Foram divulgados hoje os dados do #Ideb 2019. Com destaque para a evolução inédita no Ensino Médio, frente ao que vinha registrando na série histórica: crescimento de 0,4 ponto (estagnado ou crescendo cerca de 0,1 ponto nos últimos anos), saindo de 3,8 em 2017 para 4,2 em 2019.👇🏼
Outros destaques do Ensino Médio no #Ideb 2019:
- ES e GO têm o maior Ideb 2019, de 4,8. Seguidos do PR, com 4,7 e SP, com 4,6.
- Considerando apenas a rede estadual pública, GO tem o maior índice, de 4,7. Na sequência, ES (4,6), PE (4,4) e PR (4,4) são os maiores índices. 👇🏼
Ainda no Ensino Médio, é a 1ª vez que não há queda no #Ideb em nenhum Estado. Vale destacar que o PR apresentou o maior avanço (de 4,0 para 4,7). GO, RS, PB e BA também tiveram aumento substantivo de 0,5 ponto. 👇🏼
Com a inserção das escolas de Ensino Profissional Técnico na amostra, três estados sobem: PE fica com 4,5; CE com 4,4; e RN com 3,3. 👇🏼
Felizmente, há mais de foco e pragmatismo observados em inúmeros Estados nos últimos anos. O aumento de escolas de tempo integral (de 2017 a 2019 foi de 17.4% para 21.1%) e a obrigatoriedade de 1000 horas por ano no mínimo (antes 800), ajudam a explicar👇🏼
Quando há foco na aprendizagem, abordagem sistêmica e coerente entre as principais políticas, foco na profissionalização da atuação docente e da gestão escolar, melhoria nas condições de infraestrutura... 👇🏼
(...) e quando há tbm avanço de escolas de tempo integral num modelo mais atrativo e engajante para o jovem e, ACIMA DE TUDO, continuidade na implementação das políticas, resultados melhores aparecem. PE, inclusive, por se tratar de um Estado pobre, é ainda mais impressionante 👇🏼
Sobre o #Ideb 2019, dá para colocar algo na conta do MEC? A possibilidade do MEC ter feito algo para mudar esses resultados, que refletem uma avaliação ao fim de 2019, é, por óbvio, limitada (dado que assumiram em 2019). Mas... 👇🏼
... Certamente, o diversionismo e tumulto que as gestões Vélez/Weintraub geraram em 2019 não ajudaram as gestões estaduais e municipais. Os avanços são APESAR do atual MEC. Mas há algo mais grave 👇🏼
Do ponto de vista da tão necessária transformação em escala nacional, que seja capaz de melhorar os resultados da #Educação para todos e reduzir as vergonhosas desigualdades, a ausência do MEC é crítica e não pode ser menosprezada. E sobre o #Ideb 2019 nas outras etapas? 👇🏼
Olhando os dados do #Ideb 2019, houve uma desaceleração no crescimento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que vinha crescendo entre 0,3 e 0,4 ponto por edição. Em 2019, avançou 0,2 ponto em relação a 2017 e chegou a 5,9. A meta proposta (5,7) foi superada em 0,2 ponto. 👇🏼
O resultado dos Ensino Fundamental I no #Ideb, reforça que a narrativa de "terra arrasada" é equivocada, mas dá um alerta sobre uma possível perda de ritmo do ponto de vista nacional. Falo de bons exemplos no próximo tweet 👇🏼
Ainda sobre #Ideb e Ensino Fundamental I, a experiência de enorme êxito de alguns Estados, em particular o CE, em promover transformações em todos seus municípios a partir de uma forte articulação e colaboração Estado-municípios, precisa mais uma vez estar no topo das conversas👇🏼
Já observando os resultados do Ensino Fundamental II no #Ideb 2019, vemos que a etapa segue trajetória ascendente, crescendo de 4,7 para 4,9 entre 2017 e 2019. Apesar da evolução, a meta proposta de 5,2 não foi atingida. O patamar ainda é crítico. 👇🏼
Com a pandemia, podemos esperar resultados piores no IDEB 2021. Infelizmente.
Portanto, a reação precisa ser fortíssima! Há muito a ser feito. O pior que uma gestão pode fazer agora é precipitadamente anunciar que a volta às escolas só será em 2021...

