Ilona Becskeházy Profile picture
Sep 15, 2020 6 tweets 2 min read Read on X
Eu não quero estragar a festa, mas quem já me conhece sabe que eu acho que o Ideb não é nenhuma @brastemp!
Então fiz umas continhas com os dados do Ideb/Saeb para EM, o mais desagregados disponíveis. Vamos lá. Notícia boa: aumentou significativamente o % de escolas que reportam
o IDEB. De 9605 em 2017 para 12081 em 2019. Um aumento de 12%. Ainda há quase 9000 escolas sem o indicador. Em geral isso é resultado de um número insuficiente de alunos que prestam a prova. É importante saber porquê: turmas realmente reduzidas (abaixo de 10 alunos não
fazem a prova) ou porque alguém achou melhor que não fizessem. Taí algo em que o Mec faria um bom investimento de investigação. Outra notícia boa: aumentou o número de escolas com notas entre 300-375 pontos. Isso só quer dizer que os meninos sabem um miiiiiinimo (em Matemática).
Mas agora as notícias não tão boas. As médias de LP e Mat quase não se alteraram de 2017 para 2019. Continua IDEB inchado pelo aumento da taxa de aprovação (@lmonasterio, quando sai nosso livro com o capítulo com as minhas explicações sobre o tema?).
Mat foi de 272 para 273 (continua abaixo do nivel 4 - básico, entre 300 e 375 pts) e LP de 269 para 275 pts. O que mais fez diferença no aumento do Ideb do EM foi a taxa de aprovação, de 88% para 89%, além de mais gente chegando no mínimo. É isso. Bilhões gastos com educação
e resultados pífios. O número de escolas com resultados avançados caiu de 102 para 16 NO BRASIL INTEIRO! Isso sim deveria ser a nossa maior fonte de preocupação. Com provas tão medíocres, é o retrato da tragédia!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ilona Becskeházy

Ilona Becskeházy Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Ilonabecskehazy

Oct 18, 2022
A imprensa e seus amigos das "ongs do bem", que vivem de suposto espaço de poder junto ao ministério e secretarias de educação, com o qual podem vender produtos e serviços e ganhar prestígio, fizeram de tudo para esconder de vc a PNA - Política Nacional de Alfabetização👇👇 Image
Além do que esta escrito acima, as diretrizes da política são 👇👇, de onde destaco "PRIORIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL".
Esconderam quando podiam e fizeram critica rasas, risíveis, do que foi proposto como desenho e agora é implementado. Por quê? Image
Nenhuma ONG e raras editoras vende produtos p/ ensinar literacia e numeracia desde a pré-escola, como fazem países desenvolvidos.
Como o @meceducacao vem criando um produto melhor q o outro e dando de graça para a população, BATEU O DESESPERO.
Vejam o manual p/ alfabetizadores👇 ImageImage
Read 8 tweets
Oct 18, 2022
Décadas de esquerda no poder, se dizendo salvadora dos pobres, fazendo de refém os alunos que continuaram a vida toda semi analfabetos, mesmo frequentando escola, para obter sempre mais recursos.
Bastou o Bolsonaro ter uma política séria de alfabetização alfabetizacao.mec.gov.br
e essa corja de militantes infiltrados em todos os espaços de poder resolvem atacar um trabalho muito bem embasado. A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO é um conjunto de ações interconectadas, que quando realmente trabalhadas com os alunos têm apresentado ótimo resultado.
Alfabetizar crianças ou adultos em nível + elementar (que nas nossas provas só é cobrado no 5o ano) não deve levar mais que poucos meses, SE O TRABALHO FOR TECNICAMENTE SÓLIDO. Quem diz que é para alfabetizar no 2o ou 3o ano está MENTINDO. Não é assim em países desenvolvidos!
Read 4 tweets
Jun 13, 2022
Durante 8 anos, trabalhei de graça p/ @CBNoficial, fazendo o quadro semanal "Missão Aluno". Quando comecei a elogiar tecnicamente a política educacional do @MEC_Comunicacao na gestão do PR Bolsonaro, principalmente as ações da SEALF do @CarlosNadalim, causei gde desconforto.
Em janeiro de 2020, estava de férias e recebi um telefonema do diretor da Rádio, @RGandour, me "demitindo" sem nem um "valeu aí ou obrigada". Neste fim de semana, no #CPACBrasil2022, +1 pai veio me agradecer por ter aberto seus 👀 para a necessidade de acompanhar a vida escolar
das filhas, tendo ouvido meus conselhos na dita rádio. Sempre agradeci publicamente a oportunidade de falar a milhares de pessoas sobre educação ali. Mas a arrogância da ex imprensa, que a levou ao suicídio coletivo, não lhe permitiu perceber que, no Brasil, há + ouvintes
Read 4 tweets
Jun 13, 2021
Eu o conheci pessoalmente em uma audiência pública sobre educação. Eu fui falar sobre currículo e, na sessão seguinte, ele estava mostrando as barbaridades nos livros didáticos.
Sentei bem perto e fiquei observando-o estudar e marcar metodicamente as páginas de uma pilha⬇️
de livros, para dar exemplos concretos. Eu fiquei impressionada com a paciência dele com a claque típica de esquerda universitária SUPER MAL EDUCADA e desrespeitosa com os trâmites democráticos da sessão, presidida pelo @rogeriosmarinho, que foi um gentleman. Depois, tentei ⬇️
conhecê-lo melhor na campanha, para ter certeza do voto. Mas ela foi marcada pelo atentado. Durante sua recuperação, esse movimento de baixo para cima de seus apoiadores também me impressionou. Mas agora, vendo a violenta, desleal, mentirosa, opressiva e antidemocrática
Read 4 tweets
Mar 21, 2021
Atenção para o breve relato que eu vou fazer
@DouglasGarcia , @JanainaDoBrasil , @AleGZahra38 , @Rconstantino , @GFiuza_Oficial :

Fui caminhar com a minha família aqui perto de onde moro - Jardim Europa . Passei pelas imediações da casa do Gov Doria.
Não apenas cercou com grades vários quarteirões no entorno, como substituiu parte do efetivo policial por PESSOAS À PAISANA ARMADAS. A maior parte delas de calças jeans e camisa cinza. Além disso, estão chegando carros brancos, descaracterizados, com pessoas da mesma forma.
Essas pessoas IMPEDEM a circulação de carros de não moradores e também de pedestres. Além disso, há carros da CET usando multa para intimidar grupos, como testemunhei na mesma caminhada = carros antigos que pararam no Posto Petrobras da av. EUROPA para ir à loja de conveniência.
Read 4 tweets
Feb 18, 2021
O PDL da deputada Tabata para sustar o edital do PNLD 2023 é uma vergonha alheia sem fim.
Confunde conceitos eforça a barra, para tentar convencer incautos de que o documento vai contra a legislação existente.
Os assessores da Parlamentar, pagos a peso de ouro pelo
pagador de impostos brasileiro, escreveram (em português sofrivel) que "enfatiza a literacia e à (sic) alfabetização, a partir da fluência em leitura oral [...] e da consciência fonológica. Fluência é o número de palavras por minuto que uma pessoa lê com compreensão e
consciência fonológica é a capacidade de discernir SONS. Só nesse peq trecho, aponto 2 BOBAGENS: é possível (mas não aconselhado pela neurosciência) alcançar fluência pelo método global/afins e a consciência fonológica vai mto além dos fonemas == NÃO SE IMPÕE MÉTODO NENHUM!
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(