Hugo Albuquerque Profile picture
Sep 15, 2020 5 tweets 1 min read Read on X
Li o tal texto do Pablo Ortellado acusando Caetano de Stalinismo e isso é risível, não apenas pelo fato em si, uma vez que Caetano nunca defendeu Stalin, como pelo fato de ser...o Caetano, a figura mais não-stalinista do mundo. Isso diz muito sobre Pablo do que sobre Caê (1/5).
Sem querer ser monotemático, mas a gente precisa falar sobre isso: Caetano desembarcou do Liberalismo e falou dos problemas do Liberalismo. Hoje, falar dos crimes do Liberalismo vale à acusação de "stalinista" para qualquer um no Brasil (2/5).
Sintomático, intelectuais liberais acusando o golpe e atacando qualquer um que aponte o quanto a violência liberal não é normal -- e falamos de colonialismo e racismo (3/5).
Ironicamente, se formos pensar nos principais defeitos de Stalin (a paranoia, o denuncismo, o punitivismo), logo somos obrigados a concluir que a coisa mais parecida com isso no Brasil são os liberais (assumidos ou não) que se calam ou apoiam o Lawfare e encarceramento (4/5).
Ou mesmo que reagem a partir do anticomunismo para atacar seus adversários, perversamente, contra coisas que eles próprios liberais fazem: no Brasil, o encarceramento, nos EUA chegando a ponto de campos de concentração para imigrantes (5/5).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hugo Albuquerque

Hugo Albuquerque Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hugoalbuquerque

Apr 5
O discurso de Janet Yellen, secretária do Tesouro americano, acerca do "excesso de capacidade industrial" da China é uma farsa e um erro. Primeiramente, o parque industrial chinês aumentou com a chegada de indústrias americanas, de forma estimulada por Washington (1/7).
A questão é que a China fez do limão uma limonada. O socialismo de mercado chinês, ao contrário do capitalismo de Estado das ditaduras latino-americanas ou asiáticas, foi capaz de fazer reservar e realocar recursos para criar tecnologias próprias (2/7).
Os EUA não têm como produzir os bens industriais que precisa na quantidade, qualidade, valor e tempo. Ainda que realocassem as plantas industriais para países "amigos", não há certeza que se supriria isso: o modelo de regime que os EUA estimulam não lhes satisfaz (3/7).
Read 8 tweets
Apr 4
Biden tinha acabado de enviar mais "ajuda" para Israel, mas aí Netanyahu resolveu matar trabalhadores humanitários europeus e da Austrália - "vidas brancas importam": eles eram de fato gente iluminada, mas o ponto não é que vidas europeias importam para a Casa Branca (1/5).
Em outras palavras, Biden, que está numa enrascada, colocado no meio de um fogo cruzado entre parte de seus financiadores de campanha e sua base eleitoral, agora tem a deixa para tentar fazer algo e parar isso - não por razões humanitárias, mas sim estratégicas (2/5).
Netanyahu quer embolar o jogo, fingir que se importa, inventar uma desculpa qualquer e desgastar Biden - mas Biden é a vítima perfeita, sendo o algoz ou grande fiador do algoz dos palestinos. E assim Washington tenta desescalar uma possível guerra contra o Irã (3/5).
Read 5 tweets
Apr 3
Recentemente, a esquerda venceu as eleições presidenciais no Senegal com Bassirou Diomaye Faye. Com cerca da população de MG e área semelhante a do PR, ele é um dos países mais estratégicos da África Ocidental, e ex-colônia francesa em tempos de sublevação contra a França (1/7). Image
Uma noção de "esquerda" não é nada estranha ao Senegal. As forças que fizeram a independência do país eram uma esquerda reformista, originalmente ligada ao antecessor do PS francês (então SFIO), com quem rompeu e depois se reconciliou (2/7).
A tragédia senegalesa foi, justamente, o fracasso da social-democracia local - em geral, de uma elite educada na França - em criar um país independente e capitalista esbarrou nos limites da divisão internacional do trabalho no mundo capitalista, aquela diabinha (3/7).
Read 8 tweets
Mar 25
As primeiras populações humanas da Europa eram sim negras - isso pouco antes da chegada dos brancos há apenas a partir do quinto Milênio antes de Cristo. Em geral, eram os falantes do indo-europeu. As causas (1/3)?
Possivelmente, nos períodos de glaciação populações brancas sobreviveram no que hoje é a Sibéria e avançaram para a Europa, tanto pela Rússia europeia quanto pela Turquia, mas também pelo Oriente Médio. Quase na mesma época que ela desce para a Ásia Central, Índia e China (2/3).
A glaciação ajuda a entender esse processo pela teoria da seleção natural (menos luz, mais necessidade de absorver vitamina D, o que cria vantagem para as peles claras). Há pontos ainda pouco explicados sobre mutação genética e responsividade disso a fatores ambientais (3/3).
Read 4 tweets
Mar 23
Alguns terroristas presos pelas forças de segurança russas eram do Tajiquistão, uma das ex-repúblicas soviéticas mais pobres - e o único com território inteiramente na Ásia Central a não ser de maioria turca (1/5). Image
Com um tamanho semelhante aos estados brasileiros do Amapá e do Ceará - mas uma população um pouco maior, semelhante ao Rio Grande do Sul -, trata-se se um país antiquíssimo, cuja civilização deriva dos nômades arianos da Ásia Central e também fez parte de muitos impérios (2/5).
É só olhar o mapa para ver que ele fica num lugar estratégico, fazendo divisa com China e Afeganistão. Mas é um Estado em grande medida falido e dominado pelo tráfico de drogas. Um lugar perfeito para recrutar terroristas ao léu e desestabilizar vizinhos (3/5). Image
Read 5 tweets
Mar 17
É perfeitamente possível ser contra Vladimir Putin. Mas não sem estudar seu fenômeno. Uma coisa impressionante é comparar ele a Hitler. Vamos lá, onde estão os campos de extermínio? Na verdade, até a população carcerária normal está em queda (1/5).
() prisonstudies.org/country/russia…
Image
Um outro ponto é a própria política econômica escolhida, que deliberadamente lembra mais a antiga Alemanha Ocidental (no que havia de bom e de ruim nela) do que a Alemanha Nazista (onde, certamente, as corporações privadas tinham muito mais poder) (2/5).
Outro ponto central é que não há etnonacionalismo no Putinismo, mas a admissão da Rússia como um país plurinacional (diferentemente do Báltico ou da Ucrânia) (3/5).
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(