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Sep 15, 2020 15 tweets 5 min read Read on X
Foram divulgados hoje os dados do #Ideb 2019. Com destaque para a evolução inédita no Ensino Médio, frente ao que vinha registrando na série histórica: crescimento de 0,4 ponto (estagnado ou crescendo cerca de 0,1 ponto nos últimos anos), saindo de 3,8 em 2017 para 4,2 em 2019.👇🏼
Outros destaques do Ensino Médio no #Ideb 2019:
- ES e GO têm o maior Ideb 2019, de 4,8. Seguidos do PR, com 4,7 e SP, com 4,6.
- Considerando apenas a rede estadual pública, GO tem o maior índice, de 4,7. Na sequência, ES (4,6), PE (4,4) e PR (4,4) são os maiores índices. 👇🏼
Ainda no Ensino Médio, é a 1ª vez que não há queda no #Ideb em nenhum Estado. Vale destacar que o PR apresentou o maior avanço (de 4,0 para 4,7). GO, RS, PB e BA também tiveram aumento substantivo de 0,5 ponto. 👇🏼
Com a inserção das escolas de Ensino Profissional Técnico na amostra, três estados sobem: PE fica com 4,5; CE com 4,4; e RN com 3,3. 👇🏼
Felizmente, há mais de foco e pragmatismo observados em inúmeros Estados nos últimos anos. O aumento de escolas de tempo integral (de 2017 a 2019 foi de 17.4% para 21.1%) e a obrigatoriedade de 1000 horas por ano no mínimo (antes 800), ajudam a explicar👇🏼
Quando há foco na aprendizagem, abordagem sistêmica e coerente entre as principais políticas, foco na profissionalização da atuação docente e da gestão escolar, melhoria nas condições de infraestrutura... 👇🏼
(...) e quando há tbm avanço de escolas de tempo integral num modelo mais atrativo e engajante para o jovem e, ACIMA DE TUDO, continuidade na implementação das políticas, resultados melhores aparecem. PE, inclusive, por se tratar de um Estado pobre, é ainda mais impressionante 👇🏼
Sobre o #Ideb 2019, dá para colocar algo na conta do MEC? A possibilidade do MEC ter feito algo para mudar esses resultados, que refletem uma avaliação ao fim de 2019, é, por óbvio, limitada (dado que assumiram em 2019). Mas... 👇🏼
... Certamente, o diversionismo e tumulto que as gestões Vélez/Weintraub geraram em 2019 não ajudaram as gestões estaduais e municipais. Os avanços são APESAR do atual MEC. Mas há algo mais grave 👇🏼
Do ponto de vista da tão necessária transformação em escala nacional, que seja capaz de melhorar os resultados da #Educação para todos e reduzir as vergonhosas desigualdades, a ausência do MEC é crítica e não pode ser menosprezada. E sobre o #Ideb 2019 nas outras etapas? 👇🏼
Olhando os dados do #Ideb 2019, houve uma desaceleração no crescimento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que vinha crescendo entre 0,3 e 0,4 ponto por edição. Em 2019, avançou 0,2 ponto em relação a 2017 e chegou a 5,9. A meta proposta (5,7) foi superada em 0,2 ponto. 👇🏼
O resultado dos Ensino Fundamental I no #Ideb, reforça que a narrativa de "terra arrasada" é equivocada, mas dá um alerta sobre uma possível perda de ritmo do ponto de vista nacional. Falo de bons exemplos no próximo tweet 👇🏼
Ainda sobre #Ideb e Ensino Fundamental I, a experiência de enorme êxito de alguns Estados, em particular o CE, em promover transformações em todos seus municípios a partir de uma forte articulação e colaboração Estado-municípios, precisa mais uma vez estar no topo das conversas👇🏼
Já observando os resultados do Ensino Fundamental II no #Ideb 2019, vemos que a etapa segue trajetória ascendente, crescendo de 4,7 para 4,9 entre 2017 e 2019. Apesar da evolução, a meta proposta de 5,2 não foi atingida. O patamar ainda é crítico. 👇🏼
Com a pandemia, podemos esperar resultados piores no IDEB 2021. Infelizmente.
Portanto, a reação precisa ser fortíssima! Há muito a ser feito. O pior que uma gestão pode fazer agora é precipitadamente anunciar que a volta às escolas só será em 2021...

