Um erro muito comum que vejo investidores novatos cometendo - e até alguns com tempo de bolsa - é deixar o fator risco/incerteza/qualidade de suas análises. Muitas vezes isso faz com que investimentos em empresas como WEGE3 e ABEV3 sejam mal interpretados. Segue...
“Ambev não cresce e tem múltiplos altos”, “Weg não cresce tanto e tem múltiplos altos”, são comumente argumentos para se evitar investir nessas empresas - e tudo bem, você não é obrigado a investir em nada. O problema é deixar de investir pelos motivos errados.
Normalmente, empresas de Valor - como é o caso de Weg e Ambev - quando negociam a múltiplos altos há uma indicação de baixo risco, alta qualidade e forte resiliência nos resultados. As vantagens competitivas e a alta probabilidade de manterem sua trajetória são precificadas.
No caso de Ambev, é uma pura cash cow (vaca leiteira): empresa em segmento maduro com baixo crescimento, e empresa com alto market-Share e alta distribuição de dividendos (payout próximo de 100%.
Já Weg é um caso mais parecido de uma empresa Star (estrela): alto market share em um setor em crescimento mais acelerado. Apesar de ser uma indústria - típica de empresa Value - o payout de 50% e o crescimento do setor específico fazem o mercado jogar os múltiplos lá em cima.
A análise qualitativa do negócio da empresa - que talvez seja a mais importante - não pode ser negligenciada na análise de empresas: NUNCA. É isso que faz conseguirmos interpretar o nível de risco que aquele investimento possui, e entender a forma como o mercado precifica o ativo
Além disso, é muito importante sabermos o que esperar ao investir em determinadas empresas. Sempre falei: Ambev NÃO VAI CRESCER, e deve continuar com Yield baixo. Isso é bastante claro pra quem acompanha a empresa há mais de uma década. No entanto, o risco dela é baixíssimo.
Weg, por outro lado, tem ainda muito para crescer, principalmente no mercado externo. No entanto, deve crescer de forma lenta/moderada no consolidado. O risco associado a esse investimento também é baixo. Múltiplos obviamente serão precificados de forma alta pelo mercado.
Para finalizar, nunca se esqueça: qualquer empresa pode quebrar, o futuro é incerto e razoavelmente aleatório, e só a diversificação salva 👊🏽

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fabio Holder, CNPI

Fabio Holder, CNPI Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!