Hoje saiu um artigo na Folha com uma manchete desastrosa: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Uma manchete como essa causa uma confusão danada. Entao antes de mais nada, pra deixar bem claro: mascaras NAO induzem anticorpos! e máscaras NAO sao vacinas! A reportagem é sobre este artigo que saiu no NEJM: nejm.org/doi/full/10.10…
O artigo especula sobre a possibilidade de as máscaras, por diminuirem a carga viral a que somos expostos contribuírem para infecções leves ou assintomáticas, justamente porque nao fazem milagre, apenas DIMINUEM a exposição às partículas virais emitidas de uma pessoa para outra.
Uma carga viral menor, assim, estaria associada a formas mais leves da doença, ou formas assintomáticas. Isso contribui para a tal imunidade coletiva, ao mesmo tempo em que evitaria formas graves da doenca. Mais gente se contamina com poucos virus, mais gente tem sintomas leves.
Assim mais gente se recupera, fica imune, e menos gente fica gravemente doente. Mas é importante ressaltar que o artigo é especulativo, é só uma reflexão, baseada em alguns trabalhos que sugerem que isso ocorre. Entre eles, um estudo feito em um navio de cruzeiro argentino.
No navio, todos usavam máscaras profissionais, e o índice de assintomáticos foi de 81%. Um estudo feito em hamsters sírios tb demonstrou que os animais protegidos por tecido de máscara tinham sintomas leves ou sequer adoeciam.
Mas nao sao as máscaras que induzem anticorpos! Elas apenas filtram uma parte das partículas virais que estao sendo literalmente jogadas na sua cara por outra pessoa. Essa carga viral mais baixa é que vai provocar - ou nao - uma reposta imune no indivíduo.
E como PARECE que a quantidade de virus que vc recebe no seu nariz está relacionada à severidade da doenca, com menos virus, vc poderia ter uma resposta imune protetora (NAO necessariamente de anticorpos, como já vimos varias vezes que células T tb sao importantes).
Essa resposta imune, ao virus em baixa quantidade, e nao à máscara, pode levar a um quadro assintomático ou leve. Ou seja, vc tem contato com o virus, e se recupera, sem ficar gravemente doente. MAS, POR FAVOR
Isso nao quer dizer pra todo mundo colocar a máscara e correr pra perto de alguém doente pra se infectar logo, e acabar logo com isso, já que a máscara garante que nao vamos ficar gravemente doentes!!!!!
em português claro, a mascara NAO GARANTE que vc vai pegar e ficar assintomático!!!!!! é só uma reflexão, uma especulação, e MAIS UMA maneira de incentivar o uso de máscaras! Moral da história é: USE MÁSCARA! Mas saiba que ela nao é vacina nem milagre.
é APENAS MAIS UMA estratégia de proteção! Precisamos de TODAS as estratégias, cada uma vai somando pra reduzir a PROBABILIDADE do contágio. Nenhuma é magica, e nenhuma funciona sozinha. Máscaras, distanciamento, evitar aglomerações, lavar as mãos. Sabemos o que fazer, pessoal!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Natalia Pasternak, PhD 🧬 🇧🇷 🇮🇱

Natalia Pasternak, PhD 🧬 🇧🇷 🇮🇱 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TaschnerNatalia

Aug 18, 2022
Vai uma "reversão vacinal" aí? tem gente vendendo! A primeira palestra já levou ao palco a estrela do evento: a otorrinolaringologista Maria Emília Gadelha Serra.
Ela mantém uma clínica de medicina alternativa em uma região nobre da capital paulista, onde cobra R$ 1.800 por consulta e mais R$1.590 por uma “bioressonância”, feita por um aparelho de “análise quântica” que supostamente verifica o “estado do corpo e do psicológico”.
A atendente da clínica também oferece, já ao primeiro contato, a possibilidade de um procedimento de “reversão vacinal” – que anularia os efeitos perversos da vacina contra o SARS-CoV-2.
Read 4 tweets
Nov 27, 2021
Como a coluna do Globo só sai às segundas, e o assunto pede esclarecimento, um pouco de informações sobre a Omicron por aqui. O números de mutações chamou atenção, mas nao é preocupante em si, é necessário averiguar o que essas mutações representam.
Se sao capazes de tornar a Omicron mais transmissível e com escape de vacinas. A má notícia é que algumas mutações sao velhas conhecidas nossas, e fazem exatamente isso, entao é provável que seja. Ao mesmo tempo, nao sabemos ainda se é mais transmissível do que a delta,
ou se vai perder a competição como aconteceu com a beta, que era bem preocupante por causa do escape de vacinas mas que nao conseguiu competir com a delta, que era mais transmissível. Quanto ao escape, a Omicron apresenta mutações de escape que precisam ser testadas,
Read 11 tweets
Oct 1, 2021
Now with subtitles for my English-speaking friends, this was my reply when, during my deposition at the Brazilian Senate as an invited science communicator, I was asked why I had signed a Jewish manifesto against the government...
This has become very timely now that we learned that Prevent Senior, a large private healthcare provider, is facing serious accusations of fraud, ethical misconduct and using humans as guinea pigs to promote unproven medications endorsed by Bolsonaro.
History has already taught us what happens when good people do nothing because they just don't believe that anything that evil could really be happening. We can't afford to make this mistake again.
Read 4 tweets
Sep 4, 2021
A "constelação familiar" e chamado "direito sistêmico", este ultimo inventado e registrado no Brasil, ganharam força essa semana por conta de uma iniciativa da @ufpeoficial . Compartilho com vcs texto do @carlosom71 sobre o assunto, mostrando os ABSURDOS desta prática.
A @ufpeoficial justifica o uso desta prática por sua presença no PNPIC e no Judiciário. Como já falamos diversas vezes, esse é o preço que se paga por legitimar pseudociência nos órgãos oficiais. A evidencia em si, ou o potencial de causar mal, nao interessa,
Read 5 tweets
Sep 3, 2021
Boa noticia de vacina, a primeira vacina de DNA aprovada para Covid-19. nature.com/articles/d4158…
Vacinas de DNA sao um sonho antigo de todo mundo que trabalha com desenvolvimento de vacinas, e até agora existiam só na medicina veterinária. Sempre tiveram problemas principalmente para delivery - a entrega nas células - que nao funciona tao bem como as de mRNA por injeção.
No LDV - Lab de Desenvolvimento de Vacinas do ICB, onde eu colaboro, a estratégia é usar eletroporaçao, para dar choquinhos na pele, e "forçar" a entrada do DNA. Esta vacina da India usa estratégia parecida, também com entrada pela pele.
Read 5 tweets
Aug 12, 2021
é importante esclarecer mais uma vez que vacinas nao sao mágicas, e que nao devem ser a unica estratégia na contenção da pandemia. Usei novamente a analogia do goleiro para explicar por que quando tem muita bola chegando no gol - muito virus circulando - o goleiro/vacina falha.
Além disso, chamei atencao para a necessidade de se discutir uma terceira dose para idosos, sabendo que é natural que a imunidade caia com a idade. Isso precisa ser discutido, mas com estratégia. Uma terceira dose protegerá mais os idosos? Pode ser, mas vacinar os jovens também,
já que ao vacinar os jovens, crianças e adolescentes, estamos reduzindo a circulação do virus, e assim também protegendo os idosos. Com a diferença de que estaremos protegendo também os jovens. Em uma situacao ideal, essa discussão nao seria necessária,
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(