Hugo Albuquerque Profile picture
Sep 15, 2020 5 tweets 1 min read Read on X
Li o tal texto do Pablo Ortellado acusando Caetano de Stalinismo e isso é risível, não apenas pelo fato em si, uma vez que Caetano nunca defendeu Stalin, como pelo fato de ser...o Caetano, a figura mais não-stalinista do mundo. Isso diz muito sobre Pablo do que sobre Caê (1/5).
Sem querer ser monotemático, mas a gente precisa falar sobre isso: Caetano desembarcou do Liberalismo e falou dos problemas do Liberalismo. Hoje, falar dos crimes do Liberalismo vale à acusação de "stalinista" para qualquer um no Brasil (2/5).
Sintomático, intelectuais liberais acusando o golpe e atacando qualquer um que aponte o quanto a violência liberal não é normal -- e falamos de colonialismo e racismo (3/5).
Ironicamente, se formos pensar nos principais defeitos de Stalin (a paranoia, o denuncismo, o punitivismo), logo somos obrigados a concluir que a coisa mais parecida com isso no Brasil são os liberais (assumidos ou não) que se calam ou apoiam o Lawfare e encarceramento (4/5).
Ou mesmo que reagem a partir do anticomunismo para atacar seus adversários, perversamente, contra coisas que eles próprios liberais fazem: no Brasil, o encarceramento, nos EUA chegando a ponto de campos de concentração para imigrantes (5/5).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hugo Albuquerque

Hugo Albuquerque Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hugoalbuquerque

Sep 9
O que se passa no Nepal, com protestos massivos e vítimas mortas de forma bárbara - e que país é esse? Basicamente, ele é um dos grandes entrecruzamentos entre China e Índia, e sediou uma revolução em 2006, capitaneada pelos comunistas, estes divididos em dois grupos (1/14). Image
O país, situado aos pés do Himalaia, foi um dos polos da civilização dravidiana, conhecida generica e reduzidamente como civilização do vale do Indo - mas que não se resumia ali. Vieram os arianos no perído védico, como no resto da Índia e depois vieram grupos tibetanos (2/14). Image
Há hipóteses de que tribos tibetanas vieram direto pelos Himalaias e outras que foi pelo atual Mianmá, mas é possível que ambas tenham ocorrido - a origem desses fluxos é o vale do rio Amarelo, na China, transformando o que hoje nesse encontro das duas macro-civilizações (3/14). Image
Read 14 tweets
Sep 3
Por que os chineses estão comemorando a vitória na 2ª Guerra Mundial? Bem, nós nos perguntamos isso em razão de um fato básico: em geral, pouco aprendemos na escola, e na vida, o que foi a guerra na Ásia e Pacífico, pensando que ela aconteceu quase apenas na Europa (1/10). Image
A guerra na Ásia começou em 1931 e, depois, se mistura com a teia de conflitos mundiais em 1937 - então, é arbitrário e eurocêntrico falar que a guerra começou em 1939, pois o Japão como parte do Eixo atacou a China em julho de 1937 no Incidente da Ponte Marco Polo (2/10). Image
O ataque japonês ocorre depois do Pacto Anticomintern (foto), de novembro de 1936, que une o Japão aos nazistas - naquela altura já aliada da Itália. Na China, houve o Incidente de Xi'an, que uniu a ala patriótica do KMT com os comunistas em dezembro daquele ano (3/10). Image
Read 10 tweets
Aug 18
Bolívia: análises preliminares. Ruiu ontem o processo de reforma social radical do MAS. Foi impressionante, mas não surpreendente, uma vez que as pesquisas indicavam isso. O governo Arce foi um fracasso e, em último caso, ele é o grande responsável por isso (1/7).
A Bolívia avançou muito nos últimos anos, mas fracassou em organizar seu instrumento político diante das mudanças que ele mesmo produziu. Não ousou autonomizar suas bases sociais e empoderou uma burocracia restauracionista (2/7).
Nesse sentido, Evo Morales tem responsabilidade. Não por se opor a Arce, mas ter criado Arce e uma casta de tecnocratas, o que também foi espelhado nas forças armadas, cuja reforma era impossível: sempre houve necessidade ali de reconstrução, o que demandava armar o povo (3/7).
Read 7 tweets
Aug 17
Uma boa ponderação, mas: 1) O Brasil já é subordinado aos EUA, quase exclusivamente, há 100 anos, o que se demonstra pelas trocas comerciais entre os países e 2) A expansão da Otan para o leste tinha propósitos imperialistas contra a Rússia, vejamos (1/10).
Americanos e europeus, por cooptação da elite russa, conseguiram estabelecer relações comerciais desiguais com Moscou: gás, petróleo e minério russos para um lado, dinheiro, principalmente europeu, para o outro. A questão é se essa disposição mudasse em Moscou (2/10)?
Com um grande arsenal nuclaer, a Rússia de Yeltsin foi o maior caso de servidão voluntária da História. Por isso, inúmeros estrategistas democratas defenderam a expansão da Otan: era para controlar a Eurásia por meio de uma cabeça de ponte que incluía a Ucrânia (3/10).
Read 10 tweets
Aug 15
Curiosidades: por que chamamos Índia de Índia? Em grande medida por conta de como os portugueses resolveram chamar aquela parte do mundo - por causa da forma como o mundo persa chamava ela: não, esse termo não é um nome originário da Índia (1/13).
Basicamente, Índia tem a ver com o rio Indo, que em sânscrito e nas línguas locais é Sindhu (esse tipo de coisa acontece entre as línguas indo-europeias, tipo, hepta e sete). Os persas é que viam o rio "Indo" como relevante para se distinguir dos seus parentes (2/13).
Sim, os "indo-europeus", antes chamados de arianos surgiram talvez no que é o Cáucaso russo hoje e se espalharam para a Europa, mas também para a Ásia Central, Irã, Sul da Ásia e o que hoje é a Turquia. Não se espante: as línguas do norte da Índia tem relação com a nossa (3/13).
Read 14 tweets
Jul 15
Inflação subindo nos EUA como previsto - e tende a subir ainda mais nos próximos meses se 1) Trump mantiver o novo tarifaço contra Brasil, Europa etc e 2) Trump realmente esquentar a guerra na Ucrânia com ataques à Rússia e tarifaço contra Moscou. Entenda o problema (1/7):
Trump queria baixar os juros, buscando, inicialmente, amornar os conflitos globais. Mas vários fatores como Israel e a Indústria Bélica americana empurraram ele para manter a mesma toada de Biden. Por quê? É o mercado de capitais (a "bolsa"), galera (2/7)!
Com ações inflacionadas, empresas americanas fazem das bolsas americanas um verdadeiro jogo do tigrinho. Por isso precisam parar a China, porque ela prova que se pode fazer muito com menos dinheiro do que nos EUA, mas não é só isso (3/7).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(