Jornalismo Arte Profile picture
Sep 15, 2020 34 tweets 8 min read Read on X
Como a internet fragiliza as democracias: A máquina do ódio
[thread por @apyus]
Em A máquina do ódio, Patricia Campos Mello apresenta o que se sabe sobre o “gabinete do ódio“, a estrutura que ajudou Jair Bolsonaro a se eleger, e segue utilizada pelo presidente da República para perseguir adversários.
amzn.to/35F8rKw
A autora vai além, detalhando não só a apuração jornalística, como também o drama que viveu ao se tornar alvo da máquina de linchamentos virtuais que buscava compreender.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/…
No capítulo mais valioso, a jornalista aproveita a experiência como correspondente internacional para evidenciar que o fenômeno observado no Brasil não é uma exclusividade brasileira, mas de nações em que a internet foi convertida em arma política.
www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/05/…
Impressiona, contudo, como o trabalho de Campos Mello dialoga involuntariamente com O filtro invisível, livro que Eli Pariser lançou nove anos antes. De forma que vários dos alertas de 2011 se confirmam na obra de 2020.
amzn.to/3mqs8vK
Se Pariser observa que, no início dos anos 2010, nascia “um enorme mercado de informações sobre o que fazemos na rede“...
...Campos Mello verifica que, na eleição brasileira de 2018, uma consultoria oferecia aos contratantes “240 milhões de linhas de celular, cruzamento de dados cadastrais com eleitorais, campanhas segmentadas e dados georreferenciados”.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/…
Segundo o americano, seria possível usar a análise de sentimentos para “influenciar gradualmente o debate” político.
Como lembrou a brasileira, a Cambridge Analytica segmentava milhões de eleitores como “abertos a novas experiências“, “extrovertidos“, “metódicos“, “empáticos” ou “neuróticos“.
www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/…
Em 2011, o ativista abordou o risco de “manipulação do contexto e do fluxo de informação e de atenção” por parte dos políticos inescrupulosos.
A consultoria que auxiliou Donald Trump, como lembra a jornalista, criava “campanhas políticas que exploravam as ansiedades de segmentos da população“.
www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/03/…
Pariser alertou que as grandes empresas de tecnologia substituíam editores profissionais por algoritmos carentes de “qualquer senso ético“.
Anos depois, Campos Mello ouviu o próprio Steve Bannon celebrar a forma como, na comunicação com eleitores, populistas conseguiam driblar o filtro editorial da imprensa.
www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/…
Para o diretor executivo da campanha vitoriosa do presidente americano, “se não fosse pelo Facebook, Twitter e outras mídias sociais, teria sido cem vezes mais difícil“.
Se Pariser reclama que o modelo de negócios das grandes empresas de tecnologia sufocava a imprensa, Campos Mello lembra que “a primeira lição do manual da combate à imprensa é sufocar a mídia em termos econômicos“.
brasil.elpais.com/brasil/2020-07…
E que linchamentos virtuais são hoje “uma nova forma de censura, terceirizada para exércitos de trolls patrióticos repercutidos por robôs no Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp“.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Segundo Pariser, “o problema mais sério criado pelas bolhas virtuais é o fato de dificultar cada vez mais a discussão pública“. Campos Mello escreveria que “marqueteiros entenderam que ‘o populismo é filho do casamento entre a cólera e os algoritmos‘”.
www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/12/…
Se Pariser se preocupa com o risco de políticos usarem as redes para “propaganda com base nos medos e pontos fracos de cada eleitor“...
...Campos Mello destaca que “a campanha de Trump não se serviu das mensagens microdirecionadas apenas para empolgar seu eleitorado, mas também para manipular eleitores democratas, fazendo-os desistir de votar“.
Pariser temia a dificuldade que jornalistas e candidatos teriam para verificar fatos difundidos pelo microdirecionamento da publicidade digital.
Campos Mello observou que circularam “notícias falsas de que Marina Silva apoiaria um plebiscito sobre o direito ao aborto que autorizaria o procedimento no Brasil — quando o resultado mais provável, segundo as pesquisas, era que a maioria da população votasse pela proibição“.
Mas Campos Mello aponta um agravante do caso brasileiro, onde a lei eleitoral possui limites próprios:
“Comprar de fornecedores serviços digitais que beneficiam candidatos passou a ser um expediente de doar por baixo do pano. Em vez do clássico caixa dois, em que o dinheiro doado não é declarado ao TSE, inaugurava-se a terceirização do caixa dois“.
g1.globo.com/politica/notic…
A brasileira observa que “a propaganda eleitoral havia migrado em massa para o meio digital, mas a legislação continuava analógica“.
