Em Vênus, quase todo acidente de relevo é nomeado em homenagem a importantes mulheres da mitologia ou da história. Os principais continentes são denominados Ishtar e Aphrodite. #AstrominiBR
As planícies mais extensas são chamadas de Atalanta, Níobe, Leda, Aino, Lavina, Helen, Sedna e Guinevere. Entre outros, encontramos os Montes Freyja, o Desfiladeiro de Diana e as Escarpas de Vesta.
São pouquíssimos os nomes que fogem à esta regra: as Regiões Alfa e Beta, que foram os primeiros acidentes mapeados por radar; e os Montes Maxwell, em homenagem ao físico que previu a existência das ondas eletromagnéticas, usadas séculos depois para mapear Vênus.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Helio Jaques

Helio Jaques Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @heliojaques

6 Aug
Um breve esclarecimento sobre a NASA e os nomes de corpos celestes. Quem tem autoridade para propor nomear corpos celestes e propor mudanças de nomenclatura é a International Astronomical Union, não a NASA.
Nomes oficiais de corpos celestes são aprovados nas Assembleias Gerais, que acontecem a cada 3 anos. Mudar nomes oficiais requererá voto da Assembleia Geral. (Na última vez que os americanos entraram em dividida com o mundo na Assembleia Geral, Plutão foi derrubado...)
Poucos corpos celestes possuem nomes oficiais. Em particular as nebulosas e galáxias possuem denominações e alcunhas, muitas populares, dadas por astrônomos profissionais ou amadores que as descobriram, estudaram, propagaram, etc. A IAU não os reconhece como oficiais.
Read 5 tweets
7 Apr
Os estranhos casos da sociologia astrônomica é a tradução ao português do título de um artigo que Kevin Krisciunas postou no Arxiv em 1993, no qual podemos ler estranhas curiosidades e hábitos da vida de certos astrônomos. Eis alguns. #AstroThreadBR
Tycho Brahe (1546-1601) era um nobre dinamarquês e amigo íntimo do rei Frederico II. Sua amizade lhe granjeou verba para construir um observatório próprio que custou o equivalente a 30% da receita anual da coroa dinamarquesa, ou cerca de 15 bilhões de dólares em dinheiro de hoje. ImageImage
Sabe-que que Tycho perdeu a ponte do nariz em um duelo com um primo e que usava uma prótese, supostamente feita de ouro puro. Em 1901, Tycho foi exumado por estudiosos tchecos para investigar a composição da prótese do nariz, que continha ouro, prata e cobre. Image
Read 12 tweets
29 Feb
As 88 constelações oficiais incluem, entre outros: 17 instrumentos; 13 figuras humanas; 9 aves; 6 répteis, incluindo um dragão; 5 ou 6 canídeos, a depender de considerarmos os dois Cães de Caça separadamente; 4 peixes; 3 equinos; 2 ursídeos e até 2 centauros! #astronomia
Podemos até contar os 3 felinos de grande porte (os dois leões e o lince), mas tirante estes não há um mísero gato representado nos céus.

Essa situação incomodou pelo menos dois astrônomos no passado.
Lalande, irritado com a presença de tantos cães celestiais, criou a constelação do Gato em 1799. Ela chegou a ser reproduzida por alguns atlas celestes do começo do século XIX, mas desapareceu já na metade desse mesmo século.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!