021 14 tweets 3 min read
É isso o que queremos?

À esquerda, banquinha de bijus da feirinha da Liberdade. À direita, excrescência abjeta do racismo praticado nalgum maldito canto dos EUA. A Liberdade em si é um tesouro. Conhecido como o "bairro japonês" de São Paulo, atualmente abriga poucos nipônicos ou seus descendentes, embora conserve a estética baseada nalgum tipo de nipofilia.
Oct 24, 2020 5 tweets 1 min read
Around three decades ago I learned that in English we should say "common sense" for what in Portuguese we call "good sense". And that fact tells something about how each culture see their general population knowledge. There is a phrase in Portuguese that is the exact translation of "common sense" (senso comum), but it means an uneducated opinion, a poor understanding of the subject. The phrase has a taste of disdain and is employed to disqualify someone's opinion as simplistic, superficial.
Sep 28, 2020 11 tweets 2 min read
Racial centrality in politics (1/n)

It should be simple and somewhat obvious: any political movement that keeps race as the most important thing (or very important) in politics and how to deal with people in day-to-day life is a dangerous, racist ideology that will harm society. Even when an ethnic or religious group is struggling against genocidal policies, the decent people will try to stand by the UNIVERSAL Human traits these oppressed held. Reckognising the Universal Human traits is the way we can overcome racism.