Ainda em 2011, Pariser antevia que “os sistemas informáticos terão de ser julgados com base em seus efeitos públicos“. E que, “na luta pelo controle da internet, todos estão organizados, menos o povo“.
oglobo.globo.com/brasil/senado-…
“O filtro invisível” e “A máquina do ódio” são dois livros fundamentais para se compreender a insensatez que, nos últimos anos, tomou de assalto a política de grande parte do mundo.
É triste constatar, no entanto, que o segundo não seria tão necessário, nem Patricia precisaria passar pelo inferno que viveu, se as gigantes da tecnologia tivessem se sensibilizado com os alertas do primeiro.
Você pode adquirir "A máquina do ódio", de Patricia Campos Mello, por este link:
amzn.to/35F8rKw
Você pode adquirir "O filtro invisível", de Eli Pariser, por este link:
amzn.to/3mqs8vK
Sobre esse tema, vale ainda conferir "O Dilema das Redes", documentário lançado pela Netflix agora em 2020:
imdb.com/title/tt114648…
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/filter-bubble-…
Se quiser receber atualizações do projeto por e-mail, cadastre-se em nossa newsletter.
mailchi.mp/987c3cebb1b9/j…
No Facebook, pode ser compartilhado por este link:
facebook.com/notes/jornalis…
E, no LinkedIn, por este link:
linkedin.com/feed/update/ur…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jornalismo Arte

Jornalismo Arte Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jornalismo_art

Apr 21, 2022
Aos apoiadores de Bolsonaro interessa apenas a destruição de inimigos
[thread @apyus]
‘Brasileiro vota em corrupto, mas não vota em candidato apático‘. A licença poética reside na menção à apatia, aqui explorada para evitar o palavrão proferido na reta final do primeiro turno da eleição presidencial de 2018.
Lançado por um futuro ex-amigo que costumava admirar a força com que Aaron Sorkin desenvolvia dilemas éticos em obras para a TV e cinema, o argumento tentava me convencer de que Jair Bolsonaro seria imbatível na disputa.
Read 28 tweets
Feb 13, 2021
Por que Jair Bolsonaro não sofreu impeachment — ainda
[thread atualizada por @apyus]
Há quem se diga contra o impeachment de Jair Bolsonaro alegando não haver voto suficiente para o processo prosperar.
Mas não havia voto suficiente para o impeachment de Dilma Rousseff quando, em 2 de dezembro de 2015, Eduardo Cunha aceitou um dos pedidos protocolados contra a presidente da República.
g1.globo.com/politica/notic…
Read 95 tweets
Feb 5, 2021
Um grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo
[thread atualizada por @apyus]
O Código Penal brasileiro foi promulgado em 3 de outubro de 1941. Assinado por Getúlio Vargas, o texto permitia no artigo 393 a execução de pena mesmo para condenados em primeira instância.
planalto.gov.br/ccivil_03/decr….
Em 1973, contudo, a lei iria atingir Sérgio Paranhos Fleury, delegado que liderava a repressão do DOPS no período mais sangrento da ditadura militar, e que estava prestes a ser julgado por envolvimento com esquadrões da morte.
memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-…
Read 106 tweets
Dec 22, 2020
Como o lavajatismo interferiu nas eleições de 2014 e 2018
[thread atualizada por @apyus]
Em 2004, o número 26 da revista do Centro de Estudos Judiciários trouxe, na página 56, um breve artigo assinado por Sergio Fernando Moro, um juiz federal de Curitiba que completaria 32 anos naquele quarto bimestre.
conjur.com.br/dl/artigo-moro…
Intitulado “Considerações sobre a operação Mani Pulite“, o texto defendia as delações premiadas, as prisões pré-julgamento, e o ativismo de uma jovem geração de juízes italianos que “atacava” desde os anos oitenta.
Read 77 tweets
Dec 18, 2020
A neopedalada de Paulo Guedes
[thread por @apyus]
Na noite de quinta-feira, 27 de agosto de 2020, Gustavo Franco usou as redes sociais para compartilhar um brevíssimo alerta: “Neopedalada!”
Até então, a expressão só havia aparecido no Twitter cinco anos antes, quando a jornalista Miriam Leitão cobrou em coluna que o governo Dilma fosse o mais correto possível no pagamento das pedaladas fiscais.
Read 109 tweets
Dec 14, 2020
A Saúde no governo de Jair Bolsonaro
[thread atualizada por @apyus]
Antes de substituir Luiz Henrique Mandetta como ministro da Saúde, e de ser substituído por Eduardo Pazuello, Nelson Teich atuou como consultor informal da campanha presidencial de Jair Bolsonaro.
g1.globo.com/politica/notic…
É de se concluir, portanto, que tenha acompanhado a formulação de algumas propostas do candidato, como o credenciamento universal de médicos, a carreira de Estado para a categoria, ou a promessa genérica de fazer “muito mais” com os mesmos recursos.
g1.globo.com/politica/eleic…
Read 83 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(