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18 Jul
Na reta final, o Gov Fed atrapalha + uma vez o Novo Fundeb com propostas absurdas. São muitas.
Entre elas, quer retirar metade da ampliação de sua complementação, 5p.p., p/ transferência de renda. Trata-se de claro desvio de finalidade do Fundeb para escapar da Lei do Teto.
👇🏻
Se prosperar, significará deixar mais de 2.000 municípios, 10 milhões de alunos, em situação de subfinanciamento crítico na educação. Reduziria significativamente a força redistributiva da nova proposta da Câmara dos Deputados, um dos principais avanços no modelo construído.
👇🏻
Outro desatino é transformar os 70% p/ pgto de salários dos profissionais da educação em TETO. Professores, os principais profissionais do País, serão mais desvalorizados?
Isso acaba com qualquer chance de carreiras mais atrativas. Além de desorganizar a gestão dos entes.
👇🏻
Read 8 tweets
11 May
Com tantos absurdos circulando nas redes e imprensa, criados de propósito para tirar nossa atenção do que realmente importa e da incompetência, listo aqui algumas ações que um MEC voltado a resultados educacionais (infelizmente não o atual) deveria estar fazendo.
Segue👇🏻
Premissa: desde o início da pandemia, o MEC deveria ter formado e mantido um Gabinete de Gestão Federativa da Educação, com estados e municípios, para planejar e implementar a resposta educacional à crise.
O que listo abaixo são ações derivadas desse primeiro passo.
Na contramão, não se ouve uma palavra sequer do ministro, nem ações efetivas do MEC, para apoiar estados e municípios nas ações de ensino remoto, para o planejamento da volta às aulas, para a garantia da aprendizagem e redução da desigualdade.

O que já deveria ter sido feito👇🏻
Read 19 tweets
6 Apr
Leio comentários que Weintraub, por não ter nada para fazer, cria confusões.
Acontece que ele tem muito a fazer e não faz. Mais ainda. Está na direção oposta de uma liderança que deveria atuar no nível nacional coordenando ações nesse período q também é de crise na Educação.
Como já vínhamos destacando desde o ano passado, o protagonismo nas políticas educacionais saiu do MEC e passou a ser dos governos estaduais e do Congresso Nacional. Nessa crise do corona, o CNE (Conselho Nacional de Educação) também tem assumido uma liderança importante.
Estamos acompanhando os esforços nas redes estaduais e municipais de educação para minimizar os impactos dessa crise na educação. As respostas não são perfeitas, mas a intenção de salvar vidas no longo prazo - que é o que faz a educação - é muito presente e forte.
Read 8 tweets
12 Jan
MEC coloca em ENORME risco a existência do Fundeb ao dizer que vai enviar nova PEC.
E ainda desrespeita 3 anos de trabalho do Congresso Nacional, liderado pela @profdorinha.
Governar não deveria ser para amadores, diversionistas e oportunistas👇🏻
O prazo de aprovação é final de 2020, sem a qual os sistemas educacionais entrarão no mais completo CAOS em janeiro de 2021.
Entre outras consequências, a diferença entre investimento por aluno sairá dos já indecentes 579% para 13.800%!
Desde 2017 temos trabalhado na formulação de um novo Fundeb, com uma série de pesquisas, modelagens e simulações, para melhorarmos seu desenho e impacto nos resultados educacionais.
Read 16 tweets
23 Dec 19
Até jornalistas caíram na armadilha de culpar Paulo Freire pelos resultados ruins da educação.
Não veem que estão sendo úteis mantendo o bode na sala? Que estão atrasando as reformas e ações necessárias?
Essas sim deveriam ser analisadas e cobradas! Cito algumas 👇🏻
Melhorar a atratividade para a carreira docente. 70% dos ingressantes em Pedagogia tiraram nota abaixo da média no ENEM. Nenhum país com bom desempenho no PISA tem perfil de professores parecido.
Melhorar a formação dos professores, que ainda é muito distante da prática, com alta carga de ensino a distância (EAD) ruim, com pouca presença de metodologias específicas de ensino.
Read 13 tweets

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