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Sep 16, 2022
Sobre SAEB e IDEB divulgados hoje, alguns comentários e reforçando o q dissemos ontem, dado o contexto pandêmico:
A % de alunos que participaram da prova do SAEB foi baixa e, provavelmente, com menor participação dos alunos de baixo nível socioeconômico, das áreas mais remotas 👇🏻
e periféricas, aqueles que abandonaram a escola no ano letivo (@unicefbrasil acabou de soltar relatório). No Ensino Médio, apenas 37% das escolas tiveram a porcentagem mínima de 80% de participação de alunos para cálculo do IDEB. 👇🏻
Ou seja, menos escolas tiveram peso maior na média geral.
Taxas menores de participação podem significar seleção dos alunos avaliados.
Quando olhamos o IDEB, que além de SAEB considera taxa de aprovação (rendimento), há um problema adicional. 👇🏻
Read 7 tweets
Sep 16, 2022
Hoje tem EDUCAÇÃO na lindíssima e necessária série do @jornalnacional sobre a Constituição Federal. Tive a honra de ler, comentar e (sempre) me emocionar com o artigo 205 👇🏻
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Também fiz comentários ao art 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, 👇🏻
Read 6 tweets
Sep 15, 2022
O INEP vai divulgar amanhã SAEB e IDEB 2021.

Os resultados apresentam problemas técnicos, que não permitem a comparação com anos anteriores, nem entre os entes da federação em 2021.

Nota Técnica abaixo e mais info no mini fio 👇🏻
bit.ly/3eMqV2l
No SAEB, poucas escolas (minoria delas) tiveram pelo menos 80% de participação de alunos na prova.

O fluxo está distorcido.

Não podemos inserir os resultados que serão divulgados amanhã na série histórica, nem considerá-los um bom diagnóstico do pós-pandemia no Brasil.
As avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 foram aplicadas entre nov e dez daquele ano, período de pandemia em que muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno
Read 12 tweets
Sep 15, 2022
Resumo da nossa atuação para reduzir o impacto da COVID-19 na educação e apoiar as gestões municipais e estaduais nesses últimos dois anos.

O @TodosEducacao é um dos finalistas do #PrêmioEmpreendedorSocial 2022, da @folha pelo trabalho durante a pandemia.

Segue o fio👇🏻 Image
1/10
Durante o pior período da pandemia, na orientação para o ensino remoto: bit.ly/3QJjOWE
2/10
Com a vacina no Brasil, articulamos para acelerar a vacinação dos profissionais da Educação: glo.bo/3dFQ8Ls
Read 11 tweets
May 25, 2022
Fio sobre riscos do homeschooling.
Vale arriscar vidas em nome da alegada liberdade de escolha das famílias?
Senadores precisam barrar esse medievalismo.
(Fontes nos tuítes finais)
👇🏻
1/7 O fechamento das escolas na pandemia causou subnotificações de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Entre jan e abr de 2022, c/ a reabertura das escolas, foram 4.486 casos denunciados, + q o dobro no mesmo período de 2020. Escolas são chave p/ denúncias.
2/7 Análise com alunos retirados da escola regular, supostamente para estudar em casa, em seis distritos escolares de Connecticut (EUA), constatou que mais de 1/3 vivia em famílias com pelo menos uma denúncia confirmada de maus tratos e 1/4 em famílias com várias denúncias.
Read 8 tweets
May 2, 2022
Quais são as propostas de...

- Lula (PT)
- Ciro Gomes (PDT)
- André Janones (Avante)
- João Doria (PSDB)
- Simone Tebet (MDB)
- Felipe D’Avila (Novo)

...para a Educação Básica brasileira?

O Todos Pela Educação perguntou e as respostas de cada um deles está nesse fio.

1/11
2/Propostas do pré-candidato Lula (PT), representado por Aloizio Mercadante, para a Educação Básica
@LulaOficial

3/Propostas do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) para a Educação Básica
@cirogomes

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